Shared posts

17 Feb 18:49

thefounder, jogo online para criarmos uma Startup e faze-la crescer

by Denise Helena

thefounder

Criar uma startup hoje não é nada simples, porém, se voltássemos alguns anos, até 2001, quando havia menos concorrência em qualquer setor dentro da Internet, as chances de sucesso seriam bem maiores.

Pois é, não podemos voltar no tempo , pelo menos ainda, mas podemos testar a sorte com um jogo online que propõe exatamente isso, que possamos abrir uma startup e a façamos crescer frente à concorrência.

Leia também: O FAMOSO JOGO DE MESA MYSTERIUM JÁ TEM VERSÃO MÓVEL

Se trata de thefounder, um jogo no qual devemos definir algumas variáveis, como o lugar de nossa Startups (Boston, New York ou San Francisco) ou o nome que queremos por, por exemplo, e gerenciar o pouco dinheiro que teremos inicialmente, recebido de um invertimento, para contratar pessoas e começar a trabalhar em produtos.

O primeiro projeto, relacionado com a Internet, pode ser uma mistura de rede social com loja online, porém, cria-la é só o princípio, já que depois terá que entrar no mercado para competir com propostas semelhantes.

Leia também: NETFLIX CRIA JOGO ONLINE COM SEUS PRINCIPAIS PERSONAGENS

O jogo foi desenvolvido pelo desenhista Francis Tseng baseando-se em sua própria experiência em Silicon Valley. Em fastcodesign.com, o descrevem como “The Sims” para o empreendedor, indicam alguns detalhes e truques para que possamos crescer dentro da partida, embora, de qualquer forma, é preciso investir um grande número de horas para poder crescer e ter uma startup estável e lucrativa.

Original proposta, ideal para os amantes dos simuladores, embora ainda faltem alguns fatores encontrados na vida real, claro.

15 Feb 20:27

Vagas de emprego: Odeio quando pedem pretensão salarial

by Andre Noel
Cleiton Ribeiro

Vaga boa hein

Odeio quando pedem pretensão salarial em uma vaga de emprego.

Estou pensando em me candidatar para essa que o Douglas Vilas Boas me mandou, mas não sei qual pretensão colocar... Quanto você pediria? Coloque aí nos comentários...

Transcrição ↓

ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO DELPHI
Formação: Superior Completo em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação.
Desejável ter: Pós-Graduação. Inglês Avançado
Horário: De segunda a sexta das 9h às 18h
Atividades: Implementação de novos requisitos em Delphi 6.0 e7.0, com programação orientada a objetos e arquitetura 3 camadas. Manutenção corretiva e evolutiva nas rotinas existentes. Desenho de interface de usuário. Implementação de relatórios. Análise e resolução de problemas nas bases de clientes já instaladas.
Experiência: Em instalação e manutenção de equipamentos em pistas de pedágios e rodovias. Compreendendo corte e quebra de concreto, chumbamento de equipamentos e fixação, ligação elétrica, etc. Trabalho de produção, manutenção, controle e envio de produtos eletromecânicos / borracha.
ENVIAR PRETENSÃO SALARIAL
Benefícios: VT + VR+ AM + AO
Residir em: São José dos Campos/SP

O artigo "Vagas de emprego: Odeio quando pedem pretensão salarial" foi originalmente publicado no site Vida de Programador, de Andre Noel.

10 Feb 17:27

Replace a microwave’s beep with the Windows XP startup sound

by Arduino Team
Cleiton Ribeiro

Hhauhuaha, ficou engraçado. o.O

When your microwave is done with its food, it generally beeps… and beeps… and beeps. Though you definitely want to know when your frozen burrito is edible, if you get to it right when it wants, things can get quite annoying. Tim Gremalm decided to do something about it, and replaced the buzzer in his appliance with an Arduino Nano, an amplifier, and small speaker.

His initial speaker/amplifier combination wasn’t loud enough so he replaced it with more appropriate options. After this hack, he now has something that can play a more pleasing tone—in his case, the Windows XP startup sound—and do so only once!

You can see more of this project on Gremalm’s page, as well as check out his code here or this Arduino program that inspired his code. It’s a neat hack, and a great example of what can be done with an Arduino, but you probably shouldn’t mod your microwave unless you really know what you’re doing!

06 Feb 18:53

Uma reflexão sobre a importância de UX em empresas B2B.

by Ivan B. Toledo
Cleiton Ribeiro

Ótimo artigo

27 Jan 19:39

Roupas e restaurantes são as maiores despesas dos Millennials brasileiros

by O Negócio do Varejo
Cleiton Ribeiro

Interessante eu saber que sou Older Millennials, e que estou entre os que mais gastam online e com restaurates. Saporra da Visa sabe mais de mim que eu mesmo. o.O

Para melhor entender o perfil de consumo dos Millennials, nascidos entre 1980 e 2000, a equipe de consultoria da Visa – o Visa Performance Solutions,  analisou o comportamento de compras dos brasileiros de diferentes faixas etárias*. Ao estudar os dados transacionais da rede de pagamentos da empresa – a VisaNet –  a empresa descobriu que, dentre todas as idades, os Millennials são os que mais concentram suas compras em roupas (8% do total de suas despesas), em restaurantes (7%) e em lojas de departamento (5%). Em compensação, do total de suas despesas, são os que menos investem em despesas médicas e em despesas com supermercados. Referidas categorias de despesas são dominadas pela geração denominada Silent Generation, entre 70 e 89 anos.

“No Brasil, cerca de 30% (IBGE) da população é composta por  Millennials. Esses jovens, que guiarão a economia brasileira dentro de alguns anos, apresentam novos comportamentos de consumo, relacionados à mobilidade e ao mercado digital. Estar atento a essas tendências e particularidades é de extrema importância para as empresas que querem crescer no mercado brasileiro”, explica Alexandre Peyser, Diretor do Visa Perfomance Solution para a América Latina.

O estudo também mostrou que o ticket médio dos Millennials é 26% inferior ao da Geração X (35-53 anos). Já o número de transações mensais é praticamente o mesmo. A Visa Perfomance Solutions percebeu que os brasileiros nascidos entre 1980 e 2000 fazem 15 operações por mês com cartões enquanto as pessoas da Geração X realizam 18 transações em média.

Outra constatação interessante diz respeito aos pagamentos online. Como esperado, os Millennials despontaram como os que mais realizam compras no e-commerce com mais de 20% do total das transações realizada virtualmente. Entretanto, dentro desse grupo de pessoas, os chamados Older Millennials, nascidos entre 1980 e 1990, são mais digitais do que os Younger Millennials, jovens de até 25 anos. “Os mais jovens ainda são dependentes financeiramente dos pais, por isso que, o que faz com que, na análise geral, utilizem menos o comércio eletrônico  do que os que nasceram na década de 80”, conta o executivo.

27 Jan 17:24

Microsoft torna Open Source o Visual Studio Test

by Abel Avram

A Microsoft licenciou como open source a plataforma de teste do Visual Studio (VS Test) utilizado para executar testes em várias linguagens, coletar dados para diagnósticos e reportar resultados.

By Abel Avram Translated by Talles Lasmar
27 Jan 02:28

Transformicons, coleção de ícones, símbolos e botões animados SVG e CSS

by Denise Helena

transformicons
Como é de costume, volta e meia recomendamos por aqui diferentes recursos super úteis para quem se dedica ao mundo do design. Agora chegou a vez de destacar Transformicons, um site que se encarrega de coletar ícones, símbolos e botões animados SVG e CSS.

Leia também: 5 SITES PARA COMPRAR OS MELHORES ÍCONES

Sem dúvida, uma das vantagens mais interessantes de Transformicons é a possibilidade de comprovar o funcionamento dos diferentes botões no próprio site, sem precisar baixar nada para o computador, testando, em poucos segundos, se um determinado botão serve ou não para nosso projeto. Basta escolher o ícone, clicar sobre o botão Builder para copiar o código necessário, e pronto.

Apesar de não contar, no momento, com uma ampla variedade de recursos, vale levar em conta que Transformicons é uma plataforma colaborativa baseada em GitHub, ou seja, qualquer um pode contribuir com seus próprios ícones e aumentar a variedade de opções. Por isso, o provável é que, em bem pouco tempo, a quantidade de elementos disponíveis na plataforma aumente consideravelmente.

Leia também: PSD REPO – BOTÕES, MOCKUPS, ÍCONES E OUTRAS CENTENAS DE RECURSOS GRÁTIS EM PSD

Enfim, não podemos negar que se trata de um recurso que vale a pena testar, principalmente, se levarmos em conta o seu aspecto colaborativo.

Quem se interessar, basta testar essa interessante opção no próprio site Transformicons.

25 Jan 18:36

Aniversário de São Paulo | Escape Hotel : Illuminati e Mafiosos no controle da cidade

by Veridiana Serpa
Cleiton Ribeiro

Qualquer dia ainda vou para matar a curiosidade.

Imagine a cena: em 25 de janeiro, os Illuminati estarão em São Paulo para conquistar a cidade e instaurar uma Nova Ordem Mundial. Como inibir tamanha audácia e conspiração, bem no dia de aniversário da metrópole? 

Para salvar São Paulo e garantir o feriado, a missão é ir até a FNAC Pinheiros e virar herói em Illuminati – sala de jogo de fuga rápida do Escape Hotel especialmente montada na livraria em comemoração aos 463 anos de São Paulo.  

O jogo dura 15 minutos e a entrada é gratuita, com distribuição de senhas às 10h e às 16h para grupos de 2 a quatro pessoas. A FNAC Pinheiros fica na Praça dos Omaguás, 34.  

Também tem gângster e Conde Drácula
Já para quem for ao Escape Hotel, a casa oferece os escape rooms mais imersivos e maneiros da cidade. As opções são Loira do Banheiro, Cena do Crime, Drácula e O Templo,para equipes de 3 a 7 pessoas. Para times maiores, de 6 a 12 jogadores, a pedida é A Máfia, que mistura jogos de fuga e de tabuleiro em uma disputa visceral de gângsters pela cidade de São Paulo. 

Os jogos são pagos (R$ 79 por participante) e tem duração de uma hora. Crianças de 8 a 11 anos devem estar acompanhadas de um adulto. 

O Escape Hotel fica na Avenida Pedroso de Moraes 832, em Pinheiros/Vila Madalena. Reservas podem ser feitas pelo site www.escapehotel.com.br 

SERVIÇO
Aniversário de São Paulo | Escape Hotel
Quando:
25 de janeiro de 2017

Sala Illuminati – Jogo gratuito de 15 minutos, com retirada de senha
Onde:
FNAC Pinheiros
Endereço: Praça dos Omaguás 34

Salas A Máfia, Drácula, Cena do Crime, O Templo e Loira do Banheiro – Jogos pagos, com duração de uma hora
Onde: Escape Hotel
Endereço: Avenida Pedroso de Moraes 832
Reservas : www.escapehotel.com.br

O post Aniversário de São Paulo | Escape Hotel : Illuminati e Mafiosos no controle da cidade apareceu primeiro em Geek Chic.

23 Jan 16:01

Mundo Avesso – Linhas de raciocínio

by Carlos Ruas
Cleiton Ribeiro

Ótimo ponto de vista, não precisa existir somente um jeito certo. ;)

22 Jan 20:49

Absurdo! Governo gasta quase 340 mil reais em computadores da Apple

by Dionatan Simioni
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil confirmou hoje a licitação para compra de 12 iMacs, o computador All in One da Apple, pela "bagatela" de 339 mil reais. São cerca de 28 mil reais por computador.

iMacs do Governo




Parece que a crise financeira é só pra gente mesmo, o povo! Enquanto isso... o que você faria com 339 mil reais? Quitaria todas as suas dúvidas e quem sabe até compraria uma apartamento? Um carro? Talvez uma dezena de carros?

Algumas pessoas preferem comprar 12 computadores.

Os produtos da Apple tem muita qualidade, todos sabemos, mas no Brasil os preços são surreais, ainda assim, se você, COM O SEU DINHEIRO, decidir comprar um deles, eu não tenho o direito de falar muito, mas quando um órgão público usa o NOSSO dinheiro de impostos (que não são poucos) para gastar de uma forma que qualquer pessoa que entenda um mínimo de informática sabe que é completamente desnecessária, aí nós temos um GRANDE problema meu amigo.


O preços exorbitantes incluem a garantia estendida de 36 meses para os dispositivos. A configuração escolhida pelo STJ contempla um Intel Core i7 quad-core de 4.0 GHz, 32 GB de memória RAM DDR3 e SSD de 256 GB. Além disso, eles possuem tela Retina de 27 polegadas e resolução 5K, assim como GPU AMD Radeon R9 M395X com 4 GB de Vram.

Se você pegar os 339 mil propostos e dividir por 12, você vai ver que cada máquina sai por 28 mil reais. O mais curioso é que a máquina mais cara que a Apple vende em seu site nos modelos de iMac custa "apenas" 17 mil, porém, de fato ela é inferior a este modelo pretendido pelo STJ. Acredito que ela tenha alguns adicionais, como uma placa de vídeo com mais memória, além do suporte estendido e os acessórios....

Ah é! Esqueci de comentar, além dos iMacs, a licitação cobre também um Magic Mouse 2 e um Magic Keyboard para cada computador, afinal de contas, por que usar um teclado e mouse mais "barato"? Tipo um da Razer, né? (a que ponto chegamos?)

Agora vem a melhor parte...


A "justificativa" para comprar um iMac com tela retina com resolução 5k é: "os iMac possuem melhor performance na edição de imagens em alta resolução".

Minha reação ao ficar sabendo dessa licitação de iMacs


E espera que a licitação para comprar o Photoshop para editar as imagens em alta resolução ainda nem saiu. 😒

Será que só eu sou o gênio que percebeu que você consegue editar imagens com uma máquina muito, MAS MUITO, menos poderosa do que isso? Você conhece alguém (fora da Pixar) que consegue usar 32 GB de RAM para editar uma imagem? Amigo... nem que estivesse jogando BF1 ao mesmo tempo!

Fora isso... o dinheiro, é o nosso dinheiro! Dinheiro nosso sendo gasto com algo que é possível resolver sem custo algum usando Linux! Ou mesmo gastando MUITO menos usando Windows. Não tenho nada contra a Apple, o problema nem está nela, neste aspecto ao menos, tirando os valores, mas será que o mínimo a se fazer numa situação como esta não seria estudar a solução mais barata e eficaz para contornar a situação?

Só sei que precisamos de um "Lava Bits" nesse país, ou no mínimo alguém mais consciente no ramo da tecnologia, já chega o nosso "querido" Kassab querendo limitar a internet. Pode ter certeza que tem muita grana sendo gasta com licenças com coisas que poderiam ser resolvidas de outra forma.

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




19 Jan 02:48

Farmácias Pague Menos atingem 952 lojas em 2016

by noreply@blogger.com (Caio Camargo)
Rede alcança meta do ano e deve chegar a mil pontos de venda no primeiro semestre de 2017 Com o compromisso de chegar a mil lojas até maio de 2017, as Farmácias Pague Menos encerraram 2016 com 952...

Esse é apenas um pouco do conteúdo que você encontrará visitando nosso blog....visite nos no www.falandodevarejo.com.br
10 Jan 18:35

CSSViewer, para visualizar as propriedades CSS de qualquer página

by Denise Helena

cssviewer

Volta e meia recomendamos algumas das melhores ferramentas relacionadas com o mundo da Internet. Agora, portanto, chegou a vez de mostrar uma que pode ser muito útil para quem se dedica ao mundo do desenvolvimento web. Se trata de CSSSViewer, uma extensão para Google Chrome com a qual visualizar as propriedades CSS de qualquer página.

Leia também: EMOJI CSS, PARA INCLUIR EMOJIS EM SITES

Tal qual outras ferramentas similares, o uso de CSSViewer é bem simples. Para ativar a extensão só é preciso clicar no seu ícone e passar o cursor sobre o elemento que queremos inspecionar na página em que nos encontramos. Desta forma obteremos o resultado como o que aparece na imagem acima.

Apesar de sua simplicidade, pode ser bem útil naquelas horas em que queremos algumas informações como fontes e cores. Por último, aproveitamos para destacar que CSSViewer é uma ferramenta open-source, por isso, podemos consultar o código fonte da mesma através de GitHub.

Leia também: CODECAST, UM EDITOR HTML E CSS NA WEB

Sem dúvida, se trata de uma ferramenta super interessante, e o melhor de tudo é que é possível baixá-la de forma completamente gratuita.

Quem se interessar é só testar o funcionamento de CSSViewer o baixando aqui.

09 Jan 16:52

Login lento

by Andre Noel
Cleiton Ribeiro

Conheço essa história hein!!

tirinha
Inclua essa tirinha em seu site
COLE ESSE CÓDIGO EM SEU SITE x
Fonte: Vida de Programador
Transcrição ↓

real historia;
string sender = "Kenely";

Chefe: Programador, dá uma olhada nessa tela de login, está muito lenta. O Alonso foi o último a mexer nela...
(Depois...)
Programador: Alonso, por que essa função de cálculo de preço médio está sendo chamada no login?
Alonso: Ah, o chefe falou que isso tem que ser calculado diariamente e essa é a única tela que a gente sabe que vão acessar todos os dias...
Programador: PLOFT!
--
Camiseta: Sério? O que eu te fiz?

O artigo "Login lento" foi originalmente publicado no site Vida de Programador, de Andre Noel.

09 Jan 02:06

Turn an Atari 2600 into an electronic drink racer and timer

by Arduino Team

The next time you and your friends want to see who can chug beer (or a non-alcoholic beverage for the younger crowd) the fastest, you may want to try building your own Cider Racer 2600–an electronic racing platform and timer for competitive drinking.

Created by YouTuber “MonkeyBOX Entertainment” for an annual Christmas party, the project consists of a broken Atari 2600 retrofitted with an Arduino Mega, two 4-digit 7-segment displays, some LEDs, wires, and other miscellaneous parts. A pair of custom coasters were constructed using force-sensitive resistors, soft springs, rubber actuators, and three layers of CNC-cut materials: acrylic bottom plate, brushed aluminum center, and acrylic spacer to make it level with top of the old gaming console.

In drag race mode, two drinks are placed on the Cider Racer 2600’s pressure-sensing coasters. When ready to get things underway, both competitors press a red button on the side, prompting LEDs begin to countdown from red to green as if they were cars waiting at the starting line. Time is shown on a 7-segment display above each coaster, which stops as soon as someone puts down their empty glass. The winner’s time will then flash.

The clock can be cleared using the Atari’s old ‘game reset’ switch. But that’s not all. The Cider Racer 2600 is capable of detecting false starts and if a drink is placed back prematurely. You can read more about the project in the video’s description below, and check out its popular reddit thread here.

04 Jan 11:49

Microinterações no mobile: grandes impactos na UX

by Hideki Katsumoto

Está aí uma coisa que não vejo muitas pessoas dando a devida atenção, mas acredito cada vez mais que essa seja uma daquelas linhas invisíveis que separam uma experiência “Ok” de uma experiência “Wow”.

Imagem: blog.sanghapp.com

Nesse artigo abordarei o tema especialmente no contexto mobile, que hoje é uma plataforma amplamente difundida e estabelecida, mas que ainda trilha um caminho aberto para inovação.

Bom, vamos começar colocando todos na mesma página.

O que são microinterações?

As microinterações transformam tarefas simples em experiências significativas, através de pequenas interações. Estamos falando sobre aqueles detalhes que fazem a diferença e que muitas vezes são passadas despercebidas, de tão simples, por quem as usam.

Segundo Dan Seffeck, autor do livro Microinteractions:

Microinteractions are the functional, interactive details of a product, and details, as Charles Eames famously said, aren’t just the details; they are the design. Details can make engaging with the product easier, more pleasurable — even if we don’t consciously remember them.

Você pode não perceber mas elas estão sempre presentes em nosso dia-a-dia e não é de hoje que as microinterações tem como objetivo tornar nossas vidas um pouco mais fáceis e agradáveis. Algumas são bem importantes, mas como estão tão presentes em nosso cotidiano, acabamos não dando conta dos benefícios que nos trazem. O som do “tic-tac” quando ligamos a seta do carro, o botão que pára o despertador, quando a torradeira faz o “tlin” e seu pão está no ponto, o interruptor que liga a lâmpada da sala, a luz vermelha piscando no semáforo para pedestres, todas elas também podem ser consideradas microinterações.

Microinterações do dia-a-dia

Microinterações ≠ Funcionalidades

Microinterações se diferem das funcionalidades basicamente por seu tamanho e escopo. Enquanto as funcionalidades tendem a ser mais complexas, durar mais tempo, ter múltiplos casos de uso e exigir uma certa carga cognitiva, as microinterações são simples, breves e quase não exige esforço. Podemos ter um player de música, por exemplo, como funcionalidade e o controle do volume seria uma microinteração.

Se as funcionalidades e recursos dão corpo a um produto, estão nas microinterações as oportunidades de moldar as nuances que podem torná-lo único e com uma assinatura própria, como o “like” do Facebook.

Porque os pequenos detalhes importam

Uma das coisas que mais admiro na web é como ela pode nos surpreender através de pequenos detalhes. Quando surge um novo tipo de microinteração e a experiência com ela é positiva, há grande chance de logo mais se tornar um padrão e exemplo de boa prática. Palavras de Don Norman:

The “micro” in “microinteractions” implies it is about the small things. Small? Yes. Unimportant? Absolutely not! Microinteractions is about those critical details that make the difference between a friendly experience and traumatic anxiety.

Quem se lembra da primeira vez quando entrou no Google e começou a digitar no campo de busca, e de repente, ele te dava sugestões para autocompletar o texto? Depois disso ele ainda previu o nosso erro de digitação e nos deparamos com a mensagem “Você quis dizer” no resultado de busca. Ou ainda, quando nós íamos mandar aquele email e o Gmail nos avisou que esquecemos de anexar algum arquivo. Parecia mágica!

Microinterações para prevenção de erro humano

Outra microinteração que me marcou bastante foi quando surgiu na web o drag and drop, primeira vez visto por mim no Dropbox. Muito mais fácil e rápido fazer uploads de arquivos. Hoje é utilizado por praticamente todos os serviços de ponta.

O Drag and Drop mudou a minha vida.

O Facebook popularizou o um estilo de microinteração que já se tornou padrão por muitos sites e aplicativos que exibem a quantidade de notificações por segmento/seção. Já o Chrome apresentou o ícone de áudio para identificar a aba em que o som estava sendo originado. Pequenos detalhes que fazem a diferença.

Notificações do Facebook e status do áudio no Chrome

Microinterações no mobile

Uma das principais diferenças entre a experiência desktop e a mobile está na multiplicidade de contextos de uso: em casa, na rua, no transporte, no lazer, no esporte, em uma viagem, em praticamente em todos os lugares podemos acessar nossos smartphones. Essas máquinas que cabem na palma da mão e que, cada vez mais, vem sendo a primeira tela de muita gente, estão se tornando muito poderosas, agregando vários tipos de recursos e funcionalidades como acelerômetro, giroscópio, câmera, GPS, infravermelho, sensor biométrico etc.

Pull Down To Refresh by Ramotion

O exemplo acima mostra o funcionamento de uma das primeiras microinterações nativas do mobile, trazida pela Apple, um gesture fácil de descobrir, intuitiva que provém um grande ganho de tempo e requer baixa cognição, além de prover feedback imediato o que torna o processo de atualização de uma página menos angustiante. Lembre-se que não existe tecla F5 no celular, a outra maneira convencional seria acessar o menu e pedir para atualizar, mas isso foi substituído por um simples deslizar de dedo na tela.

Biblioteca de gestures por Jung

Junto com esta nova forma de interagir, logo vieram os novos padrões de interação para smartphones. Novamente, as mais simples, intuitivas e efetivas acabaram por ser adotados como padrão de microinteração para muitos sites e aplicativos.

Segundo Dan Saffer, a microinterações são boas para:

  • Cumprir uma tarefa simples;
  • Gerenciar uma tarefa em andamento;
  • Conectar dispositivos;
  • Interagir com pequenos pedaços de informação;
  • Ajustar uma configuração;
  • Visualizar ou criar pequenos conteúdos.
  • Ligar/desligar uma função ou recurso;

Por isso tudo, acredito que ainda temos um grande campo a explorar e que nós designers devemos nos esforçar para desenhar produtos bem acabados, funcionais, polidos através de microinterações que sejam realmente úteis aos usuários.

Oportunidades de melhoria

É bom a gente sempre ficar atento aos pequenos detalhes, aos momentos corriqueiros, olhar para as coisas que a gente faz sem nem pensar, pois nelas estão as melhores oportunidades para melhorar a experiência do usuário de forma simples e efetiva.

Não podemos perder a oportunidade em entregar uma experiência mobile relevante ao usuário, no contexto e no momento certo. Por isso, gostaria de dar alguns exemplos de pequenas grandes revoluções.

1. Feedback e status do sistema

Conceitos por Garven, Sean TiffonnetAntalik

Como diz a primeira das heurísticas de Nielsen, o sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo através de um feedback em um tempo adequado (não poder ser demorado nem muito rápido). Este é talvez uma das mais básicas e importantes tarefas de uma boa interface: informar a seção ativa, links visitados, novo conteúdo, carregamento em andamento, dicas de interação, enfim, o usuário deve entender o que o cada elemento da interface faz ali, sem ter que explicar formalmente.

2. Conectando pessoas e serviços

À esquerda, conceito de chatbot por KiraSvitlana . À direita, Gbord por Google.

Muito mais que compartilhamento de fotos, me lembro de como era chato e penoso informar certos tipos de coisas durante uma conversa online. Hoje é muito fácil compartilhar um contato com nome, telefone e email; um restaurante com endereço, mapa e rota; pedir uma segunda via de boleto; sem ter que mudar de aplicativo ou entrar em um site específico da empresa.

Com o surgimento dos chatbots, as interfaces conversacionais tornaram os diálogos muito mais fáceis e interativos.

3. Scanners contra os processos burocráticos

Scanners da Amazon e Itaú

O site da Amazon no Safari e o aplicativo da Zappos apresentam um recurso para facilitar o registro dos dados dos cartões de crédito, apenas usando a câmera do celular para capturar as informações de forma simples. De maneira parecida os aplicativos de banco já aderiram ao scanner para capturar o código de barras de um boleto. Isso torna o processo muito mais rápido e menos burocrático, além de prevenir erros de digitação.

4. Formulários inteligentes

Conceito por Reynolds, Zakour Petty

Preencher formulário é um processo sempre lento, chato e frequentemente frustrante. Mas existem vários recursos para minimizar essa dor pelo usuário. Uma dela é usar a validação por campo, assim o sistema pode informar na hora se há alguma coisa errada com o preenchimento dele, permitindo que o usuário corrija o mais rápido possível.

Outro recurso para dinamizar formulários é utilizar o teclado sempre atrelado ao contexto do campo, por exemplo, para o “nome” o ideal seria exibir o teclado alfabético, para “telefone” o teclado numérico, e assim por diante.

5. Predição de interações e contexto de uso

Aplicativo Waze

Não a toa que o Waze é o aplicativo de navegação mais usado pelos brasileiros em 2015. Sua interface sempre buscou a simplicidade e uma nova abordagem em termos de interatividade, principalmente se levarmos em conta os tradicionais aparelhos de GPS.

Se o usuário costuma sair no mesmo horário para um mesmo destino repetidas vezes, o aplicativo automaticamente aprenderá este comportamento e oferecerá o destino logo na primeira tela. Se ele marcou um evento no Calendar ou no Facebook, o aplicativo também trará estas opções de destino, sem o ter que digitar uma letra. Quando o trânsito piora durante um percurso, o aplicativo indica o tempo estimado/decorrido que o usuário ficará preso no congestionamento, diminuindo a frustração e aumentando a sensação de controle.

6. Guiando o usuário através de animações

Conceitos por Ramotion Francis

O trecho abaixo foi retirado de um dos princípios do Material Design:

Motion is meaningful and appropriate, serving to focus attention and maintain continuity.

Quando um usuário navega por um site ou aplicativo, por limitações naturais de tamanho, ele frequentemente caminha de tela em tela. Esse modo de navegação pode fazer com o que o usuário se perca ou não saiba como chegou a tal lugar. A utilização de transições animadas poderá guiar visualmente o usuário (o movimento atrai naturalmente a atenção) e informar como ele pode interagir com cada elemento da interface.

7. Surpreenda com humor

Geralmente não importa se for para comunicar algo bom ou ruim: ser positivo, bem humorado é sempre um caminho bom a ser tomado, pois o humor distrai, surpreende, gera empatia e pode tornar as tarefas um pouco mais divertidas.

Conclusão

Se você ainda não está usando as microinterações em seus projetos, está perdendo uma grande oportunidade não só em melhorar a UX como também em dar um toque único aos seus produtos ou serviços.

Os exemplos acima servem para ilustrar melhor as várias maneiras de como podemos facilitar a vida do usuário e torná-los mais engajados, mas as oportunidades de melhoria são infinitas e variam de caso a caso.

Ao projetar pense no contexto de uso, como e em quais situações o seu usuário utiliza seu aplicativo, observe quais são as tarefas mais usadas, as mais chatas, as mais padronizadas pelo senso comum. Então você poderá encontrar aqueles pequenos momentos que fazem a diferença.

https://medium.com/media/e0fb251bacbb38536ef3a1898fabd002/href

Links e referências

Livro Microinteractions, por Dan Saffer:

Server Busy

Artigos:

Referências de UI animadas:

http://ui-drops.tumblr.com


Microinterações no mobile: grandes impactos na UX was originally published in uxdesign.cc Brasil | User Experience Design on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.

02 Jan 14:32

A impressora viva!

by Andre Noel

Essa foi a melhor história de 2017, que, na verdade, eu vi em 2016...

Um rapaz chamado blake messick (@blakemessick) postou o seguinte tweet:

Tradução livre:

"Meu vizinho deixou a impressora wireless sem segurança, então eu mandei isso para ele"

Na imagem, a tela de impressão com uma folha escrita: "Oi, eu sou sua impressora, eu me tornei autoconsciente. Corra."

Depois ele postou o seguinte tweet:

Tradução livre:

"atualização: meu vizinho jogou fora a impressora"

Com a foto da impressora junto com o lixo da frente de casa.

Por fim mais um tweet:

Tradução livre:

E esta é a história de como eu consegui uma impressora grátis"

E a foto da impressora com a legenda "obrigado vizinho".

Isso que dá não deixar a impressora segura como comentei no outro post.

Sobre essa história, vou falar como o Chicó: "Se é verdade, eu não sei. Eu só sei que foi assim.

O artigo "A impressora viva!" foi originalmente publicado no site Vida de Programador, de Andre Noel.

27 Dec 01:50

Economia deve melhorar a partir de 2018

by noreply@blogger.com (Caio Camargo)
Donos de pequenos negócios sentiram piora de desempenho em 2016, mas acreditam em melhora para o próximo ano Responsáveis por 52% dos empregos do país, os donos de pequenos negócios apostam em um...

Esse é apenas um pouco do conteúdo que você encontrará visitando nosso blog....visite nos no www.falandodevarejo.com.br
27 Dec 01:49

Bob's inaugura unidade 100% digital

by noreply@blogger.com (Caio Camargo)
(Clique no vídeo abaixo) Olá amigos do varejo Confiram nosso novo vídeo em nosso canal, dessa vez, sobre a inauguração da unidade 100% digital do Bob's, no BarraShopping, no Rio de Janeiro. Uma...

Esse é apenas um pouco do conteúdo que você encontrará visitando nosso blog....visite nos no www.falandodevarejo.com.br
23 Dec 13:38

Desempenho de rede: comparando distribuições Linux x BSDs

by Augusto Campos

Os BSDs testados, e a distribuição Clear Linux, deram um banho no Debian, Ubuntu, CentOS e Fedora, nos testes de resposta a requisições TCP e UDP.

O gráfico acima mostra um dos 4 testes (variaram o protocolo e a duração), mas a ordem e a proporção foram sempre as mesmas, ou similares.

Fora isso, houve um teste (o de UDP do iPerf a 1000Mbit/s) em que todas as distribuições Linux se saíram igualmente bem, o FreeBSD ficou bem para trás, e o DragonFlyBSD nem conseguiu se classificar.

Nos demais testes, o desempenho entre todos os sistemas testados empatou.

(via www.phoronix.com - “Linux Distributions vs. BSDs With netperf & iperf3 Network Performance - Phoronix”)

O artigo "Desempenho de rede: comparando distribuições Linux x BSDs" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

21 Dec 15:37

Programa de Trainees TOTVS 2017

by Andre Noel

Você se considera uma pessoa inovadora e empreendedora?

Na TOTVS acreditamos que o nosso sucesso é o sucesso dos nossos clientes! E que pessoas certas em um ambiente colaborativo são a chave para resultados impactantes. Ser um TOTVER não é só fazer parte da maior empresa de tecnologia do Brasil e da América Latina, significa também respirar inovação, criar tendências e trabalhar de um jeito + simples e + ágil.

Queremos jovens questionadores, com energia e paixão pelo que fazem e que construam junto conosco a TOTVS dos próximos anos.

Se você sonha em fazer parte da maior multinacional brasileira de tecnologia, inscreva-se agora mesmo no Programa de Trainee TOTVS e #venhaserumtotver!

Transcrição ↓

Programador: Cara, sério que você tá fazendo a inscrição pro programa de trainee da Totvs?
P.A.: Tô! Sabia que eles têm vaga para techies?
Programador: É... Mas trainee... Não é a nossa cara...
P.A.: Sei não, a Totvs é uma gigante de tecnologia no Brasil e precisa de gente como nós dois...
Programador: Mas trainee... Aposto que vão ficar pedindo para ajustar o áudio do PC, consertar impressora...
P.A.: Nada, lá a gente vai poder realizar coisas novas e fazer a diferença
Programador: Tá, mas esses processos têm milhares de etapas complexas, que não fazem sentido. Mais fácil zerar o Cat Mario.
P.A.: Não, a Totvs é de T.I. E quem é de T.I. gosta de tudo mais rápido e prático. O processo vai direto ao ponto...
Programador: Que ponto?
P.A.: Encontrar gente criativa, que queira inovar sem medo de errar e que acha que a tecnologia é feita para deixar a vida das pessoas mais fácil. Cara, o que mais você quer de uma empresa?
Programador: Além disso?? Que eles sirvam muito café!
P.A.: Fechou!
--
Camiseta: Insert coffee to begin

O artigo "Programa de Trainees TOTVS 2017" foi originalmente publicado no site Vida de Programador, de Andre Noel.

20 Dec 11:10

Governo quer aumentar impostos e serviços como Netflix e Spotify devem ficar mais caros

by Dionatan Simioni
O Senado Federal aprovou ontem um termo que deve mexer com o valor de alguns serviços de streaming mais amados pelos brasileiros, como  Netflix e  Spotify, e para "variar", não é para melhor.

Governo novo imposto sobre Netflix e Spotify




O Governo resolveu reformular o imposto sobre serviços (de qualquer natureza) através um projeto de lei, a principal medida deste novo PL é fixar uma alíquota mínima para imposto ISS, sendo assim, serviços que tecnicamente não entregam nada físico, como a Netflix e o Spotify também entram na roda.


A taxa mínima de imposto estabelecida ficou em 2%, mas não temos como saber exatamente, ao menos por enquanto, qual o valor que será passado para cada empresa. Essa medida pode causar um efeito bizarro no preço dos serviços, não somente no aumento do custo deles para a empresa e logo, para os usuários também, mas o que acontece é que esse imposto pode variar de acordo com o município, o que pode fazer com que ele tenha custos diferentes em cidades diferentes, isso poderia, em tese, fazer com que os serviços pudessem ter valores diferentes para os usuários, dependendo de onde morem. Entretanto, caso entre em vigor, o mais provável é que as empresas mantenham um único preço para todos, mesmo para aqueles que poderia pagar menos por conta da alíquota local.

De 66 votos, 63 foram à favor da nova medida e apenas 3 votos contra, deste modo agora cabe apenas ao presidente, Michel Temer, sancionar ou não o projeto.


_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




08 Dec 15:19

Wine vai rodar aplicações Windows no Android

by Dionatan Simioni
O Wine é um programa que permite uma camada de compatibilidade com programas Windows para os sistemas que não são da Microsoft, como as distribuições Linux e o macOS da Apple. Apesar de ser muito popular nos desktops, agora o projeto está migrando para um dos maiores cases de sucesso do Kernel Linux, o Android.

Android receberá suporte pelo Wine




O Wine está chegando ao Android através da CodeWeavers, a empresa que desenvolve o CrossOver, um aplicativo que usa o Wine como base mas que tem licenças pagas, nós já falamos sobre ele e mostramos como ele funciona, você pode ver mais aqui

Atualmente o suporte do Wine, ou do CrossOver, para o Android é experimental e funciona apenas em dispositivos com processadores Intel, alguns Tablets e Smartphones específicos, você pode pedir acesso a versão de testes neste endereço.

Confira uma pequena demonstração:


Em breve receberemos também a versão 2.0 do Wine que deverá trazer boas novidades e quem sabe o suporte para versões mais novas do DirectX, o que via permitir a instalação de games mais recentes através do software.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




05 Dec 23:49

Conheça o "Hollywood" o comando do terminal Linux mais zoeiro da história

by Dionatan Simioni
Você já deve ter reparado que Hollywood gosta de representar um "hack" a algum sistema ou computador com muitas imagens que parecem algo muito complexo, de preferência cheio de "letrinhas" coloridas e telas piscando. Hoje você vai aprender a criar uma coisa assim no seu terminal.

Hacker de Hollywood no Ubuntu





Nos vídeos que nós fizemos sobre a série Mr. Robot, um dos comentários mais recorrentes que tivemos foi justamente sobre a verossimilhança da série e o quanto, desta forma, ela acaba agrando os profissionais da tecnologia, porém, não podemos esperar que todos os filmes e séries tenham o mesmo compromisso, muitas vezes uma tela bem desenhada e com um visual mais descritivo pode funcionar melhor para o público.

Como zoeira pouca é bobagem e o terminal Linux só não faz pizza (ou faz?), hoje vou vai aprender a "pagar de hacker" usando um comando só.

Se você é um cara quer aprender um pouco mais sobre o terminal, de forma séria, eu recomendo ler o nosso post recente que te mostram alguns comandos do Terminal que pode ser bem úteis e uma série de outras dicas.

Hollywood

Baseado na criatividade dos hackers hollywoodianos é que foi criado um pacote chamado hollywood, ele roda vários pequenos programas no terminal de uma forma muito dinâmica e ainda toca a música do "Missão impossível" (sério!")

Para instalar no Ubuntu e derivados abra o terminal e digite:
sudo apt install hollywood
Depois de instalado basta rodar o comando "hollywood" e aproveitar o show!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




24 Nov 02:03

Procedure otimizada

by Andre Noel
Cleiton Ribeiro

Já conheci umas procedures assim.

tirinha
Inclua essa tirinha em seu site
COLE ESSE CÓDIGO EM SEU SITE x
Fonte: Vida de Programador
Transcrição ↓

real historia;
string sender = "Fabrício Olmo Aride";

Programador: Alonso, você precisa otimizar essa procedure, ela está muito lenta...
Alonso: Tá...
(30 min depois...)
Alonso: Terminei...
Programador: Tá, deixa eu ver... Caracas, que rápido! Como você fez?
Alonso: Eu só comentei uns 3 updates, daí ficou bem rápido...
Programador: PLOFT!
--
Camiseta: Rápido e fatal

O artigo "Procedure otimizada" foi originalmente publicado no site Vida de Programador, de Andre Noel.

24 Nov 01:57

5 smartphones importados com excelente custo x benefício nessa black friday!

by administrador@bytequeeugosto.com.br (Marcel Dias)

O artigo 5 smartphones importados com excelente custo x benefício nessa black friday! faz parte do conteúdo do Byte Que Eu Gosto! - Nerd, Geek, Dicas, Cinema, Games e mais!.

A Black Friday está chegando e pode ser a chance de você comprar um item bacana que queria num preço mais atrativo. Para quem não sabe, há diversas lojas estrangeiras que mandam eletrônicos para o Brasil. Obviamente, há uma probabilidade imensa de ser taxado quando o produto chegar aqui, mas os preços são tão baixos comparados aos do Brasil, que existem excelentes opções de compra que ainda valem muito à pena. Vou citar 5 smartphones que atendem a esses requisitos:

  1. Xiaomi Redmi Note 3 Pro: por apenas US$164,99 (aproximadamente 560 reais sem impostos) você pode comprar esse modelo, com processador Snapdragon 650, leitor de digitais, 3GB de Ram e 32GB de armazenamento, além da tela de 5,5″ FullHD e câmera traseira de 16MP.1478027993908882432
  2. Xiaomi Mi5S: Tela de 5,15″ FullHD, leitor de digitais, 64GB de armazenamento, processador Snapdragon 821 (o mais rápido atualmente), 3GB de Ram e câmera de 12MP. Configurações de top de linha por apenas US$319,99.1477849332783800128
  3. Oukitel K6000: pra você que não quer ficar sem bateria, esse smartphone é um monstro. Além ter 3GB de Ram e 32GB de armazenamento, conta com tela de 5,5″ FullHD, câmera traseira de 16MP, frontal de 8MP, sensor de digitais e uma bateria de 6000mAh. É bateria que não acaba mais. Preço? Acredite e quiser, US$149,99.1476916888965082548
  4. LeTV Leeco Max 2: tela enorme de 5.7″ com resolução 2K (maior que FullHD), processador snapdragon 820, 4GB de Ram e 32GB de armazenamento, bateria de 3100mAh e câmera traseira de 21MP. Configurações monstruosas por um preço que chega a ser irrisório: US$219,99.1476917106206714850
  5. Umi Super: tela de 5,5″ FullHD, 4GB de Ram, 32GB de armazenamento, bateria de 4000mAh, porta USB-C, leitor de digitais, câmera traseira de 13MP, processador octa-core de 2Ghz, corpo unibody em alumínio, por apenas US$174,99.1476917254140051866

Os preços são tão em conta, que mesmo se considerarmos um imposto de 100%, são smartphones top custando até a metade de similares vendidos no Brasil com configurações idênticas. Você pode economizar uma bela grana e ter um smartphone top, ou mesmo conseguir comprar um telefone com especificações muito melhores do que o que você compraria se adquirisse aqui no Brasil. Se estiver procurando outros itens em promoção nessa Black Friday, clica aqui e aproveita!

O artigo 5 smartphones importados com excelente custo x benefício nessa black friday! faz parte do conteúdo do Byte Que Eu Gosto! - Nerd, Geek, Dicas, Cinema, Games e mais!.

24 Nov 01:54

Navegador Vilvadi inaugura serviço de e-mail

by Dionatan Simioni
Cleiton Ribeiro

Ainda uso o Vivaldi e gosto bastante dele

O Vivadi Browser agora também tem um serviço de e-mail personalizado para os usuários, se você está procurando um novo serviço, ele pode ser uma boa alternativa.

Vivaldi Mail Service




Os desenvolvedores do Vivaldi Browser, que nós já tivemos o prazer de gravar uma entrevista em vídeo, estão disponibilizando para o público um serviço de e-mail muito interessante. Com um visual limpo e de fácil entendimento ele pode ser o que você  está procurando em termos de serviços de e-mail.

Vivaldi Mail


Eu não sei quais são as limitações dele em termos de armazenamento ou espaço, essas informações não foram reveladas, mas se você ficou curioso para ver a ferramenta em funcionamento, basta criar uma conta aqui.

Confira também o nosso review do navegador Vivaldi:



Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




23 Nov 16:39

Xamarin: Desenvolvimento multiplataforma – Hipsters #19

by Paulo Silveira

Desenvolver para iOS, Android e Windows ao mesmo tempo dá muito trabalho: manter as várias bases de código livres de bug e de maneira sincronizada requer um esforço hercúleo. Já conversamos sobre Progressive Web Apps e chegou a hora do Xamarin! Bem, ou Chamarin, ou Zamarin. A plataforma foi adquirida pela Microsoft e ganha cada vez mais adeptos.

Participantes:

Links citados no episódio:

Produção e conteúdo:

  • Alura Cursos online de Tecnologia
  • Caelum Ensino e Inovação

Edição e sonorização: Radiofobia Podcast e Multimídia

21 Nov 13:13

Google apresenta aplicativo que digitaliza rapidamente suas fotos antigas reveladas

by Budah
photoscan

No último dia 15, o Google apresentou uma nova ferramenta para digitalizar suas fotos antigas, aquelas reveladas que estão dentro de uma caixa velha, diretamente para o Google Photos.

Conheça o PhotoScan e aprenda a usar!

Boa! Vou ter que tirar um tempo pra fazer com as minhas!

Procure por PhotoScan na PlayStore, ou clique aqui para baixar.
(Tem pra Android e iOS)

17 Nov 16:30

Features que sua API REST precisa ter desde o início

by Ulysses Marins

plexus-atoms-neutrons-electrons-protons

Eu tenho trabalhado com dados suavemente flutuando através do protocolo http por um tempo e agora eu tenho esse sentimento altruísta de que eu posso contribuir com os desenvolvedores mais jovens com algumas histórias sobre os desafios que enfrentei durante a minha jornada.

Este artigo basicamente tem o objetivo de listar e discutir sobre alguns pontos importantes que sua API, possivelmente, poderia abraçar desde o início do projeto, a fim de acelerar o processo de desenvolvimento para todos em sua equipe.

Autenticação e Autorização

Se você se preocupa com quem vai acessar seus endpoints, é necessário prestar atenção sobre este tópico. Existem algumas especificações conhecidas para lidar com este assunto, principalmente JWT, OAuth e OAuth2. Estas abordagens irão abranger a maioria dos cenários em seus aplicativos, mas às vezes você será desafiado a criar um novo tipo de camada de segurança para atender algum requisito específico, neste caso, tente não reinventar a roda e adapte suas necessidades em um desses listados.

Query, Filtering, Sorting e Pagination

Assim que o seu banco de dados cresce, você vai começar a notar que alguns recursos estão demorando muito para serem recuperados. As abordagens comuns para esta situação são: armazenar em cache seus objetos (próximo tópico) e / ou criar a paginação / filtragem. Se você pode obter o seu recurso com algo como:

shiny.api.com/resources?query[type=2]&limit=5&start=1&order=[name]

…seus clients serão capazes de selecionar apenas o que eles realmente precisam para processar uma página ou tela específica. É bom para dar uma certa autonomia para seus consumidores. Próximo nível deste assunto é GraphQL.

Cache

Uma boa maneira de recuperar seus recursos incrivelmente rápido é desenvolver alguma estratégia de cache. O custo de suas requisições serão menores uma vez que seus dados estarão prontos para serem consumidos em um banco de dados in-memory. Com algum esforço você pode lidar com isso usando Redis ou Memcached. Boa sorte com sua expiração de cache. Confira algumas reflexões sobre este tema com o Russian Doll Caching.

Wrappers e Summarized Fields

Às vezes, você precisará fornecer alguns campos calculados – ou quaisquer dados agregados em geral – em suas respostas e para esse cenário, posso sugerir-lhe montar algo nessa linha:

{
  "summay": {
    "total": 2
    "averageAge": 22
  },
  "data":[
  {
    "name": "John",
    "age": 22
  },
  {
    "name": "Mary",
    "age": 22
  }
  ]
}

HATEOS

HATEOAS significa Hypermedia as the application state of the engine. É uma abordagem que permite que os clientes interpretem de forma autônima e dinâmica o estado atual de um recurso e as transições que podem ser iniciados decorrente deste mesmo estado.

{
  "id": 276,
  "amount": 90.00,
  "links": [
  {
    "type": "orders",
    "rel": "self",
    "href": "/orders/ 276"
  },
  {
    "type": "customer",
    "rel": "order's customer",
    "href": "/orders/276/customers"
  }
  ]
}

Sobre o JSON acima, você pode tirar as seguintes conclusões:

  • Dentro do array “links” são todas as ‘transições’ possíveis com o recurso, neste caso, podem acessar o cliente que criou as ordens com o URI /orders/276/customers.
  • rel:auto significa que esta URI é a referência do estado atual, neste caso, a ordem com ID 276. rel, em geral, representa a relação entre a ligação com o recurso atual.
  • type indica o tipo de recurso que é o link em questão.

Ao padronizar seus serviços RESTful usando HATEOAS você permite que os clientes usem os recursos de maneiras mais fáceis, afinal de contas, as possibilidades de navegação entre os estados serão listadas em cada hit em seus recursos.

Conforme descrito em um post de Martin Fowler, HATEOAS em sua API é o último passo para atingir a ‘Glória de REST”, o estado da arte.

Message Queue

Aposto que você tem algumas rotas em suas APIs que são síncronas mas não precisam necessariamente ser. Alguns casos de uso para uso de fila de mensagens são: enviar e-mails após alguma ação, redimensionamento de imagem, codificação de vídeo, etc. Uma prática comum para esta situação é colocar essas ações em uma fila de mensagens para serem processadas posteriormente de forma assíncrona. Dê uma olhada na RabbitMQ ou Kafka, ambas são grandes soluções.

É isso aí. Pelo menos para mim estes são os principais aspectos que eu vi nos últimos anos no desenvolvimento de novos apis http/rpc/rest. Se você acha que existem alguns outros pontos importantes para mencionar, por favor deixe nos comentários e conversamos sobre 🙂

---
Este artigo foi escrito por Ulysses Marins.

Visite o nosso site para mais posts sobre desenvolvimento web! Tableless.

17 Nov 15:40

Adapta - Instale um tema GTK Material Design no Ubuntu

by Dionatan Simioni
Cleiton Ribeiro

Já não gostava muito do material em sites, agora no ubuntu. o.O

Você gosta do Material Design implementado pela Google no Android e gostaria de deixar o seu desktop com uma aparência semelhante? Conheça o tema Adapta.




O Adapta é um tema que procura (com o perdão do trocadilho) adaptar o Material Design, desenvolvido originalmente pela Google, para o desktop Linux.

Ele é compatível com vários ambientes gráficos diferentes com suas respectivas versões GTK.

- GNOME-Shell >= 3.22.0 (ou 3.20.1 ou 3.18.3) 
- GNOME-Flashback >= 3.22.0 (ou 3.20.1 ou 3.18.2) 
- Budgie-Desktop >= 10.2.7 
- Cinnamon >= 3.2.0 (ou 3.0.1 ou 2.8.6) 
- Unity7 >= 7.4.0 
- XFce4 >= 4.12.2 
- Mate >= 1.14.0 (Gtk+ 3.2x apenas)
- LXDE >= 0.99.1 (Gtk+ 2.x apenas)

Para instalar no Ubuntu você deve utilizar o seguinte PPA: ppa:tista/adapta


Quem preferir instalar usando o terminal pode fazer assim: 
sudo add-apt-repository ppa:tista/adapta -y
sudo apt-get update
sudo apt install adapta-gtk-theme -y
Se quiser, você pode instalar também um conjunto de papeis de parede específico do tema com o comando:
sudo apt install adapta-backgrounds -y
Depois do tema instalado você pode usar uma ferramenta como o Unity Tweak ou o Ubuntu Tweak para fazer os ajustes e ativar o tema. Vale lembrar que o Adapta não é um tema de ícones, ele é um tema GTK, então pode ser interessante você instalar algum tema de ícones que tenha o mesmo conceito de Material Design para que tudo fique combinando, minha sugestão é o Paper Icon Theme.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.