Shared posts

28 Aug 19:33

5 razões para você não estar perdendo gordura

by Redação Hipertrofia.org
Você está se sacrificando para seguir a dieta, está se matando nos aeróbicos diariamente e treinando firme com pesos, mas mesmo assim os seus esforços para perder gorduras parecem não estar valendo a pena...
27 Aug 17:34

siva atom, carrega o celular enquanto andamos de bicicleta

by Denise Helena

captura-3

Agora, vamos falar um pouco de bicicletas, quem costuma dar suas pedaladas vai gostar de conhecer siva atom, um sistema de bateria que podemos instalar em nossa bicicleta para que gere a energia suficiente para carregar nosso celular, obtendo a mesma de acordo com nossas pedaladas.

Disponível em sivacycle.com, conta com uma bateria de 1650mah e saída USB para ser conectada a qualquer tipo de celular, embora, segundo informam, não vale para portáteis, já que não gera suficiente potência. iPhone, Android, GPS, GoPro… são muitos os dispositivos que podem ser carregados sem problemas, enquanto pedalamos, sendo, portanto, uma solução e tanto para quem utiliza a bike como transporte habitual.

siva atom está sendo vendida por 130 dólares, e são mostrados vários vídeos na seção Instalação, para mostrar como é fácil incluir na bicicleta.

Embora não seja algo assim tão inteligente, nem ofereça nenhuma tecnologia fora de série, porém, sem dúvida, é uma ótima opção e uma das poucas novidades voltadas para quem tem a bicicleta como principal meio de transporte.


Artigo escrito no br.wwwhatsnew.com
Acompanhe também as notícias pelo twitter: twitter.com/pooldigital ou pelo RSS
26 Aug 22:26

Fazendo testes de usabilidade com usuários bêbados

by Fabricio Teixeira

Há algum tempo postamos aqui um vídeo de Will Dayble sobre desenhar para usuários bêbados.

Apesar de brincadeira, a mensagem que Will queria passar no vídeo é interessante:

Seu site precisa ser tão bem desenhado que até um usuário bêbado deveria ser capaz de usá-lo.

O conceito se espalhou rapidamente por aí. Algum tempo depois, Richard Littauer (um designer apaixonado por cerveja e por usabilidade) lançou o TheUserIsDrunk.com. O serviço funciona da seguinte forma: você paga 250 dólares para que ele fique bêbado, navegue pelo site e grave tudo em vídeo.

Dá uma olhada nesse vídeo de Richard navegando bêbado pelo hubspot.com:

“I like the carousel, I like the highlights, I like the three dots, it’s hard to focus on anything else on the page, but whatever…”

Deixando todas as piadas de lado, o interessante dessa ideia é que quando o usuário está bêbado ele perde os filtros e fica muito mais sincero na hora de dar feedback sobre uma interface.

Repare no vídeo acima como ele fala que não consegue realmente entender o que o hubspot faz. Em outro momento, fala que “parece que o site é para clientes grandes que estão dispostos a gastar dinheiro em palavras que estão na moda”. Segundo o designer que solicitou o drunk user test para Richard, o que ele tinha acabado de fazer ali era apontar para o grande elefante branco que ninguém dentro da empresa tinha tido coragem de falar a respeito. O site não transmitia o real impacto que o produto oferecia para os atuais clientes e nem as características que os faziam amar o produto.

drinking-while-browsing

O que UX designers podem aprender com usuários bêbados

  • Mais flexibilidade. O usuário bêbado não tem medo de desagradar e de falar o que passa pela cabeça. A plataforma de testes não deve colocar limitações no tipo de feedback que o usuário pode dar – e o fato das tarefas não serem tão restritas garante muito mais flexibilidade no tipo de comentário que o usuário pode fazer durante o teste.
  • Mais honestidade. O usuário bêbado fala exatamente o que precisa ser dito, mesmo que seja inconveniente. A plataforma de testes deve encorajar e recompensar usuários que sejam honestos (ao invés de tentar manipular respostas que soem “adequadas”). O UX Designer precisa reforçar para o usuário o enorme valor e benefício em receber críticas para aprimorar o produto.
  • Menos tempo. O usuário bêbado vai direto ao ponto. Da mesma forma, os relatórios de um teste de usabilidade precisa dizer o que precisa ser dito, sem muita enrolação ou formalidade. Isso economiza tempo dos usuários, dos testadores e do cliente que está lendo os resultados do teste.

Agora troque “usuários bêbados” por “usuários bem selecionados, que sejam sinceros e não tenham medo de falar a verdade” e a coisa começa a fazer mais sentido.

Leia o artigo completo: UX insights from a drunk guy >

26 Aug 15:58

Veja o vídeo que mostra o atirador matando repórteres ao vivo durante uma entrevista

by Duquian

tiros2

O vídeo foi feito pelo próprio atirador que matou jornalistas durante uma entrevista ao vivo. As vítimas foram a jornalista Alison Parker, de 24 anos, e o cinegrafista Adam Ward, de 27 anos, ambos trabalhavam na TV local WDBJ7, no Estado de Virgínia, nos Estados Unidos. O vídeo foi publicado por Bryce Williams em suas contas no Twitter e Facebook. Ambos os perfis foram retiradas do ar logo depois. Sua postagem indica execução por vingação por motivo banal. Ele postou 'Eu filmei o tiroteio', para em seguida complementar "Alison fez comentários racistas" e que Adam o "denunciou no RH depois de ter trabalhado junto apenas uma vez". twitter_bryce [icon color="#0078ca" size="16px" name="awesome-asterisk"] Veja o vídeo da transmissão ao vivo:

O post Veja o vídeo que mostra o atirador matando repórteres ao vivo durante uma entrevista apareceu primeiro em Sedentário & Hiperativo.

26 Aug 01:32

Um Rube Goldberg Machine feito pela 3M

by Budah

A 3M convocou alguns de seus funcionários para trabalhar em uma Rube Goldberg Machine usando uma série de produtos e objetos malucos. A equipe ficou mais de 1.400 horas no projeto até que saiu isso:

Ahh..na parada final foram gastos mais de 25 mil Post-it.

25 Aug 00:31

Made in China Fails

by noreply@blogger.com (Damn Cool Pics)






















21 Aug 19:44

Farmácias Pague Menos crescem 16,3% no segundo trimestre de 2015

by flavia.1711@hotmail.com (Flavia)

pague menos 21088Balanço da rede aponta receita bruta de R$ 1,21 bilhão e 771 lojas em operação

20 Aug 17:37

O sistema de comunicação de Stephen Hawking agora é open source

by Denise Helena

Assistive Context-Aware Toolkit (ACAT) é uma tecnologia desenvolvida pela Intel para oferecer às pessoas com problemas motores e enfermidades neurais uma vía mais eficiente de comunicação, tudo graças a interfaces de computadores que combinam a simulação do teclado, a previsão de palavras à sínteses de voz tanto para a execução de funções básicas de linguagem como para permitir tarefas avançadas, o manuseio de documentos e um navegador web.

Stephen Hawking dando uso al sistema creado por Intel - Foto: Intel.com

Stephen Hawking é um dos melhores exemplos da efetividade de tal sistema, inclusive, no final do ano passado, na Intel, explicaram a fundo, até com vídeos, como ACAT vem facilitando a comunicação de tal mente científica que há anos vem usando e contribuindo para seu desenvolvimento.

Pois bem, a grande notícia do dia é que o software por trás desse sistema agora é open source, ou seja, agora qualquer um pode baixar e usar.

Está desenhado para funcionar com Microsoft Windows e diferentes componentes de hardware especializado (sensores, câmeras, botões, etc.). As instruções de download e instalação se encontram nesta página de GitHub.

Enfim, ACAT está sendo oferecida, particularmente, aos profissionais envolvidos na área da saúde que poderão tirar maior proveito. O objetivo é que o sistema possa ser expandido mediante a adição de novas interfaces, novas modalidades de detecção, enfim, que seja enriquecido com outras características”.

Mais informação: Site do projeto


Artigo escrito no br.wwwhatsnew.com
Acompanhe também as notícias pelo twitter: twitter.com/pooldigital ou pelo RSS
24 Aug 13:02

Novo pacote de ícones gratuitos, agora inspirados em Windows 10

by Denise Helena

captura-36

icons8 é um site especializado em ícones de todo tipo, renovados frequentemente, o qual permite que possam ser baixados em diferentes categorias e formatos, para serem usados em projetos tanto pessoais como profissionais.

Sua licença é bastante original: Good Boy License (não tocar com as mãos sujas, nem trocar por drogas, nem fazer tatuagens com eles).

Os ícones apresentados agora fazem parte de uma coleção de 100 imagens especialmente desenhadas para aplicativos integrados com Windows 10, divulgados por Sixrevision neste arquivo zip.

Se procurar outros elementos para seus aplicativos, é só navegar pelas outras muitas categorias de icons8.com, ou acessar seu buscador, onde tem disponíveis mais de 15.000 de diversos tipos.

No momento, os elementos gráficos podem ser modificados e baixados. Por estarem em formato vetorial, podem ser obtidos em boa resolução, assim como, alterar alguns detalhes para personalizar sua aparência.


Artigo escrito no br.wwwhatsnew.com
Acompanhe também as notícias pelo twitter: twitter.com/pooldigital ou pelo RSS
21 Aug 21:27

The Evolution Of The Video Game Joystick

by noreply@blogger.com (Damn Cool Pics)
There are a few omissions from the list, however, these are some of the most notable controllers of our time.

1972 - Magnavox Odyssey 



1976 - Fairchild Channel F




1977 - Atari Video Computer System (2600)



1977 - Atari VCS (2600) paddle controller



1977 - Bally Astrocade



1978 - Magnavox Odyssey 2



1978 - APF TV Microcomputer System



1979 - Mattel Electronics Intellivision



1981 - Texas Instruments TI-994/a



1982 - Coleco Industries ColecoVision



1982 - Atari 5200 SuperSystem



1982 - GCE Vectrex



1985 - Nintendo Entertainment System



1986 - Sega Master System



1986 - Atari 7800



1987 - Bit Corp. DINA 2-in-One


1987 - Worlds of Wonder ActionMax



1988 - View-Master Interactive Vision Television System



1989 - Sega Genesis



Sega Genesis 6-button controller



1989 - NEC TurboGrafx-16



1991 - Super Nintendo Entertainment System



1993 - 3DO Interactive Multiplayer



1993 - Atari Jaguar



1994 - Sega Pico



1995 - Nintendo Virtual Boy



1995 - Tiger R-Zone



1995 - Sega Saturn



1995 - Sega Saturn 3D Pad



1995 - Sega Saturn



1995 - Sony PlayStation



Nintendo 64



1999 - Sega Dreamcast



2000 - Sony PlayStation 2



2001 - Microsoft Xbox



Xbox Controller-S 



2001 - Nintendo GameCube



2005 - Microsoft Xbox 360



2006 - Wii



Wii Classic Controller Pro



Playstation 4




Xbox One.
20 Aug 02:18

Esse robô foi o vencedor de uma competição valendo 2 milhões de dólares

by Budah

Todos os anos, a Darpa Robotics lança uma competição de robótica mundial para escolher os robôs mais habilidosos do mundo.

Em 2015, a equipe sul-coreana KAIST conseguiu faturar o prêmio de 2 milhões de dólares depois que seu robô humanóide DRC Hubo desbancou mais de 22 robôs na competição.

Veja só a atuação do DRC Hubo:

Muito ninja, hein!
Robozinho inteligente.

22 Aug 15:49

Free and Open Source Easy Reimbursement Platform

by Caio Moreno de Souza

If your travels take up much of your agenda, and controlling your travel expenses consume most of the time you have left, do not waste time and experience (Easy Reimbursement) now!
Using a cell phone the user record his/her expenses.

Visit our project webpage at https://github.com/EasyReimbursement

The first free and open source platform about reimbursement management in the World
It is the first free and open source platform about reimbursement management in the World. It was launched officialy on Google Play at March, 8, 2011.

We are the only free and open source reimbursement management platform in the World.

All our components of Easy Reimbursement Platform are open source and free.

Easy Reimbursement Free
Easy Reimbursement Free is an Android app to help people to manage their travel expensives.

Download it from Google PlayThe link is https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.reembolsofacil.free&hl=en

Learn more about it:
Visit the link:
http://pt.slideshare.net/caiomsouza/apresentao-reembolso-fcil

http://reembolsofacil.blogspot.com.br

Reembolso Facil at Globo.com | Tech Tudo
http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/reembolso-facil.html

Reembolso Fácil Twitter:https://twitter.com/reembolsofacil

Credits:
Caio Moreno de Souza (twitter: @caiomsouza)
Fausto Koga
18 Aug 02:30

Ganhei um Santo Bacon! ^^

by Carlos Ruas
Cleiton Ribeiro

Bacon realmente é de Deus

Fala Batatistas, a maior surpresa que eu tive no evento Rush United em Cuiabá, foi ter recebido do leitor Ycaro o santo bacon! Obrigado Ycaro, ele ficará acima de minha cama para me proteger todos os dias! Que a grande batata te abençoe. Créditos também para a Nat que fez o modelo.

E pra quem ainda não conhece o santo Bacon… Veja a tirinha abaixo.

foto santo bacon

18 Aug 13:01

Lavagna – Gestão de projetos de código livre

by Denise Helena

O que não faltam hoje em dia são ferramentas que ajudam a gerenciar projetos, desde o onipresente trello ao clássico Mantis (este último voltado à gestão de tarefas e erros), tendo para todos os gostos e necessidades, e hoje mostraremos mais uma interessante opção: Lavagna.

Programado em JAVA, Lavagna é voltado para a gestão de pequenos projetos, prometendo tanto facilidade em seu uso como em sua instalação (compatível com todas as plataformas, claro).

Com um painel de controle das atividades, permite visualizar as tarefas em estilo de quadros, como mostrado na imagem abaixo, ajudando a ter uma visão completa de todo o desenvolvimento do projeto.

captura-34

Além de estatísticas e monitoramento de metas, Lavagna inclui um buscador bastante potente que ajuda a encontrar qualquer tarefa de qualquer projeto, independente de seu status, permitindo, também, a classificação com etiquetas e a identificação usando contas do google, twitter e github (mas nada de facebook).

Certamente, também tem gestão de permissões de usuário, adicionando a possibilidade de criar um perfil para o cliente final, que só visualizará a informação atualizada em tempo real.

A versão 1.0 nasceu faz 10 dias, e já lançaram a 1.0.2 para corrigir alguns erros e, claro, também permite que acompanhe seus passos em github.


Artigo escrito no br.wwwhatsnew.com
Acompanhe também as notícias pelo twitter: twitter.com/pooldigital ou pelo RSS
17 Aug 17:59

Como assustar mortalmente o cara da NET

by Joe
Cleiton Ribeiro

Hhuahuahau espetacular

net

Não sei quem foi o autor dessa obra, mas se for verdade ISSO É GENIAL. OK, você segue sem internet, mas você pode medir em quanto tempo um técnico da NET consegue fugir da sua casa sem levar os equipamentos.

Dica do leitor Artur Delazare.

17 Aug 14:59

Samsung divulga seu novo SSD PM1533a com 16 TiB de capacidade

Samsung divulga seu novo SSD PM1533a com 16 TiB de capacidade

A Samsung apresentou durante a conferência da indústria fabricante de memórias Flash Memory Summit, na Califórnia, Estados Unidos, o novo SSD PM1633a, em formato de 2,5 polegadas e com 16 TiB de capacidade, voltado para data centers e para a indústria.

16 Aug 23:28

Conheça 24 marcas e produtos pelo mundo que são “QUASE” originais

by Budah

Quem nunca encontrou viu alguma empresa que plagiou, na cara dura, um produto de outra empresa conhecida?

Nesse mundão é comum encontrar empresas que copiaram produtos e lojas para enganar as pessoas. O engraçado é que, para não deixar 100% igual, essas empresas modificam pequenos detalhes que as vezes podem passar despercebidos pelos clientes.

Para mostrar algumas dessas “marcas” bizarras, selecionamos imagens de lojas que são “QUASE” legítimas… SQN! Veja só:

funny-name-brand-imitation-40__605 funny-name-brand-imitation-54__605 funny-name-brand-imitation-12__605 funny-name-brand-imitation-61__605 funny-name-brand-imitation-17__605 google-brand-toilet-paper1__605 funny-name-brand-imitation-65__605 funny-name-brand-imitation-70__605 funny-name-brand-imitation-72__605 funny-name-brand-imitation-3__605 funny-name-brand-imitation-22__605 funny-name-brand-imitation-9__605 funny-name-brand-imitation-66__605 funny-name-brand-imitation-45__605 funny-name-brand-imitation-38__605 funny-name-brand-imitation-20__605 Pede um iPhone de presente e recebe um coturno! Os maiores do mundo em uma simples rua. funny-name-brand-imitation-53__605 funny-name-brand-imitation-14__605 Michaelsoft, esse é gênio! funny-name-brand-imitation-2__605 Você dá um presente pra dona onça e ela fica mais brava ainda. Vai beber ou vai comer?
17 Aug 12:06

Modelo de motor V6 funcional feito com papel

by Budah

Um vídeo feito por um gênio que conseguiu reproduzir uma miniatura de motor V6, totalmente feito de papel.

O melhor de tudo é que o motorzinho funciona no mesmo esquema do original, só precisa da ajuda de um balão com ar. Veja só:

Cara, imagina o trabalho que o cara teve pra deixar tudo funcionando certinho.

17 Aug 15:30

Logo Maker, para criar logos através do iPhone

by Denise Helena

Volta e meia mostramos por aqui algumas opções de sites que ajudam a criar logotipos em poucos minutos, que embora não sejam indicadas para serem usadas para fins profissionais, sem dúvida, são de enorme ajuda para outros propósitos, como um site de teste, em rascunhos ou modelos que possam ser mostrados à novas empresas só como uma linha a seguir, para não se perder muito nas primeiras fases.

Hoje, no entanto, mostraremos uma opção criada especialmente para iPhone, se trata de Logo Maker, disponível em iTunes de forma gratuita, com muitos modelos e opções de cores e tons para serem personalizados, visando atingir um ótimo resultado.

captura-7

Contam com mais de 800 modelos diferentes, e foram usadas mais de 100 tipografias para serem incluidos os textos adequados, sempre com a possibilidade de exportar o resultado para seu uso em formato digital ou para imprimi-lo.

Vale a dica, de usar com cuidado, não é nada bom existirem duas logos muito parecidas, imagine parecida com outras 100.000 empresas na Internet…


Artigo escrito no br.wwwhatsnew.com
Acompanhe também as notícias pelo twitter: twitter.com/pooldigital ou pelo RSS
14 Aug 15:30

Sites para aprender a fazer incríveis aviões de papel

by Denise Helena

captura-57

Existem muitos tutoriais na Internet que ajudam a construir aviões de papel de diversos tipos, porém, poucos são tão completos e especializados como foldnfly.

Se trata de um site no qual podemos filtrar modelos de aviões segundo sua dificuldade, obtendo design de todo tipo com instruções detalhadas.

Ao clicar no modelo desejado (no momento oferece 30), veremos o passo a passo e um vídeo mostrando como fazer e qual o resultado final.

O site está em inglês, porém, com as imagens mostradas fica fácil entender o passo a passo de como deve ser feito.

No Youtube

captura-58

Quem gosta muito desse tema, vale a pena conhecer os canais no Youtube que se encarregam deste assunto, como o de David Boe, com quase 30.000 assinantes, ou A world of Paperr, com quase 100.000. Outro canal muito popular é TrikdanG, embora esse último trabalhe mais com peças de origami, não só aviões.

Na maioria dos sites dedicados a atividades para crianças, há uma seção na qual se explica como fazer aviões de papel, porém, está claro que no final sempre é melhor acessar aos projetos realizados pelos especialistas no assunto.


Artigo escrito no br.wwwhatsnew.com
Acompanhe também as notícias pelo twitter: twitter.com/pooldigital ou pelo RSS
13 Aug 01:15

As metáforas usadas para dizer que UX é diferente de UI

by Fabricio Teixeira

Já falamos várias vezes por aqui sobre as diferenças entre UX Design (User Experience) e UI Design (User Interface):

Mas esse pessoal da interwebs é bem mais visual do que a gente, e acabou criando metáforas bem interessantes (a maioria delas, digamos) para ilustrar as diferenças entre projetar interfaces e projetar experiências.

Veja algumas delas abaixo:

As metáforas gastronômicas

Diferença_UI_UX_1

 

Diferença_UI_UX_3

 

 

As diferenças entre os profissionais das duas áreas

Diferença_UI_UX_2

Diferença_UI_UX_4

 

 

 

As ferramentas de cada uma das áreas

Diferença_UI_UX_5

 

UX-is-not-UI

 

 

 

A embalagem de ketchup

Diferença_UI_UX_6

Mais alguma metáfora visual que você conheça? Manda aí nos comentários :)

10 Aug 21:37

Você pode se hospedar em um hotel que fica pendurado nas montanhas

by Da redação de Galileu
Uma noite no local custa US$ 340 (R$ 1,1 mil) por pessoa (Foto: Divulgação)Uma noite no local custa US$ 340 (R$ 1,1 mil) por pessoa (Foto: Divulgação)

Imagina só como seria acordar a centenas de metros acima de uma cadeia montanhosa. Pode parecer um pouco assustador, mas a vista e a experiência são tão incríveis que empresários do Peru decidiram colocar a ideia em prática na região do Vale Sagrado dos Incas, nos Andes peruanos.

As acomodações do Natura Vive’s Skylodge Adventure Suites são, na verdade, três cápsulas que ficam a mais de 400 metros acima do vale e do Rio Urubamba. Com o auxílio dos responsáveis pelo hotel, os hóspedes chegam até o local por meio de uma escalada. As estruturas possuem capacidade para hospedar até oito pessoas e contam com arranjos para passar a noite, bem como um banheiro seco e uma mesa para as refeições.

As cápsulas são feitas de alumínio aeronáutico e possuem paineis solares em seu interior para a iluminação. As estruturas também são cobertas por paineis transparentes e resistentes por dentro, de forma que os hóspedes possam estar em contato com a paisagem.

Uma noite no Skylodge custa US$ 340 (R$ 1,1 mil) por pessoa, com acomodação, transporte e refeições inclusas.

Abaixo é possível ver o Vale Sagrado dos Incas e o rio Urubamba (Foto: Divulgação)Abaixo é possível ver o Vale Sagrado dos Incas e o rio Urubamba (Foto: Divulgação)

 

Juntas, as três cabines aguentam até oito pessoas (Foto: Divulgação)Juntas, as três cabines aguentam até oito pessoas (Foto: Divulgação)

 

Já pensou acordar de cara com essa paisagem incrível? (Foto: Divulgação)Já pensou acordar de cara com essa paisagem incrível? (Foto: Divulgação)

 

Via Smithsonian

11 Aug 11:58

Microsoft libera Windows 10 IoT Core para o público geral

by TioSolid
Cleiton Ribeiro

Bora comprar um raspberry 2 rapidao. =)

Hoje temos uma ótima notícia para quem gosta de desenvolvimento embarcado. A Microsoft liberou hoje a primeira versão estável do Windows 10 IoT para duas placas selecionadas, a MinnowBoard Max (x86) e o querido Raspberry Pi 2 (ARM).

windows10athens

Para quem não conhece, o Windows 10 IoT é a iniciativa da Microsoft para trazer o SO Windows para novos dispositivos, como plataformas embarcadas, celulares e outras placas de desenvolvimento (como o Pi). A distribuição não comercial é gratuita e possui suporte a desenvolvimento via desktop com o Visual Studio e uso de linguagens como Python, C# e Javascript (com Node.JS por exemplo).

Para quem se interessou, o download e todas as informações relacionadas a essa versão estável do Windows 10 IoT estão em um post no blog da Microsoft. Basta dar um pulo lá e fazer o download.

11 Aug 04:05

Criando protótipos para a múltiplos dispositivos

by Fabricio Teixeira

wireframes are dead

As pessoas usam interfaces em vários dispositivos diferentes. Fato. Mas os wireframes, os bons e velhos wireframes estáticos, não acompanharam necessariamente a agilidade e versatilidade exigidas dos profissionais que desenham essas mesmas interfaces.

Na apresentação abaixo Doug Gapinski lista 8 maneiras de mudar o jeito como prototipamos para a web multi-device.

A lista resumida:

  1. Make real content a priority in your prototypes.
  2. Build prototypes that are less specific about layout and more specific about style.
  3. Prototype for multiple screen sizes.
  4. Plan for progressive disclosure in prototypes.
  5. Prototype interactions.
  6. Test your prototypes.
  7. Always explain to the client what the purpose of the prototype is.
  8. When it comes to prototyping, there is no magic bullet.

A apresentação completa você vê abaixo:

(Se você estiver lendo este post por RSS ou email e a apresentação acima não abrir, veja-a no blog)

11 Aug 00:27

Os efeitos da overdose de academia

by Budah
Cleiton Ribeiro

Ahuahuaha, o kara tava é todo dolorido que não conseguia nem se mexer.

Nas academias, é comum ver pessoas que começam a fazer musculação e logo andam cheio de mala, se sentido os mais fortes do mundo.

O sujeito que gravou o vídeo abaixo resolveu mostrar uma dessas figuras andando pela rua. Olha só a BALACA do cabide:

07 Aug 08:40

Uma nova onda de ferramentas de wireframing e prototipagem

by Fabricio Teixeira
Cleiton Ribeiro

Parece que tudo esta voltado para mobile agora, né.

Como designer de interação, você deve ter o seu próprio arsenal de ferramentas preferidas para representar interfaces e demonstrar hierarquia, navegação, transições e como ela se comporta à medida em que o usuário interage com ela.

No Brasil a lista das ferramentas mais populares inclui Axure, InVision e Keynote. Mas nos últimos meses uma série de novas ferramentas vem ganhando notoriedade na comunidade de UX aqui dos EUA – e virando alvo de discussão em fóruns online e assunto de workshops e treinamentos em várias cidades do país.

Vamos a algumas delas:

Atomic.io

  • Principal proposição de valor: design e prototipagem em um lugar só – o seu browser.
  • Ponto forte: você não precisa criar os wireframes em um software a parte.
  • Para prestar atenção: uma ferramenta nova, ainda com alguns bugs.
  • Site oficial: https://atomic.io/

Marvel App

  • Principal proposição de valor: agilidade na hora de criar protótipos simples.
  • Ponto forte: uma boa alternativa para o InVision.
  • Para prestar atenção: possui menos opções de colaboração que o InVision.
  • Site oficial: https://marvelapp.com/

FramerJS

  • Principal proposição de valor: usar uma linguagem de código relativamente simples para acessar todos os detalhes de design e animações da interface.
  • Ponto forte: um nível de riqueza de detalhes impressionante na hora de documentar animações e transições.
  • Ponto fraco: curva de aprendizado um pouco alta – apesar de ainda menor do que aprender HTML, JS, CSS.
  • Site oficial: http://framerjs.com/

Pixate

  • Principal proposição de valor: facilitar a vida do designer e ser parte integrante do processo de criação de interfaces.
  • Ponto forte: Maior riqueza de detalhes do que o Invision, com a mesma facilidade de uso.
  • Para prestar atenção: Comprados pelo Google recentemente, deve vir coisa boa por aí.
  • Site oficial: http://www.pixate.com/

Form

Protótipo criado com Form

  • Principal proposição de valor: construir e customizar aplicativos nativos no próprio celular.
  • Ponto forte: Ótimo para mobile, inclusive pelo fato de permitir protótipos nativos no sistema operacional.
  • Para prestar atenção: Também foram comprados pelo Google…
  • Site oficial: http://www.relativewave.com/form/

Flinto

  • Principal proposição de valor: Consertar o processo de design de aplicativos mobile.
  • Ponto forte: Extrema eficiência e rapidez para criar protótipos.
  • Para prestar atenção: Ainda não permite interações mais elaboradas ou detalhadas.
  • Site oficial: https://www.flinto.com/

Origami

  • Principal proposição de valor: A ferramenta oficial do Facebook para protótipos mobile.
  • Ponto forte: Possibilidade de integração com Quartz Composer para protótipos super detalhados.
  • Para prestar atenção: Curva de aprendizado um pouco maior do que a média.
  • Site oficial: https://facebook.github.io/origami/

Ah, e para uma lista mais completa de ferramentas (não só de wireframe e protótipo) para UX Designers, tem sempre o http://uxdesign.cc/ux-tools para ajudar.

04 Aug 13:00

Amazon libera Alexa, seu assistente de voz presente no Amazon Echo

by Denise Helena
Cleiton Ribeiro

legal hein, amazon detona mm

alexa voice service

A partir de agora fabricantes e/ou desenvolvedores que quiserem que o dispositivo multimídia em que trabalham disponha de um software de voz que possa responder perguntas do tipo como está o clima, o tráfego ou o que significa determinada palavra, já pode aproveitar o Alexa Voice Service (AVS), um assistente de voz criado pela Amazon para seu dispositivo Amazon Echo, já à disposição de qualquer interessado que queira baixar e implementar de graça em suas próprias criações.

Para usar esse serviço oferecido como Developer Preview, basta que o dispositivo tenha um microfone para receber as ordens, uma saída de áudio e que esteja conectado à Internet. A grande mágica de AVS é, simplesmente, processar em seus servidores o que capturou da voz dos usuários e devolver como respostas de áudio das quais o desenvolvedor e/ou fabricante poderá dispôr à vontade.

amazon alexa software

Segundo a Amazon, são várias as vantagens de utilizar AVS: Adicionar características ao dispositivo, enriquecer sua interface com uma solução de fácil escalamento graças a qual funciona com a nuvem, tornar prática a implementação do serviço ao não exigir experiência na compreensão da linguagem natural (NLA, por suas siglas em inglês) e poder tê-lo de forma gratuita.

Claro, é preciso destacar também o fato do usuário poder recorrer às novas funções do dispositivo AVS com ações tão simples como pressionar um botão e proceder com um comando de voz em forma de pergunta natural, p. e., “que horas são?”.

Mais informação: Site de soluções de Amazon


Artigo escrito no br.wwwhatsnew.com
Acompanhe também as notícias pelo twitter: twitter.com/pooldigital ou pelo RSS
31 Jul 16:54

Vídeo mostra um pouco do processo de criação dos Hot Toys

by EvelRyu

maxresdefault (2)

Os Hot Toys são alguns dos itens colecionáveis mais desejados do universo nerd e não é atoa visto que a empresa faz miniaturas extremamente realistas dos personagens que tanto amamos. O video abaixo é meio confuso, mas em alguns trechos mostra um pouco do trabalho manual empregado nas peças. Confira: Abaixo você confere um pouco desse trabalho incrível: [gallery type="rectangular" link="file" ids="81584,81585,81586,81587,81588,81589" orderby="rand"]  

O post Vídeo mostra um pouco do processo de criação dos Hot Toys apareceu primeiro em Sedentário & Hiperativo.

04 Aug 00:06

O que é o SUS (System Usability Scale) e como usá-lo em seu site

by Fabricio Teixeira

Usabilidade é algo difícil de medir – ou pelo menos quantitativamente. Um teste de usabilidade com usuários reais do produto pode rapidamente te apontar as tarefas com as pessoas têm mais dificuldade no seu produto, mas ainda assim não consegue indicar “o quão grande” o problema de usabilidade é, em uma escala numérica.

É aí que entram as escalas numéricas de usabilidade, como o SUS (System Usability Scale), o SUMI (Software Usability Measurement Inventory), o SUPR-Q (Standardized User Experience Percentile Rank Questionnaire), o QUIS (Questionnaire for User Interaction Satisfaction) – entre outros.

Mas hoje vamos focar no System Usability Scale: um dos mais conhecidos e mais simples métodos de averiguação do nível de usabilidade de um sistema. A popularidade do método se deve, entre outros motivos, ao fato dele apresentar um balanço interessante entre ser cientificamente apurado e ao mesmo tempo não ser extremamente longo para o usuário nem para o pesquisador.

O método foi criado por John Brooke em 1986, e pode ser usado para avaliar produtos, serviços, hardware, software, websites, aplicações – e qualquer outro tipo de interface. Os critérios que o SUS ajuda a availar:

  • Efetividade (os usuários conseguem completar seus objetivos?)
  • Eficiência (quanto esforço e recursos são necessários para isso?)
  • Satisfação (a experiência foi satisfatória?)

 

Que tipos de perguntas a pesquisa inclui?

O questionário consiste de 10 perguntas, e para cada uma delas o usuário pode responder em uma escala de 1 a 5, onde 1 significa Discordo Completamente e 5 significa Concordo Completamente.

Formato das respostas SUS

O ideal é que o teste do SUS (quantitativo) seja aplicado ao final de um teste de usabilidade mais qualitativo, depois que o usuário tentou realizar um determinado grupo de tarefas usando o site ou app.

Abaixo as 10 perguntas básicas, que podem ser adaptadas para se encaixarem melhor no contexto do seu produto:

  1. Eu acho que gostaria de usar esse sistema com frequência.
  2. Eu acho o sistema desnecessariamente complexo.
  3. Eu achei o sistema fácil de usar.
  4. Eu acho que precisaria de ajuda de uma pessoa com conhecimentos técnicos para usar o sistema.
  5. Eu acho que as várias funções do sistema estão muito bem integradas.
  6. Eu acho que o sistema apresenta muita inconsistência.
  7. Eu imagino que as pessoas aprenderão como usar esse sistema rapidamente.
  8. Eu achei o sistema atrapalhado de usar.
  9. Eu me senti confiante ao usar o sistema.
  10. Eu precisei aprender várias coisas novas antes de conseguir usar o sistema.

Veja aqui um exemplo de formulário >

 

Como calcular a pontuação?

Depois de colher os resultados, você precisa fazer algumas contas para chegar até a pontuação final.

  • Para as respostas ímpares (1, 3, 5), subtraia 1 da pontuação que o usuário respondeu.
  • Para as respostas pares (2 e 4), subtraia a resposta de 5. Ou seja, se o usuário respondeu 2, contabilize 3. Se o usuário respondeu 4, contabilize 1. Calma, já vai fazer sentido.
  • Agora some todos os valores das dez perguntas, e multiplique por 2.5.
  • Essa é sua pontuação final, que pode ir de 0 a 100.

Comparando os resultados

A média do System Usability Score é 68 pontos. Se você fez menos pontos do que isso, você provavelmente está enfrentando problemas sérios de usabilidade em seu produto.

Pontuação do SUS de A a F

Não é nada 100% científico, e o SUS serve apenas para ajudar os designers e pesquisadores a entenderem o quão grave é o problema. Se um site possui resultados abaixo de 50, é um sinal de que os investimentos em design e usabilidade precisam ser priorizados dentro de seu plano de negócios – antes que a má usabilidade leve o seu produto ao fracasso.

 

 

Recursos e links

Measuring Usability

Demo do SUS em ação

SUS Calculator (uma planilha que calcula a pontuação baseada nas respostas recebidas)

03 Aug 01:03

Duelo entre pickups começa mal, mas termina de forma épica

by Budah

Os americanos são loucos por pickups, tanto que fazem até competições para ver qual dos veículos são os mais fortes. Uma forma para testar a pickup mais potente é fazer uma espécie de “cabo de guerra” entre as máquinas.

Nesse vídeo, eles colocaram um “monster truck” para brincar com uma Dodge RAM, mas a coisa já começou mal. (Veja até o final)

Já achei estranho o cara ficar feliz por detonar a Dodge RAM. Aí fiquei de cara com ele voltando pra briga e detonando…