Shared posts

09 Sep 18:23

Treinamentos e Certificações Oracle OIC

by Júnio Vitor

Fala turma, blz?

Hoje estou passando pra deixar aqui uma dica para todos aqueles que se interessam por Certificações Oracle.

A Oracle acabou de disponibilizar acesso FREE ao catálogo de treinamentos e certificações Oracle Cloud Infrastructure (OCI)  gratuitamente até 31 de dezembro de 2021.

O treinamento OCI gratuito está disponível para todos os níveis de habilidade e vários tipos de funções, permitindo que você aprimore seus conhecimentos em OIC.

Passos:

  1. Acesse Página de Informações com sua conta Oracle (Single Sign-On Oracle);
  2. Escolha os Treinamentos disponíveis e se inscreva para começar;
  3. Conclua todo o conteúdo (curso, laboratórios, exames práticos).

As certificações abaixo (e outras) estão gratuitas até 31/Dezembro de 2021:

Abraço,
Junio Vitor

10 Jun 17:56

McuLog: Logging Framework for small Embedded Microcontroller Systems

by Erich Styger
An essential tool especially developing larger applications or distributed firmware is to use logging. This article presents an open source logging framework I’m using. It is small and easy to use and can log to a console, to a file … Continue reading →
01 Jun 13:44

JDBC Class.forName() is no longer required

by mkyong
Vitor Hugo Oliveira

Muito interessante !!!

Since Java 1.6, JDBC 4.0 API, it provides a new feature to discover java.sql.Driver automatically, it means the Class.forName is no longer required. Just put any JDBC 4.x driver in the project classpath, and Java is able to detect it.

For example, JDBC driver for PostgreSQL:

pom.xml

	<dependency>
		<groupId>org.postgresql</groupId>
		<artifactId>postgresql</artifactId>
		<version>42.2.5</version>
	</dependency>

And it works:


package com.mkyong.jdbc;

import java.sql.*;

public class JDBCExample {

    public static void main(String[] args) {

        try {

            // this is optional @since 1.6
            // Class.forName("org.postgresql.Driver");

            // auto close connection
            try (Connection conn =
                         DriverManager.getConnection("jdbc:postgresql://127.0.0.1:5432/test",
                                 "postgres", "password")) {


                Statement statement = conn.createStatement();
                //...

            }

        } catch (Exception e) {
            System.err.println("Something went wrong!");
            e.printStackTrace();
        }

    }


}

References

14 Aug 20:25

Após críticas, Microsoft irá manter Skype clássico

by Rafaela Pozzebom

A Microsoft, há cerca de um mês, apresentou uma atualização na interface do Skype. A ideia era substituir o Skype 7.0, conhecida como a versão clássica do serviço, até o início do mês de setembro. Porém, após várias críticas dos usuários, a companhia acabou optando por mudanças dos planos.

No anúncio, em junho, a empresa informou que desligaria o Skype Classic para garantir que “todos consumidores tenham a melhor experiência com Skype Possível”.

Em comunicado feito através do seu fórum no início da semana, a Microsoft informou que irá manter a antiga versão do Skype disponível por mais algum tempo. De acordo ainda com a empresa, a decisão foi tomada após o retorno dos usuários.

Após críticas, Microsoft irá manter Skype clássico.Após críticas, Microsoft irá manter Skype clássico.

Continue a leitura...

30 Jul 17:06

Java XPath Expression Examples

by Lokesh Gupta

Java examples to extract information from an XML document by evaluate XPath expressions. We will learn to fetch information for matching attribute values, matching fields values, contains() expressions etc. 1) XPath Query Examples 1.1) Input XML file First look at the XML file which we will read and then fetch information from it, using xpath […]

The post Java XPath Expression Examples appeared first on HowToDoInJava.

07 Mar 00:54

IFCE, inteligência e rapadura

by Mauro Oliveira
Vitor Hugo Oliveira

Excelente exemplo de população, ética e educação. Finlândia.

(Este artigo foi publicado no jornal O POVO em 23 de setembro de 2017)

Esta eu sempre conto em sala de aula. Um amigo meu, ao entrar no metrô na Finlândia, apura a vista em uma placa: ”local de passagem livre para quem não pode pagar”. Aí resolve perguntar à funcionária se alguns que poderiam pagar não “abusavam” da passagem livre. Ela, surpresa, responde: “por que alguém faria isso”?

Somos um país nocauteado na moralidade por políticos que desfilam suas Samsonites propinadas com 500 mil (primeira parcela). Estamos de joelhos em nossa autoestima, quando o presidente da República é cumplice de marmotas com empresas  e de negociatas no Congresso. De quem é a culpa?… De todos nós que votamos em “amigos” e defendemos ideologias políticas que se confundem com interesses pessoais (tu né assim não, mah?).

Porque somos como somos? Tomara que a geração de minha neta Laís se livre da gambiarra do jeitinho brasileiro, de “levar vantagem em tudo”, lute contra injustiças que não a atinge, troque “cordas” que enforcam sonhos pelas que salvam, levantam, erguem!

A saída? Educação de qualidade! Na mesma Finlândia, 87% dos adultos concluem o ensino médio. Seus estudantes são campeões do PISA, teste internacional que avalia leitura, matemática e ciências (recentemente, o Brasil amargou a 66ª posição em matemática entre 72 países avaliados).

Mas existe um “túnel no final da luz”! Neste rumo da venta, educação de qualidade é o que não falta no IFCE. A exemplo de milhares, sou grato a esta “casa de excelentes” onde fui aluno, atleta, professor, coordenador e diretor geral. E é dela que trago boas notícias: por 4 vezes em setembro os alunos do IFCE Aracati pagaram todos os picolés (“por que alguém não faria isso”) na sorveteria Zé de William, um projeto criado em 2003 onde  se paga sem fiscalização… à moda “político de Helsinque”.  Ainda mais! Nos projetos do Polo IFCE/Embrapii, as bolsas de pesquisa são financiadas por empresas que confiam na inteligência local. Há um simbolismo forte nisso, tal qual um livro comprado em uma livraria: uma bolsa paga por um empresário, via Embrapii, representa a venda de “conhecimento” em uma cidade do interior que, até então, só vendia “rapadura”.

Foi com educação de qualidade e vendendo conhecimento que a Finlândia conseguiu chegar lá, na contramão do apartheid educacional e da economia de “rapadura”. Este modelo é também combatido por este fantástico IFCE que hoje completa 108 anos.

Ei, Seu Nilo Peçanha (1909), valeu hein!

Mauro Oliveira

Pesquisador FUNCAP