Shared posts

05 Nov 13:32

Testes em métodos ágeis (“Testes ágeis”)

by Pedro Costa

testes-ageisO conceito de Teste de software em métodos ágeis envolve um processo mais humano e menos documental do processo de testes. Há quem chame esse método de “Testes ágeis“.

Para aplicar os testes em métodos ágeis, é necessário implementar a ideia de colaboração entre cliente, desenvolvedores e testadores, ao invés de se utilizar páginas e mais páginas de documentação.

Foca-se nos indivíduos ao invés de ferramentas e processos. Foca-se no bom funcionamento do software ao invés de especificações documentadas. Prioriza-se  adaptação às mudanças ao invés de seguir estritamente um plano.

Outra característica importante é que todos da equipe devem realizar testes, não apenas os analistas de testes. A colaboração para os testes deve ocorrer em todo o processo de desenvolvimento do software. Há quem use a expressão “Equipe infectada por testes” para passar a ideia de que o sistema é construído para ser testado desde o início do desenvolvimento e não somente ao fim da parte de codificação, e com a participação e colaboração de todos.

Qualidade, na metodologia ágil, é uma preocupação geral de toda a equipe. Não apenas dos analistas de testes ou dos profissionais ligados diretamente aos cargos de qualidade.  O que proporciona o enfraquecimento da ideia  de que desenvolvedores e testadores são equipes distintas e concorrentes.

O objetivo principal é maior interação entre os membros da equipe para que haja respostas mais rápidas no processo de identificação e correção de falhas. Vale ressaltar que, para funcionar bem, a equipe deve contar com profissionais experientes em testes, com bom conhecimento técnico para que seja possível fazer uma boa cobertura de testes e que a falha possa ser identificada e repassada de maneira clara para os membros que atuarão na correção da mesma. A boa comunicação é essencial para discutir o que deve ser desenvolvido e testado.

Em síntese, a metodologia ágil executa os mesmos testes que o método tradicional, porém através de um processo menos burocrático e mais prático, com personagens mais próximos para facilitar a comunicação.