Shared posts

17 Jan 19:05

Morre soldado que só acreditou no fim da 2ª guerra depois de 30 anos

by Mau Faccio
Carlos Hardt

Esse era um bom soldado!

ads_onoda

O Segundo Tenente Hiroo Onoda ex-oficial da inteligência do Exército Imperial Japonês que combateu na Segunda Guerra Mundial morreu hoje em Tóquio, aos 91 anos.

Em 26 de dezembro de 1944 ele foi enviado à ilha Lubang nas Filipinas. Foi lhe ordenado fazer qualquer coisa ao seu alcance para dificultar ataques do inimigo à ilha. Suas ordens também expressavam que sob nenhuma circunstância ele deveria se render ou suicidar-se.

A ilha foi recuperada pelos aliados em fevereiro de 1945 no final da guerra. A maioria das tropas japonesas morreu ou foi capturada por forças americanas. Onoda e diversos outros homens, entretanto, esconderam-se na selva densa.

Onoda continuou sua campanha, vivendo inicialmente nas montanhas com outros três soldados. Um de seus companheiros rendeu-se às forças Filipinas, e os outros dois foram mortos em batalhas com as forças locais, um em 1954 e outro em 1972. Onoda ficou sozinho nas montanhas.

O incidente que matou o segundo companheiro de Onoda chocou o Japão, o governo então decidiu levar para Lubang os familiares dele na esperança de convencê-lo de que a guerra havia terminado há muito tempo.

Mas Onoda não acreditou e disse que seus parentes tinham sido enviados por um regime-fantoche instalado pelos governo dos EUA em Tóquio. Só em 1974, seu antigo comandante conseguiu visitá-lo em seu esconderijo na selva e deu a ele a ordem para entregar suas armas. Terminando assim a guerra para Onoda.


MauMau saúda o Tenente!

.

Ei nerd! Siga o Jovem Nerd no Twitter, Facebook, YouTube e Instagram, foi o Azaghal que mandou!