Shared posts

10 Mar 15:04

No futuro, cultivaremos alimentos na parede de prédios ou em caixas dentro de nossas casas

by Maddie Stone

Se nosso planeta vai receber mais quatro bilhões de habitantes até o final deste século, precisamos encontrar formas criativas de nos alimentarmos. Uma opção é transformar prédios em fazendas e cultivar alimentos no ar. Outra: instalar uma rede de computadores de alimentos na casa de todo mundo. Não, eu não estou brincando.

Ambas formas são radicais e envolvem aeroponia: um método originalmente desenvolvido pela NASA para plantar comida no espaço. Plantas aeropônicas não precisam de terra arável ou solo, apenas de água mineral. Defensores do método dizem que controlando o ambiente de forma apropriada, a aeroponia poderia reduzir dramaticamente a energia gasta com agricultura, eliminar pesticidas e fertilizantes e aumentar a densidade dos nutrientes dos produtos da colheita.

zsbqmhonennetibmybhf

Imagem: Paul Goings

Mas essa fazenda high-tech funcionará em larga escala para alimentar cidades inteiras, ou os vegetais aeropônicos serão alimento exclusivo de nerds bem informados (e com dinheiro)? Para descobrir, conversei com Caleb Harper, fundador da CityFARM do MIT e pioneiro no desenvolvimento de fazendas tecnológicas que, um dia, poderão alimentar o mundo.

Otimizando crescimento

Para Harper, que tem anos de experiência no design de prédios ambientalmente amigáveis, o mundo é um lugar bagunçado e indisciplinado para plantar. Dentro dos confins de um prédio, todo recurso que uma planta precisa — desde CO² até água e luz — pode ser precisamente monitorado e controlado para maximizar a produção e minimizar gastos.

gfyrjzofnwkut7tiewtn

Imagem: CityFarm

Na CityFARM, a “fábrica de plantas” do Media Lab do MIT, brocólis, morangos, alfaces e pimentas suspendem-se em prateleiras empilhadas nas paredes de vidro. Conforme explica Harper, quando as plantas são suspensas no ar e borrifadas com um spray super fino, pequenos cabelos florescem das raízes, aumentando a área disponível para captação de nutrientes.

“Essa forma de cultivo permite às plantas ativarem todo o sistema da raiz”, diz Harper. “No solo, a planta cava em volta de si mesma e espera, o que não contempla toda a sua capacidade para obter água e minerais. Com a aeroponia, você pode fazer a planta crescer muito mais rápido”.

Buscando otimizar por completo o ambiente de crescimento, a equipe de pesquisa de Harper usa ferramentas para monitorar de forma meticulosa as necessidades da colheita. Sensores conectados à plantas sentinelas monitoram sinais vitais como turgidez das folhas; essa informação é enviada aos computadores e usada para determinar exatamente quando e por quanto tempo as plantas serão borrifadas. Essa água borrifada contém porções precisamente distribuídas de todo nutriente que a planta precisa — nitrogênio, fósforo, potássio, entre outros. Harper afirma que essa forma de cultivo é de 70% a 90% mais eficiente que métodos de irrigação tradicional, com potencial para alcançar até 98% de eficiência.

bigb8nopl5gvz8s1riqg

Uma pequena berinjela cultivada por aeroponia. Imagem: Ben Yanis

Quando água e nutrientes são disponibilizados em abundância, o crescimento da planta geralmente fica limitado pela luz. A CityFARM quebra essa barreira ao fazer uso de de lâmpadas LED para aumentar a quantidade natural de luz solar. As luzes LED são direcionadas às porções azul e vermelha do espectro visível que a planta usa para a fotossíntese. Na natureza, as plantas já passaram por diferentes ondas de luz até formar essa parte fotossensível. Heliospectra, a companhia que produz as lâmpadas da CityFARM, acredita que o Sol é coisa do passado (!) e que com lâmpadas bem calibradas, muitas plantações não vão nem precisar dele.

O experimento pode ser de pequena escala no momento, mas, até então, os resultados têm sido anormalmente bons. As plantas da CityFARM crescem de três a quatro vezes mais rápido do que cresceriam na natureza, em um ciclo de 30 dias, 365 dias por ano. Colheitas do prédio de cerca de 6 metros quadrados já providenciaram alimento para todos os 300 funcionários da Media Lab.

Comida e o futuro

jpqvpkqvplu7emwagxuz

Imagem: Wikimedia

Não há como negar o talento tecnológico exposto na CityFARM. O mesmo vale para outros conceitos de fazendas internas, como o jardim aeropônico do aeroporto de Chicago. Mas estes sistemas funcionariam em maiores escalas? A tecnologia apresenta alguns desafios. Qualquer pessoa interessada em cultivo aeropônico terá que comparar os benefícios do cultivo com o custo que terá para implantar a tecnologia.

“Estamos prestes a elevar o cultivo para produtos de alto valor — você já vê farmacêuticas e companhias de cosméticos fazendo uso dessas técnicas”, diz Harper. Ele prevê que plantas e vegetais que são caros em mercados e fáceis de cultivar, como vegetais folhosos, ervas e frutos fora da estação serão os próximos a adotarem a técnica. Intensificar essa produção pode ser economicamente viável se os sistemas aeropônicos puderem fazer uso das já existentes paredes de vidro dos grandes prédios. Uma possibilidade que a CityFARM já explora.

Uma opção radicalmente diferente seria restringir a produção. O último projeto de Harper envolve construir caixas de cultivo onde qualquer aspecto do ambiente da planta é precisamente monitorado e controlado. Ele a chama de “computador pessoal para comida”.

“Dentro caixa nós criamos o clima: tudo desde o CO² ao oxigênio até temperatura e umidade”, diz Harper.

O sabor de uma planta é tão derivado da genética quanto do ambiente em que ela cresce. Ao determinar todos os fatores ambientais, ele imagina que cada usuário poderá produzir “vegetais customizados”, com receitas que podem ser salvas, armazenadas e compartilhadas com o restante do mundo.

“Assim que você cultivar, digamos, um tomate, você recebe a informação da receita”, diz Harper. “Essa receita é exatamente a quantidade de CO², água e luz que foram usados. Então você liga para seu amigo, ele baixa a receita para a caixa dele e aperta o play. Ele então poderá saborear o mesmo tomate que o seu — a mesma textura, cor e sabor”.

dvd0m0nz7qasmgfrzqum

Vai um tomate customizado aí? Imagem: Wikimedia

É claro, essa caixa que permite a você e seu amigo cultivarem vegetais idênticos de lados opostos do mundo está de ser o que precisamos para alimentar uma cidade. Mas Harper acha que este “computador pessoal” é só o começo.

“Digamos que você tenha 10.000 dessas caixas espalhadas pela cidade. Como produtos, o uso individual e valor deles é muito limitado”, diz. “Mas se eles puderem se comunicar, eventualmente, teríamos um computador de distribuição de alimentos. Parte do meu trabalho é, inclusive, entender o que isso significa”.

Pode levar décadas até que cultivar milho e trigo em prédios — e a as caixas de alimentos — se tornem comuns. Mas a ideia cultiva o desejo de reinventar a agricultura de uma forma compatível com a vida urbana e moderna. Hoje, cada caloria consumida por um americano equivale a 10 calorias de combustível para produzir e encaminhar da fazenda para a mesa. Se Harper estiver correto sobre estes métodos de cultivo diminuírem o consumo de energia em até 80%, seria uma vitória para o meio ambiente como um todo.

Pessoalmente, eu mal posso esperar para plugar a minha caixa de alimentos e começar a produzir o meu jantar customizado.

Para doses diárias de cultura geek, siga Maddie Stone no Twitter .

O post No futuro, cultivaremos alimentos na parede de prédios ou em caixas dentro de nossas casas apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.








03 Sep 22:55

Ao infinito… E além!

by @tuulioo
03 Sep 22:37

Torres de celular falsas podem estar interceptando seus dados

by Pranav Dixit

Você não saberia distinguir uma torre interceptadora de uma comum de celular. Não dá. Isso não significa, porém, que elas não existam, ou que sejam inofensivas. Quando seu celular se conecta a uma dessas, uma variedade de ataques pelo ar se torna possível – de entreouvir a sua conversa a instalar spywares no seu dispositivo. Tudo acontece silenciosamente, na surdina.

Acontece que existem mais interceptações do tipo nos EUA do que qualquer um imaginava. Les Goldsmith, CEO da ESD America, a empresa que produz o celular super seguro CryptoPhone 500, encontrou 17 torres falsas nos EUA apenas em julho. Ninguém sabe ao certo quem está por trás da construção delas, Goldsmith disse à Popular Science.

“O que achamos mais estranho é que muitas dessas torres interceptadoras estão no topo de bases do exército americano. Então começamos a imaginar – seriam algumas delas interceptadores do governo? Ou da China?”, ele diz. As torres interceptadoras agem da seguinte forma:

[Interceptadores] são computadores equipados com rádios e com um software capaz de usar protocolos secretos de redes de celular e, assim, quebrar a criptografia embarcada. Se seu smartphone usa Android ou iOS, ele também tem um sistema operacional secundário que atua em uma parte do celular chamada processador de baseband. O processador de baseband funciona como um intermediário de comunicação entre o sistema principal do smartphone e as torres de celular. Como as fabricantes desses sistemas guardam os detalhes deles a sete chaves, eles são um desafio muito grande para hackers menos habilidosos ou interessados.

Para testar a segurança do smartphone da empresa contra essas torres interceptadoras, Goldsmith foi até uma instalação governamental no deserto de Nevada, onde o CryptoPhone “piscou como se fosse uma árvore de Natal”, enquanto um iPhone e um Galaxy S4 não demonstraram sinais de que estariam sofrendo ataques. Um indício da interceptação foi o fato de que o CryptoPhone foi forçado a mudar a rede do 4G para 2G, um protocolo muito antigo que é mais fácil de quebrar em tempo real.

Você precisa de um CryptoPhone, então? A Popular Science diz que se você não estiver na lista de interesses do governo dos norte-americano e nunca deixa o país, provavelmente não. A lista de clientes do CryptoPhone, composta principalmente por executivos que fazem negócios na Ásia, reforça essa linha. De qualquer forma, a privacidade custa caro: um CryptoPhone sai por US$ 3.500, então se você ficou incomodado com essa notícia, é bom se acalmar – não é o tipo de coisa que se compra por impulso. [Popular Science. Imagem do topo: Shutterstock]

O post Torres de celular falsas podem estar interceptando seus dados apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.








30 Aug 21:04

Oculus Rift na montanha-russa pode ser a coisa mais incrível da realidade virtual

by Marcos Costa

Um professor da Universidade de Kaiserslautern, na Alemanha, teve a brilhante ideia de misturar montanha-russa com Oculus Rift. O objetivo era deixar um passeio no brinquedo ainda mais emocionante. E parece que ele conseguiu.

Chamado de VR-Coaster, o projeto consiste no desenvolvimento de cenários virtuais – com temas que variam entre guerras de naves espacial, mundos submarinos e até um rolê em um pégaso – que entram em sintonia com as curvas e quedas da montanha-russa para oferecer uma sensação única de imersão a quem está com o Oculus Rift.

Depois que a equipe acopla o notebook no vagão, as cenas do jogo vão se desenrolando conforme o trajeto que o brinquedo faz. O experimento, que parece ser extremamente divertido, provou que o Oculus Rift pode funcionar mesmo quando exposto a forças gravitacionais mais fortes.

Normalmente, os experimentos do Oculus Rift simulam passeios de montanha-russa virtuais, e o usuário do Oculus fica parado em uma cadeira. Com essa nova possibilidade, a simulação pode ir muito além e usuário do headset vai conseguir realmente ter uma sensação de mudança de gravidade e de velocidade que não conseguem ser simuladas em outros lugares.

O experimento já foi patenteado e pode, quem sabe um dia, aparecer nos principais parques de diversões do mundo.

O post Oculus Rift na montanha-russa pode ser a coisa mais incrível da realidade virtual apareceu primeiro em Kotaku Brasil.








28 Aug 00:43

31 dicas para uma vida saudável sem ser chato pra caralho

by Débora Cortela

Você sabe que precisa melhorar seu estilo de vida. Lê, quase diariamente, sobre o quanto nossos comportamentos influenciam nossa saúde e qualidade de vida e, assim como eu, seu amigo, ou o melhor fisiologista do exercício, estamos todos cansados desse conhecimento e da ausência de motivação e procedimentos, para sermos e nos mantermos saudáveis.

Falar de saúde e conscientizar sem ser chata é um desafio, afinal, tem toda uma comunidade que se diz saudável, vomitando conselhos e exemplos e músculos e marmitas. Tudo muito chato, beirando à imprudência, à doença, ao histerismo coletivo.

Tentarei ser suave.

1. Contextualize-se, parte I

"Eu jogava basquete pra caraio! Juro!"

“Eu jogava basquete pra caraio! Juro!”

Não dê uma de tiozão e diga que jogava basquete na próxima avaliação da academia, quando na verdade praticou a modalidade dos 15 aos 17. Eu acredito que você era absurdamente ativo na adolescência, mas isso não influencia em nada suas atuais circunstâncias, apenas sua composição óssea e seu desenvolvimento motor.

Se você não está fazendo nada há 3 meses, você é sedentário. Assuma, engula o choro e se situe.

2. Contextualize-se, parte II

"Academia três vezes por semana, duas jarras d'água. Acho que dá"

“Academia três vezes por semana, duas jarras d’água. Acho que dá”

Sabe o ideal de corpo, de dieta, de 3 litros de água bebidas que você já se imaginou e propôs por várias vezes? Se já passou dos 30, possivelmente você não os terá assim nesses moldes deliciosos e imaginativos.

Sejamos francos.

3. Contenha-se, o mundo não está tão efusivo com sua mudança de hábitos

"Pessoal, a batata frita agora vai virar, todos os dias, chips de batata-doce. Agradeçam ao Jonas aqui"

“Pessoal, a batata frita agora vai virar, todos os dias, chips de batata-doce. Agradeçam ao Jonas aqui”

Mandar email pra empresa toda pedindo pra mudar o arroz branco por integral é forçar a sua batalha ou seu novo estilo de vida aos outros.

Conversar e ser leal às suas mudanças é a melhor maneira de demonstrar às pessoas que pode ser bem bom se alimentar melhor, mas dividir o fardo indiretamente é muito chato.

4. Não esqueça nenhum grupo muscular

Wolverine que escapa nos treinos de perna

Wolverine que escapa nos treinos de perna

É esquisito demais ver um bíceps de 40 cm e coxas e bundas esquecidas. Procure uma composição corporal adequada e saudável primeiramente.

A estética tem seu valor.

Equilibre seu treino para tornar-se saudável, ativo e minimamente harmonioso.

5. Comece agora

A eterna volta do seu "eu" de domingo

A eterna volta do seu “eu” de domingo

Se você se propôs mudar radicalmente de vida no dia tal — geralmente segunda-feira — alguma coisa está errada. A vida não merece ser reduzida a um ambiente de dieta, pontual, por meses contados.

Essas atitudes devem acontecer agora, na próxima refeição, na próxima hora, no fazer ou não o exercício diário.

6. Faça avaliações auto referenciadas

"Amor, vem ver aqui! É assim que eu quero ficar"

“Amor, vem ver aqui! É assim que eu quero ficar”

Você não terá o peito do Vin Diesel porque você não é o Vin Diesel e não tem a mesma fisiologia e recursos que o Vin Diesel tem. Ao se comparar com os outros, a probabilidade de frustração será enorme e, a seu ver, você falhará.

Treine nas suas reais possibilidades e ganhe o seu peitoral, que pode sim, ser bem parecido com o do grandão.

Obs.: Não fique com o peito do Vin Diesel.

7. Não pular o café da manhã tem que se tornar um mantra

Arranje tempo, arrume sossego, consiga uma boa companhia

Arranje tempo, arrume sossego, consiga uma boa companhia

Um café da manhã decente regulariza os níveis de glicose e, assim, ao longo do dia os picos de fome serão escassos. É a preparação de um dia saudável.

Não me venha com aquela cara de que não tenho fome, não tenho tempo, não gosto de mamão. “Mãe, vem limpar!”.

8. Mãe, vem limpar, parte II


Link YouTube | Não dá pra limpar a casa. Chamo a empregada porque eu tenho aula na academia sábado

Economize, tire a bunda da cadeira e vá limpar a sua casa.

9. A próstata

O negócio é mais profundo

O negócio é mais profundo

Anote aí: tomate, brócolis, goiaba e cenoura são alimentos que assumidamente cuidam de suas próstatas. Para não entrar em paranoia, coma vegetais, diversificados, todos os dias, e em quantidade.

10. Hoje é dia de glúten free, e amanhã?

Vai lá. Caia nessa

Vai lá. Caia nessa

Não confie sua vida nos lights, diets, glúten free. Se você não é celíaco, diabético ou apresenta alguma condição médica do gênero, não tem porque eliminar grupos alimentares de sua vida.

Se você ousa se interessar na fala da celebridade que diz que conseguiu melhor definição muscular ao cortar o glúten de sua dieta, eu não quero mais falar com você.

11. De verdade é mais gostoso

"Vou comer um desse". Legal. "Vou comer todos". Porra!

“Vou comer um desse”. Legal. “Vou comer todos”. Porra!

A vida de verdade tem pastel, coxinha, bolo de confraternização da firma, churrasco de sábado e pizza no domingo. Acostume-se com a ideia de que pode comer tudo isso com moderação.

12. Não tenha condutas tão inconstantes

Tá errado, grande

Tá errado, grande

Passar a semana contando calorias, negar uma mísera bala, e no fim de semana mastigar o mundo, pegar o carro para ir buscar o pão numa distância de duas quadras simplesmente porque de fim de semana pode e segunda começa tudo de novo?

Ah… que ódio de você.

13. Exercícios não são feitos apenas na academia

Sai de casa, cara, vai pra rua ou pro parque ou pra praia

Sai de casa, cara, vai pra rua ou pro parque ou pra praia

De Rocky Balboa, subindo degraus correndo ao som de “Gonna Fly Now” a John Travolta seduzindo a meninada com “”If I Can’t Have You”, são exemplos que falam por si.

Varie seu local de exercícios para ter sensações diferentes e novos testes e tarefas. A graça está em ter autonomia corporal em diversas situações.

14. Se desafie de quando em quando

Teve aquele dia que o Alberto Brandão se desafiou a fazer 3800 flexões. E fez.

Teve aquele dia que o Alberto Brandão se desafiou a fazer 3800 flexões. E fez.

Bom fazer exercícios tendo uma meta interessante, uma prova de corrida, subir uma montanha ou participar de algum tipo de prova. Ou simplesmente superar seus — e só seus — limites.

Parou de fumar e quer chegar em casa a pé.  Quer treinar pernas e não vomitar depois. Pequenos feitos.

Tenha um desafio estabelecido e procure vencê-lo no tempo que desejar. Aqui só você manda.

15. Leia rótulos

"Nusolina de essência de quê? Fibrose de factolaticínio de que?"

“Nusolina de essência de quê? Fibrose de factolaticínio de que?”

Se os três primeiros ingredientes do rótulo da comida que você enfiará nessa bocarra forem desconhecidos, é sinal que provavelmente ele é um alimento empacotado que não existe.

Simples assim.

Não se engane com a barrinha de “cereal” light que tem 88 Kcal, uma maçã tem 150, não tem rótulos e ela existe.

16. Coma direito e não “certinho demais”

Molecadinha tuppaware

Molecadinha tupperware

Saber o que se come pode te ajudar. Se você come uma coxinha e vai treinar, seu treino ficará debilitado e pode atrasar todo o processo. Mas ir ao aniversário da priminha de oito anos e trocar brigadeiro por pote de batata doce não vai te trazer felicidade alguma.

Você deveria ser preso.

17. Você tem uma hora e meia para voltar jorrando endorfinas e fazer o que bem entender com elas

"Ah, perdi o pique. Vou só amanhã"

“Ah, perdi o pique. Vou só amanhã”

As tentações são tremendas naquele meio tempo entre a saída do trabalho e a ida à academia. Aquele filme massa está passando ou uma pizza foi pedida para te agradar ou simplesmente você é vítima daquele olhar que você conhece bem.

As tentações estarão lá depois, multiplicadamente deliciosas pelas endorfinas.

18. Pagou, coma. Mas não precisa chafurdar

Um almoço de terça e os fabricantes de antiácido agradecem

Um almoço de terça e os fabricantes de antiácido agradecem

A maneira como as pessoas agem em rodízios e buffets livres diz muito sobre sua relação com a comida e dinheiro. Não, você não precisa comer tudo e aproveitar cada centavo. Você pagou pelo ambiente, pela variedade, você saiu para se relacionar com pessoas.

Não diminua esse momento a uma chafurdação ignorante.

19. Feromônios bombando

"Bora dar um piquezinho, gata?"

“Bora dar um piquezinho, gata?”

Convide seus íntimos para programas ativos. O suor acompanha o exercício e a dupla oportuniza o melhor dos feromônios, fora o fato de que as pessoas são bem interessantes de tênis, camisetas e calças cinzas.

Emendam-se um café da manhã saudável e o melhor dos cenários foi criado.

20. Comeu feijão hoje?

tumblr_mposzpVs741r6bchgo1_1280

Ao invés de se preocupar com o que ou quantia do que comeu, antes de sua próxima refeição, preocupe-se com o que não comeu.

Comeu cereais integrais? Frutas? Feijão no almoço? No mínimo um prato de salada? Se não, antes de acrescentar aquilo que você está insistentemente desejoso, acrescente o que não comeu, e sabe que faz bem.

21. Agrade com comida

tumblr-lqia12bqnq1qfji2jo1-500

Aprenda a cozinhar.

Peça receitas para quem você sabe que vai se derreter ao te enviar uma, assista àquelas delícias cremosas que nos enfeitiçam na televisão. Esse processo te dá autonomia, o faz conhecer ingredientes e antecipar suas refeições.

Você passa a ter mais consciência do que coloca no prato. Ou então, peça para quem sabe, é de morrer receber um pedido de “faz aquele seu Parmegiana?”.

Não existe restaurante parisiense tão reconfortante.

22. Gaste o dinheiro da diarista

Nike_HO12_Running_jacket3

Compre roupas e tênis bons e confortáveis para os exercícios. É gostoso estar bonito e mais delicioso ainda é possibilitar aos seus joelhos que eles estejam ativos e dançantes aos 70.

Agrade seus joelhos.

23. Elabore ações saudáveis com a pessoa que você escolheu para chamar de sua

Não esse exercício. Melhor: não só esse exercício

Não esse exercício. Melhor: não só esse exercício

Ao longo do relacionamento, vocês mudaram suas composições corporais? O programa predileto é comer no sofá em frente à TV?

Proponham possíveis mudanças, o quanto podem gastar com atividade física, de que forma farão o supermercado, quem cozinha e o quê. Se um não quer, não insista. Vá, volte, faça um jantar gostoso.

Gente determinada nos provoca calores e mudanças.

24. O pior dos cenários

Peter-Griffin-funny-celebrities-picture

Se você é analfabeto motor, sedentário, com sobrepeso, não cozinha, dorme pouco e reprovou nos exames de sangue, não está fácil ser você, companheiro.

Ajuda eu dizer que em poucos meses você pode, com ações adequadas, ter melhorias bem significativas?

25. Conhece a campanha segunda sem carne?

paul-mccartney

Tente tirar a carne do prato pelo menos uma vez na semana. Sem rótulos, apenas um convite a redescobrir novos sabores e possibilidades alimentares.

26. Durma

tangled-8173

Está bem estabelecida a conexão poucas horas de sono — estresse — ganho de peso. Já inventaram muitas drogas poderosas, mas até então nenhuma substituiu os efeitos dos exercícios físicos.

27. A crocância das frituras

cq5dam.web.616.462

Se deu vontade de comer fritura, verifique a cor do óleo, pense em quantas vezes ele esquentou, esfriou, saturou. O risóles fica com gosto de batata frita que fica com gosto de pastel.

Se, mesmo assim, você encara, quem sou eu para te demover? Peço apenas que use dessa raça em alguma modalidade esportiva. Vai que temos uma descoberta esportiva? Se consegui empatar a sua fome, frite em casa, sem reutilizar o óleo.

28. Entre naquela sala reservada da academia

crossfit-fuengirola-slide01

O mundo fitness mudou para melhor, as aulas de ginástica não são mais destinadas apenas ao público feminino. TRX, CXWORX e Cross Fit são exemplos de aulas simplesmente deliciosas, pesadas, eficientes. Boas de verdade.

Tem um pessoal muito doido se especializando nisso e quem ganha somos nós. Sem mesmice, sem dois para cá e dois para lá e descoordenações.

29. Está fácil ser você?

"Tá fácil"

“Tá fácil”

Respire corretamente e observe o seu corpo durante os exercícios. Seu abdômen deve estar contraído a todo o momento.

O exercício está fácil? Se analise e veja se consegue deixar a postura mais bonita. Ainda está fácil? Aumente a intensidade (peso, velocidade). Fácil ainda?

Aumente o volume, a quantidade, os minutos, repetições. Sempre avante.

30. Se respeite

Photogenic-Fun-Run-Guy

Tudo isso tem que ser gostoso, divertido, progressivo.

Nem luxo, nem lixo. É ter saúde para gozar no final. Simples assim.

31. Porque é a minha idade

E pretendo que seja apenas um singelo começo.


por Débora Cortela








15 Aug 16:16

RollerCoaster Tycoon volta aos PCs com co-op para até quatro pessoas

by Marcos Costa

A Atari divulgou na última quinta (14), durante a Gamescom 2014, um teaser que mostrando o jogo que vai marcar a volta da franquia RollerCoaster Tycoon aos PCs. Desenvolvido pela Pipeworks, o jogo se irá se chamar RollerCoaster Tycoon: World e será lançado no começo de 2015.

De acordo com a Atari, o próximo jogo da série contará com um modo cooperativo para até quatro pessoas. O jogador também poderá baixar montanhas-russas de outras pessoas e compartilhar os seus projetos com o resto do mundo. Além disso, você também poderá fazer uma visita no parque de diversões do seu amigo e vice versa.

Aprendendo com erros do passado, desta vez a Atari tratou de tranquilizar os fãs avisando em seu Twitter oficial que o game não terá as tão odiadas microtransações. Há quatro meses atrás, RollerCoaster Tycoon 4 Mobile sofreu inúmeras críticas por quase tentar roubar a carteira de seus usuários.

RollerCoaster Tycoon: World será exclusivo para PC.

O post RollerCoaster Tycoon volta aos PCs com co-op para até quatro pessoas apareceu primeiro em Kotaku Brasil.








01 Aug 23:30

DealExtreme abre armazém no Brasil para você não pagar taxa de R$ 12 aos Correios

by Felipe Ventura

O governo vem fazendo de tudo para inibir gastos de brasileiros no exterior, mesmo em compras online: aumentou o IOF, criou um sistema para cobrar impostos de importação na fonte, e deixou os Correios criarem uma taxa de R$ 12 para cada pacote vindo de fora do Brasil.

Importar produtos do exterior está cada vez mais difícil, e por isso a gigante chinesa DealExtreme abriu um armazém no Brasil. Eles avisam, no entanto, que não vão escapar dos impostos – e você também não vai.

No anúncio oficial, a DealExtreme diz que o armazém – localizado em Curitiba – começa sua fase de testes “em alguns dias”. Isso traz diversas vantagens: como as encomendas serão enviadas via Correios, elas poderão ser rastreadas, chegarão em um prazo médio “de 3 a 5 dias” (em vez de nunca) e você não terá que pagar a famigerada taxa de R$ 12 para pacotes internacionais.

Essa taxa foi criada em junho, e é cobrada de remessas de até US$ 500 que parem na alfândega. Ou seja, se você for tributado, terá que ir a uma agência dos Correios, pagar o imposto de importação de 60%, mais o ICMS (dependendo do estado) e mais R$ 12.

Os Correios dizem que “sempre absorveram os custos operacionais do despacho postal”, mas deixaram de fazer isso para encomendas vindas do exterior, cujo volume aumentou 400% nos últimos cinco anos.

A DealExtreme diz, no entanto, que pagará todos os impostos de importação e custos de transporte, e vai incluí-los no preço, que ficará “um pouco mais alto do que os produtos enviados da China”. Eles avisam, no entanto: “faremos questão de que o novo preço seja aceitável e invencível”. Além disso, eles prometem uma equipe especializada de atendimento ao cliente.

Durante a fase de testes, só alguns produtos serão despachados do armazém do Brasil – a empresa ainda não diz quais. Enquanto isso, Correios e Receita fecham o cerco a quem compra no exterior, abrindo armazéns em Hong Kong e Miami para aumentar a fiscalização e automatizar a cobrança de impostos. [DealExtreme via Manual do Usuário]

O post DealExtreme abre armazém no Brasil para você não pagar taxa de R$ 12 aos Correios apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.








30 Jul 23:10

A colisão de dois mundos: veja o encontro entre Simpsons e Family Guy

by Marcos Costa

A FOX liberou no último domingo (27), durante a Comic-Con San Diego, alguns trechos do tão esperado episódio de Family Guy em que os personagens da série vão até Springfield visitar a família Simpson.

O pequeno vídeo mostra Peter Griffin e sua família chegando a Springfield e sendo recebidos com donuts por Homer Simpson, que é até incluído em um dos famosos flashbacks sem sentido da série de Seth MacFarlane. “Não bebam nada, crianças, as pessoas por aqui parecem ter hepatite”, diz Peter Griffin, zoando com a pele amarelada dos Simpsons.

Porém, em um clara referência às acusações de que Family Guy seria uma cópia de Simpsons, as coisas pioram quando Moe prova que a principal cerveja de Quahog na verdade é um clone da cerveja Duff. A partir daí, Homer e Peter saem no porrada, lembrando os velhos e violentos embates entre Peter e aquele frango gigante. Além disso, o trecho também mostra Bart ensinando Stewie a dar trote no Moe e a andar de skate.

O episódio especial com 60 minutos de duração será o primeiro da 13ª temporada de Family Guy e vai ao ar no dia 28 de setembro nos Estados Unidos.

O post A colisão de dois mundos: veja o encontro entre Simpsons e Family Guy apareceu primeiro em Kotaku Brasil.








24 Jul 15:28

Acesse 15 mil quadrinhos da Marvel por apenas US$ 0,99

by Colaboradores

Enquanto nós preparamos nossos cérebros e feeds do Twitter para um flood de notícias sobre quadrinhos e entretenimento por causa da Comic-Con, a Marvel anunciou algumas novidades para mexer um pouco nestes últimos dias de marasmo. Agora, por 99 centavos de dólar, você pode acessar o Marvel Unlimited, o baú do tesouro da editora, que tem 15 mil edições das séries atuais (bom, ao menos as lançadas a no mínimo seis meses) e títulos clássicos das eras de ouro e prata.

>> Leia na íntegra no Gizmodo

O post Acesse 15 mil quadrinhos da Marvel por apenas US$ 0,99 apareceu primeiro em Kotaku Brasil.








14 Jul 23:16

Pilotos de avião não querem câmeras na cabine de comando

by Daniel Junqueira

Muito se discutiu em diversos momentos da história recente da aviação sobre a instalação – ou não – de câmeras no cockpit dos pilotos. Para, em caso de acidente, as autoridades e companhias aéreas terem uma forma de analisar o que se passou no comando da aeronave que levou ao acidente. Mas os pilotos se recusam a aceitar. Por que?

Bem, de maneira bem simples, eles alegam que isso pode violar a sua privacidade. Ninguém pode garantir que essas imagens não caiam nas mãos erradas, ou que de fato sejam usadas apenas em casos extremos. E nem há como garantir que as imagens capturem exatamente o que aconteceu, como disse Doug Moss, um antigo piloto de testes à Wired: “O que a câmera consegue capturar pode facilmente ser mal interpretado ou violado.”

As primeiras tentativas de incluir câmeras no cockpit datam da virada do milênio. Em 2000, nos EUA, a National Transportation Safety Board, agência responsável por segurança em voos, sugeriu que as imagens em vídeos “poderiam fornecer informações críticas para investigadores sobre as ações dentro do cockpit imediatamente antes e durante um acidente.” Por elas seria possível saber, por exemplo, se um passageiro louco invadiu a cabine de comando, ou se o piloto desmaiou e deixou a nave sem controle. Mas a proposta foi arquivada anos depois – em 2009 – por pressão de pilotos.

>>> Por que os satélites demoraram tanto para encontrar o avião desaparecido da Malaysia Airlines

Além da questão da privacidade, eles também acreditam que isso pode tirar um pouco da autoridade do piloto dentro da aeronave. “Imagens em vídeo podem ser, aparentemente, facilmente interpretadas por leigos, mas, na verdade, as ações de piloto e tripulação em cockpits só podem ser corretamente interpretadas por outro piloto treinado”, defendes Moss à Wired.

Os pilotos nunca estiveram sozinhos na batalha contra as câmeras em cockpits. Empresas aéreas também não são a favor da medida – afinal, isso custará dinheiro para eles, já que precisarão instalar as câmeras em suas aeronaves e investir em novas tecnologias de segurança.

Até agora companhias aéreas e pilotos estão vencendo a disputa, mas não dá para dizer que nunca teremos câmeras no cockpit. Afinal, como lembra a Wired, os pilotos também se posicionaram contra a gravação do áudio na cabine de comando, e hoje em dia é algo bem comum. Em casos como o voo MH370, talvez as câmeras não ajudassem em nada – afinal, o avião precisa ser encontrado para autoridades terem acesso às imagens – mas em muitos outros elas poderiam ser mais um objeto a ser analisado na tentativa de explicar como as coisas saíram errado com aquela máquina enorme e voadora. [Wired]

O post Pilotos de avião não querem câmeras na cabine de comando apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.








08 Jul 16:35

Você já pode cancelar telefone, banda larga e TV paga via internet… mas ainda não é fácil

by Felipe Ventura

Hoje começam a valer novas regras da Anatel para a telefonia, banda larga e TV por assinatura. A principal delas é poder cancelar sua assinatura ou linha de forma automática, via telefone ou internet. Mas como?

A opção para cancelamento fica escondida na página inicial das operadoras, isso quando aparece. Na Oi, por exemplo, há um link “Reclamação e Cancelamento de Produtos” bem pequeno no fim da página. A Vivo também tem um link “Cancelamento Eletrônico” bem discreto, que direciona você a uma página de login.

vivo oi cancelamento eletronico

Se você ainda não for cadastrado, será necessário inserir algumas informações – seu número de telefone, e-mail e uma senha, por exemplo – e depois prosseguir. No site da Vivo, você é então levado à página inicial, e precisa navegar pelos menus até encontrar a opção “Cancelamento eletrônico”. Só que…

vivo cancelamento eletronicovivo cancelamento eletronico 2

Ops!

Nos sites da TIM e Claro, nem encontramos um link para cancelar serviços; a Claro garante que “teremos uma opção na URA de atendimento e no Minha Claro”. Nos sites da NET, GVT e Sky, também não conseguimos encontrar facilmente a opção para cancelamento sem fazer login.

A nova regra da Anatel, infelizmente, não obriga as operadoras a deixar explícita a opção de cancelar serviços por telefone ou internet – apenas diz que a opção deve existir. O cancelamento automático deve ser processado em, no máximo, dois dias úteis; e a operadora ainda pode ligar para você tentando te reconquistar. Se você cancelar o serviço via call center, falando com um atendente, o cancelamento é imediato.

As regras que valem a partir de hoje

O cancelamento automático é apenas uma de muitas regras que começam a valer hoje. As operadoras até tentaram adiar o prazo, alegando que precisariam de mais tempo para se adaptarem, mas a Anatel se recusou. São elas:

Atendimento no call center: você passou uma eternidade esperando para ser atendido, mas a ligação caiu? Nesse caso, a prestadora é obrigada a retornar a ligação. E se não conseguir, tem que enviar um SMS com o número de protocolo.

Crédito de pré-pago: toda recarga de pré-pago deverá ter validade mínima de 30 dias. As operadoras também precisam oferecer créditos que valem por 90 e 180 dias, e avisar ao cliente sempre que os créditos estiverem perto de expirar.

Nova regra para promoções: muitas vezes, as operadoras oferecem promoções “apenas para novos clientes”. Isso acabou: qualquer um – assinante ou não – tem direito a aderir, e nas mesmas condições.

Fim da cobrança antecipada: você está pagando por serviços antes de consumi-los? Por exemplo, no começo de mês, a operadora já cobra o serviço feito até o final do mês? A Anatel põe um fim nisso: a cobrança só poderá ser feita depois que você consumir o serviço.

Transparência para novos clientes: toda operadora precisa apresentar a um potencial cliente, de forma clara e organizada, um resumo com informações sobre o produto. Por exemplo, o valor inicial é uma promoção? Até quando ela vale? Qual será o valor cobrado quando ela terminar? No resumo, deve constar quanto tempo demora a instalação do serviço; o que está (e não está) incluso na franquia; e quais as velocidades mínima e média garantidas para conexão.

Nova regra para questionar cobranças: se você questionar o valor cobrado em determinado mês, a operadora tem 30 dias para responder. Se não respeitar o prazo, tem que corrigir automaticamente a fatura (se ainda não foi paga) ou devolver o valor questionado em dobro (caso a fatura já tenha sido paga). Você pode questionar faturas de até três anos atrás.

O que fazer se uma operadora não obedecer uma dessas regras? Avisar a Anatel, é claro: ligue grátis 1331 de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (ligue 1332 em caso de deficiência auditiva ou da fala). Há também um atendimento online, mas sempre tenho problema ao efetuar o cadastro.

Regras para o futuro

E ainda há regras que começarão a valer só no ano que vem, ou em 2016. São elas:

Gravações do atendimento: toda conversa com o call center deve ser gravada e armazenada por seis meses; e você tem direito a uma cópia dessa gravação. Será possível solicitar, via internet, a cópia das gravações de atendimentos feitos via telefone. A regra começa a valer em 2015.

Consulta a seus dados via internet: pelo site da operadora, você poderá acessar o contrato em vigor, além de faturas e relatórios de consumo dos últimos seis meses. Você também terá um resumo incluindo franquia atual, o que entra (e não entra) na franquia, valor de cada item contratado e mais. E ainda terá acesso ao seu histórico das reclamações e solicitações nos últimos seis meses. A regra começa a valer em 2015.

Atendimento pós-venda em qualquer loja: lojas terceirizadas de operadora geralmente só vendem produtos, em vez de lidar com reclamações e cancelamentos – elas geralmente encaminham você para outra loja “oficial”. Mas com uma nova regra, elas serão obrigadas a solucionar estes problemas do cliente. A regra começa a valer em 2015.

Conta detalhada: toda fatura deverá trazer detalhes como mudança nas condições de serviço, expiração de promoções, reajustes e dívidas vencidas. A regra começa a valer em 2015.

Aviso de que pré-pago está acabando: se seu crédito do pré estiver se aproximando de R$ 0, a operadora precisa enviar um SMS para você não ser pego de surpresa. A regra começa a valer em 2016.

[Anatel e G1]

Foto por Dimitri N./Flickr

O post Você já pode cancelar telefone, banda larga e TV paga via internet… mas ainda não é fácil apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.








03 Jul 23:33

Porkour

by Not That Mike The Other Mike

This little piggy went to market,
This little piggy stayed home.
This little piggy had roast beef,
This little piggy had none.

… and this little piggy went boing-boing roll-roll tumble-thud I-meant-to-do-that all the way over her big brother.

pIxorOD


Filed under: Uncategorized Tagged: GIF of the Week, Pigs, Pups
03 Jul 19:29

Este livro é uma das maneiras mais bonitas de aprender a programar

by Ashley Feinberg

Independentemente de você concordar ou não com a ideia de que todos deveriam aprender a programar já na escola, se por acaso decidir por aprender, vai perceber que a quantidade de sites na internet que se propõe a ensinar é enorme. Mas, se você quer algo bonito, faça um favor a si mesmo e compre o livro de JavaScript e jQuery de Jon Duckett.

Assim como na versão anterior de HTML e CSS, a iteração de JavaScript de Duckett é cheia de infográficos elegantes que quebram tópicos complicados em pequenos pedaços digeríveis. O livro é voltado para pessoas que já tenham um mínimo de conhecimento em conceitos básicos de programação, mas com um tópico por página você não precisará de um histórico em programação para conseguir entender tudo perfeitamente.

794026551320596884794026551403780244794026551611626388794026551731170196

Em troca de US$ 23, você será apresentado a conceitos básicos de JavaScript, Ajax e mais. O livro pode ser comprado na Amazon, e, até o fim de julho, uma versão de capa dura também estará disponível.

O post Este livro é uma das maneiras mais bonitas de aprender a programar apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.








03 Jul 15:21

Esta é a demonstração mais legal que eu já vi de carros dirigindo sozinhos

by Omar Kardoudi

Se a Volvo teve que apelar para Van Damme a fim de vender mais caminhões, a Hyundai aposta nesta demonstração maluca de carros dirigindo sozinhos para anunciar seus veículos.

Um grupo de dublês salta do teto de carros em movimento, deixando-os se conduzir por conta própria. É impressionante ver os carros andando e freando sem motorista:

A ideia é mostrar como funcionam três tecnologias do Genesis 2015:

- o “cruise control”, que ajusta a velocidade do carro automaticamente, baseado na distância entre ele e o veículo à frente. A Hyundai diz que ele pode até “parar totalmente e depois voltar a andar sem intervenção do motorista”;

- o sistema de freio automático, que usa sensores (câmera e radar) para medir a distância e velocidade do carro à frente, e consegue parar automaticamente se uma colisão for iminente;

- o sistema LKAS, que mantém o veículo automaticamente na pista caso ele esteja saindo da faixa.

A fabricante lembra, no entanto, que tudo isso foi pensado para ser usado apenas em rodovias, e nunca em condições de trânsito pesado ou tempo ruim (chuva, por exemplo). Todos servem apenas para auxiliar – e não substituir – a direção defensiva.

Essas tecnologias já existem há algum tempo em outros veículos, mas é a primeira vez que vemos uma demonstração tão audaciosa de como elas funcionam. Talvez seja o primeiro passo para carros totalmente autônomos, como os do Google.

O post Esta é a demonstração mais legal que eu já vi de carros dirigindo sozinhos apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.








03 Jul 00:09

Evolução das religiões pelo mundo

by Carlos Ruas

Esse video explica de uma maneira resumida e interessante o motivo das expansões religiosas pelo mundo.

03 Jul 00:06

Como Noé, andando sobre a água

by Carlos Ruas

noe sobre a agua
 
jesus

 

03 Jul 00:06

Você conhece o cemitério dos Deuses?

by Carlos Ruas

Você conhece o cemitério dos Deuses?

c1

Tradução: “Aqui se encontram os túmulos de milhares de Deuses mortos.
Uma vez adorados por civilizações inteiras, agora apenas mitos.”

c2

c3

c4

Uma instituição agnóstica(AHA) teve a interessante ideia de criar lápides mostrando os milhares de Deuses que já existiram e sucumbiram com o tempo, grandes verdades que moveram nação hoje não passam de mera mitologia em livros de história, e pensar que pessoas já dedicaram suas vidas seguindo suas doutrinas e até morreram por eles. As crianças aprendem hoje que isso é mera fantasia, mas e daqui a 5 mil anos, quais serão as fantasias?

Cheguei a fazer algumas tiras sobre este tema:

1854

 

E deixo vocês com a pergunta:

Será a religião de hoje a mitologia de amanhã?

02 Jul 23:36

Imagine!

by bogod

Deveria ser o clipe oficial!

02 Jul 22:43

1384 – Porco

by Carlos Ruas

2340

02 Jul 22:37

The Geek&Poke Weekend Quiz

by Oliver Widder
Thanks to my daughter (the younger one) for the idea!

Thanks to my daughter (the younger one) for the idea!

02 Jul 22:04

As cinco principais ideias erradas sobre evolução, de acordo com cientistas

by Omar Kardoudi

Caleb Trujillo, candidato a Ph.D. na Universidade de Purdue (EUA), elaborou este infográfico explicando os cinco principais equívocos sobre evolução. São ideias errôneas que muitos ainda tomam como verdadeiras, e que são amplamente utilizadas por criacionistas para desmerecer a teoria evolutiva. Confira nas imagens abaixo.

Slide_1

Slide_2

Slide_3

 

Slide_4

 

Slide_5

 

Slide_6

Slide_7

>>> Dez conceitos científicos que as pessoas deveriam parar de usar do jeito errado

O post As cinco principais ideias erradas sobre evolução, de acordo com cientistas apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.








27 Jun 20:53

30 apps pagos para Android estão de graça, cortesia da Amazon

by Felipe Ventura

Todo dia, a Amazon Appstore oferece um app pago sem cobrar nada, mas agora ela decidiu doar 30 apps para Android que normalmente custam R$ 225 no total. Eis a lista.

A “megapromoção de apps” é só hoje e amanhã, por isso você deve baixá-los o quanto antes. Mas antes, você precisa instalar a Amazon Appstore, que roda em basicamente qualquer dispositivo Android. Siga os passos:

- no seu smartphone ou tablet, vá até Configurações > Segurança e ative a opção Fontes Desconhecidas (se você não encontrá-la, vá até Configurações > Aplicativos);

- abra o navegador, vá até www.amazon.com.br/baixeappstore e toque em Download;

- nas notificações, toque no arquivo AmazonApps-release.apk, depois em “Instalar” e em “Abrir”. Agora é fazer login com sua conta da Amazon.com.br e usar a loja.

Feito isso, é só baixar os apps. Você pode clicar nos links abaixo para conhecer mais sobre cada um; e para iniciar o download deles no seu dispositivo Android, é só clicar em “Obter agora com 1-Clique”.

Plex: acesse músicas e vídeos do computador no smartphone ou tablet
Pho.to Lab PRO: 570 efeitos para suas fotos
MyBackup Pro: faz backup do seu dispositivo no cartão SD ou na nuvem
2Do Todo List: lista de tarefas com truques na manga
Tradutor de Viagem: guia de frases e expressões em 32 idiomas
AccuWeather Platinum: previsão do tempo sem anúncios
Bloco de Notas+: várias opções para notas escritas à mão ou digitadas
Root Explorer: explorador de arquivos para dispositivos com root
Splashtop Remote Desktop HDJump Desktop (RDP & VNC): acesse seu computador na tela do smartphone ou tablet
aCalendar+, Business Calendar, Pocket Informant 3: apps de agenda
EasyMoney: controle de orçamento e finanças pessoais

E também temos os jogos:

Sonic The Hedgehog 2
Guerra de Cartas – Hora da Aventura
Ravensword: Shadowlands (RPG e aventura)
Enigmatis: The Ghosts of Maple Creek (puzzle de aventura)
CLARC (puzzle de aventura com robôs bêbados!)
Dungeon Village (RPG)
Loco Motors (acrobacias com carros)
Pinball Deluxe Premium
League of Heroes Premium
CrossMe Premium
Real Shanghai Mahjong
Wedding Dash Deluxe
PUZZINGO Puzzles (infantil)
O Motorista de Ônibus do Dr. Panda (infantil)
Sudoku 10’000 Plus

No total, são 29 apps, mais o app gratuito do dia (hoje é o jogo MacGyver Descida Mortal).

Lembre-se: tudo isso só sai de graça até amanhã (28/06), então comece agora mesmo seus downloads.

O post 30 apps pagos para Android estão de graça, cortesia da Amazon apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.








22 Jun 14:28

E se a Terra parasse de girar agora?

by Jesus Diaz

Você já se perguntou o que aconteceria se a Terra parasse de girar neste exato momento? Para você, especificamente, seria como estar num carro a 16oo quilômetros por hora e ele travasse de repenete — sim, você morreria instantaneamente. Mas, acredite ou não, as coisas pioram depois disso, como este vídeo explica.

Os pontos mais importantes:

  • Seu corpo iria voar para leste, como uma massa de misturada de ossos e músculos a uma velocidade incrível: 465 metros por segundo se você está perto da linha do Equador ou 368 metros por segundo se você está perto de San Francisco.
  • Como a rotação da Terra é menor de acordo com dos polos, pessoas muito próximas destes locais poderiam sobreviver. Mas só no começo.
  • Pessoas em aviões poderiam sobreviver inicialmente, durante alguns segundos…
  • …sendo mortas em seguida pelas tempestades gigantescas que iriam começar logo depois do ponto de parada.
  • A velocidade do vento –maior que a da explosão de uma bomba atômica– seria tão alta que iria provocar instantaneamente incêndios por todo o planeta.
  • O vento também causaria uma erosão sem precedentes em praticamente tudo que faz parte da crosta terrestre.
  • Os oceanos se levantariam como tsunamis gigantescos, e toda a água se moveria em direção aos polos, como mostra essa simulação computadorizada.

mrge62hlc3gojvmryyqb

  • O núcleo de ferro da Terra também iria parar. Sem sua rotação, a Terra perderia o campo magnético protetor. A radioatividade do Sol iria automaticamente matar tudo que sobreviveu.
  • Depois disso, metade da Terra estaria constantemente exposta ao Sol, com temperaturas cada vez maiores, chegando a patamares que matariam a grande maioria da vida na superfície. A outra metade do planeta iria congelar.

A vida na Terra não seria capaz de se recuperar disso. Nunca mais.

O post E se a Terra parasse de girar agora? apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.








17 Jun 00:13

Lei antifumo aprovada, agora pra todo país: o que muda com ela?

by Guilherme Nascimento Valadares

Pense em algo que tenha ânsia em fazer, invariavelmente, todos os dias, até cinco minutos após acordar. Essa é a relação de 25% dos brasileiros fumantes com o cigarro: dependência completa.

Maluco pensar que em 1954 a Leo Burnett criou a icônica campanha do “Homem Marlboro” para tornar cigarros filtrados algo mais masculino – eram visto como coisa de mulher. Ser dependente de um cilindrinho de nicotina não me parece lá muito viril.


Link YouTube

Pois dez anos depois, em 1964, foi publicado um dos primeiros relatórios norte-americanos de repercussão condenando o tabaco. Entretanto, naquela época se considerava politicamente impossível fazer algo sobre o apetite das corporações tabagistas.

Entre agências de publicidade, lucros, bancos e mercado de ações, havia pontas demais sustentando uma estrutura corporativo-consumista de aparência indestrutível. Interesses grandes demais.

Felizmente, e como tudo na vida, se tratava de uma aparência e foi sim possível fazer algo à respeito. Levou cinquenta anos.

A proporção de fumantes diminuiu pela metade nos EUA, de lá para cá. No Brasil o consumo caiu em 20% entre 2006 e 2012, segundo o Lenad (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas) – curiosamente, a quantidade de fumantes na classe A dobrou, pulando de 5,2% para 10,9%. Temos hoje 20 milhões de fumantes e destes, 533 mil são adolescentes.

E sábado passado, no Dia Mundial sem Tabaco, o Ministério da Saúde anuncinou a Lei Antifumo. Se depender dela, esses números vão despencar.

As normas estão bem mais severas e valem para todo o território brasileiro. Fumar em locais fechados não vale mais em nenhum estado. E os fiscalizados não serão os fumantes e sim os estabelecimentos, que poderão receber multas e estão autorizados a chamar a polícia quando clientes se recusarem a cooperar. Arthur Chioro, ministro da Saúde, nos explica como a regulamentação vai funcionar:

As regras preveem que as pessoas não poderão fumar em lugares públicos ou privados (acessíveis ao público) que possuam cobertura, teto, parede, divisórias ou toldos.

Em varandas de restaurante com toldo, por exemplo, não será permitido o fumo, bem como na área coberta de pontos de ônibus. As normas também valem para narguilés ou qualquer tipo de fumígeno, mas não abrangem cigarros eletrônicos, pois, segundo Chioro, eles não são legais no Brasil.

x

Em meio ao fuzuê da Copa, e ano no qual o quinto “Homem Malrboro” morreu de doença relacionada a cigarro, taí algo digno de aplausos.

* * *

Nota dos editores: esse é um post despretensioso, um formato rápido com o qual pretendemos experimentar para compartilhar com vocês ideias e recomendações que valem sua atenção.








26 May 22:39

Os melhores antivírus da atualidade de acordo com dois testes diferentes

by Daniel Junqueira

Desenvolver um anti-vírus não é algo lá muito fácil. Além de criar um software, as empresas de segurança precisam manter bancos de dados atualizados com as diversas ameaças que surgem de tempos em tempos na internet. Duas instituições liberaram recentemente um ranking dos melhores softwares da atualidade considerando malwares descobertos entre março e abril.

Os rankings da AV-Comparatives e da AV-Test são levemente diferentes, e isso influi um pouco no resultado. É difícil cravar qual é o melhor anti-vírus do mercado com certeza absoluta, mas os diferentes estudos ajudam a dar ideia de quais realmente cumprem o que prometem, e quais estão bem longe de ser realmente eficiente.

Vamos ver primeiro o da AV-Comparatives. Foram 23 antivírus diferentes testados em máquinas parecidas – rodando Windows 7 de 64 bits com todas as atualizações feitas. Entre páginas com exploits, links para downloads de malwares e anexos maliciosos que chegam por email, apenas dois antivírus bloquearam todas as ameaças: neste ponto, palmas para o Panda Cloud Free Antivirus e o Bitdefender Internet Security. O Avira Internet Security, com 99,8% de eficácia, merece destaque também.

Mas vale aqui ressaltar que o Panda Cloud Free Antivirus se saiu ligeiramente melhor, já que o Bitdefender Internet Security bloqueou ameaças falsas, o que não ocorreu no primeiro. Confira a tabela abaixo – e veja ela em tamanho maior aqui.

antivirus

Já o teste da AV-Test foi um pouco diferente, e além de analisar a eficácia na proteção contra ameaças, os pesquisadores levaram em consideração pontos importantes como desempenho e usabilidade. Ao todo foram avaliados 25 antivírus instalados no Windows 8.1 de 64 bits.

O Windows Defender foi considerado referência e detectou entre 67% e 68% das ameaças. Ele recebeu a nota zero em proteção, e a dos outros antivírus foram calculadas a partir disso.

O Kaspersky Internet Security foi o grande vencedor deste teste, com nota máxima em todos os quesitos, mas outros softwares também se deram bem: outros destaques ficam por conta do Avira Internet Security, McAfee Internet Security e do Bitdefender Internet Security, com nota máxima em proteção e usabilidade, e quase completa em desempenho. F-Secure Internet Security, G DATA Internet Security, eScan Internet Security Suite, Norton Internet Security e Trend Micro Titanium Maximum Security também tiveram nota máxima em proteção e usabilidade, mas tiveram notas variadas em desempenho. Confira a tabela abaixo – e veja ela aqui em tamanho maior.

antivirus2

A diferença nos resultados nos dois testes reforça como é complicado cravar um antivírus como o melhor do mercado, e as diferentes formas de analisar cada um deles acaba alterando o resultado final. [Tecnoblog]

O post Os melhores antivírus da atualidade de acordo com dois testes diferentes apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.








02 May 15:09

Como o carro autônomo do Google vai enfrentar o caos das ruas das cidades grandes

by Adam Clark Estes

Já ouvimos falar bastante sobre como os carros autônomos do Google se saem nas estradas. Mas isso é realmente impressionante? Piloto automático é um recurso que é encontrado em alguns outros carros também, então o que há de tão especial no projeto do Google? A mais recente atualização do pessoal de Mountain View sugere que o veículo milagroso do Google está entrando em uma nova fase de desenvolvimento – e pode sim ser bastante surpreendente.

Em um post feito no blog oficial do Google, Chris Urmson, diretor do programa do carro autônomo, comentou algumas das mais novas habilidades do veículo. Graças a atualizações de software, o carro que dirige sozinho pode agora “detectar centenas de objetos distintos simultaneamente – pedestres, ônibus, sinais de ‘pare’ segurados por um guarda de trânsito, ou um ciclista fazendo gestos para indicar uma possível curva.” Conforme essas capacidades vão aumentando, o Google diz que o carro poderá um dia trafegar nas ruas caóticas de cidades como Nova York com facilidade.

Como o carro faz para identificar essas coisas? Usa alguns algoritmos, claro. O princípio básico que guia o software é bem simples, no entanto. O balde prateado giratório em cima do carro autônomo conta com 64 lasers que coletam informações em três dimensões em todas as direções, enquanto um radar lança ondas para cada objeto a distância de 150 metros. Também há uma câmera que observa pelo para-brisa e lê sinais de trânsito e placas nas ruas. Enquanto isso, o GPS e dados de mapeamento ajudam o carro a encontrar a melhor rota e decidir para onde ir.

O software do carro autônomo gera uma imagem que representa essas variáveis. Ela fica mais ou menos assim:

iodojf0vlmtdfzx1ruhb

O carro do Google é renderizado em vermelho. As linhas em roxo representam outros veículos na rua, enquanto as vermelhas são ciclistas. Pedestres estão em amarelo, e as placas de rua e semáforos são exatamente como no mundo real. Conforme o software observa o que essas peças diferentes estão fazendo em um determinado momento, ele reage aos seus movimentos e ajusta o plano de direção de acordo com eles. Como Dmitri Goldov, da equipe do carro autônomo do Google, explicou recentemente ao The Atlantic Cities, “o carro é capaz de fazer diversas coisas, mas a não ser que ele tenha certeza absoluta de que consegue lidar com determinada situação muito bem, ele vai adotar uma postura conservadora.”

O The Atlantic Cities conta com uma reportagem completa sobre como é andar nesta mais recente iteração do carro autônomo, e parece bem bacana. O carro lendo os sinais de mão dos ciclistas, por exemplo, é bem legal. Mas não é perfeito, no entanto. O carro autônomo não consegue ouvir buzinas, e não vira à direita quando o sinal está vermelho. Em alguns momentos ele hesita muito mais do que os engenheiros queriam, mas isso ainda deve melhorar. Ao menos é o que dizem os empregados do Google que demonstram a tecnologia.

Quando lembramos dos primeiros experimentos de carros autônomos da DARPA há uma década, é incrível notar todo o progresso desde então. Não faz muito tempo que essas coisas dirigiam apenas em aterros. Mas, em breve, não vai ser a tecnologia que vai impedir os carros autônomos de conquistarem as ruas do mundo. O próximo obstáculo é a legislação para eles. [Google,Atlantic Cities]

Foto via AP








17 Apr 20:08

Kindle para Samsung oferece um livro por mês para donos de dispositivos Galaxy

by Daniel Junqueira

A Amazon e a Samsung lançaram hoje um app do Kindle para a linha de dispositivos Galaxy da coreana. O Kindle para Samsung é gratuito e tem algumas ofertas especiais para quem usa um Galaxy.

O app está disponível na loja oficial de apps da Samsung para dispositivos com Android 4.0 ou superior. Para baixá-lo, entre na loja Samsung Apps e procure por Kindle para Samsung. Instale-o e pronto.

A grande vantagem deste app em relação ao antigo Kindle para Android (que é substituído pelo novo se estiver instalado em um Galaxy) é a possibilidade de baixar um e-book gratuito por mês. Faz parte do acordo fechado entre Samsung e Amazon: a Amazon oferece uma lista com quatro opções de livros que muda todo mês e os usuários da Samsung podem escolher um deles para baixar e ler.

kindlesamsung

O design e usabilidade do Kindle para Samsung não são muito diferentes do Kindle tradicional para Android. Ele tem apenas uma parte especial com ofertas especiais para consumidores Samsung – onde você encontra as opções de livros gratuitos – que pode ser acessada a partir do menu na lateral esquerda. Tirando isso, é o Kindle que você conhece há algum tempo no Android.

O app já está disponível em português e com ofertas de e-books nacionais. [Wired UK]








10 Apr 22:56

Total Eclipse of the Lua — de 14 pra 15 de abril, não perca!

by Carlos Cardoso
eclipse_by_a4size_ska-d2dvgyj

Essa imagem é linda, mas é completamente falsa. É uma composição feita no Photoshop. E sim, você vai receber umas 246 vezes por e-mail na semana que vem.

Provavelmente por causa de alguma conspiração dos ianques capitalistas imperialistas estadunidenses da América do Norte, a maioria dos fenômenos astronômicos acontece no hemisfério deles. Até o Cometa ISON, se não tivesse sido destruído pelo PT só seria visível do Norte. Por isso é ótimo quando um fenômeno legal acontece aqui por nossas bandas.

Portanto fique de olho. Na madrugada de 14 pra 15 de abril a Lua entrará na sombra da Terra, e o alinhamento produzirá um eclipse total. Aqui um vídeo detalhando o evento, com direito a hora local no Rio de Janeiro:

Field guide to the total lunar eclipse of April 14 – 15, 2014 from Michael Zeiler on Vimeo.

Eclipses são eventos lindos fascinantes e inofensivos acompanhados desde tempos imemoriais. São previsíveis, na verdade inevitáveis, a idéia de que eclipses prenunciam tragédias simplesmente anula todo e qualquer conceito de Live Arbítrio, pois os eclipses estão predeterminados desde a formação do sistema solar.

Neste site da NASA há uma tabela com todos os eclipses solares de 2000 AC a 3000 DC. Chupa, Nostradamus.

Precisamente às 1 h 53 min da madrugada a Lua entrará na penumbra, que é a borda difusa da sombra da Terra. às 02:58 começa a fase da umbra, que é a sombra mesmo. Por volta de 04:07 a Lua estará toda na sombra terrestre, e teoricamente deveria desaparecer, pois não receberá luz do Sol. Entretanto ela aparcerá assim:

matrix

Sim, vermelha. Lua de Sangue, muhahahaha. Casamento em Westeros? Não, a explicação é bem mais trivial. Nessa fase a única luz que a Lua recebe é refratada pela atmosfera terrestre. É a luz que vaza, da região aonde é dia. Essa luz tem que passar por uma quantidade de atmosfera muito maior, o que filtra a maioria das cores, só deixando passar as frequências mais próximas do vermelho.

Sabe qual fenômeno funciona da exata mesma forma?  Este aqui:

sunset earth background wallpaper winter images

Isso mesmo. Um simples nascer e pôr-do-Sol. Mais atmosfera, mais partículas dispersando luz de comprimento de onda mais curto, e terminamos com os vermelhos e laranjas familiares.

eclipse1

No Rio o eclipse total começará às 04:07. A Lua estará quase exatamente no Oeste. Veja uma projeção usando o Stellarium:

dasmoon

De brinde ainda teremos Marte, bem próximo e abaixo, e a estrela Spica, em conjunção, bem próxima, no lado esquerdo da Lua. É uma excelente oportunidade para observar e fotografar.

Dica: você pode usar esta ferramenta em Javascript para determinar quando um eclipse da Lua será visível em sua cidade. Se conhecer algum rei da antiguidade ou sujeito muito religioso, assuste-o com seus poderes proféticos.

Agora que você já sabe quando o eclipse ocorrerá, como ele funciona e até a origem da cor da Lua, vamos à parte divertida. EU SEI que estamos no ano de 2014 da Era Moderna, exploramos o Cosmos, deixamos nossa pegada em outro mundo, temos robôs espalhados pelo Sistema Solar enviando gigabytes de informações, mas ainda existe uma ENORME quantidade de retardados que insistem em viver na Idade do Bronze.

É gente que não entende a Mecânica do Universo, não aceita que uma simples conta matemática determine quando o Sol vai nascer e onde a Lua estará. Essa gente só acredita em um mundo onde tudo é marionete, só são felizes cercados de fios dizendo-lhes o que fazer.

Eles buscam significados e mensagens em tudo, sempre com medo, sempre prevendo desgraça e destruição. O resultado são boçalidades como estas:

abestado1

abestado4

abestado2

E a cereja do bolo, o LIXO DE PORTAL que é o Terra, que OUSA publicar isso na editoria de CIÊNCIAS:

abestado3

Note que não é necessário ser religioso para tratar algo trivial como um eclipse como se fosse o fim do mundo. É preciso ser religioso E retardado. Se você for religioso E inteligente vai entender um eclipse como um eclipse. É como fará o pessoal do Observatório do Vaticano. SIM, o Vaticano tem um Observatório e realiza pesquisas científicas sérias.

Specola Vaticana foi fundado no Século XVI, e produziu ciência real. O primeiro astrônomo a classificar estrelas de acordo com seu espectro eletromagnético foi um padre jesuíta de nome Angelo Secchi.

O Observatório do Vaticano mantém, no Monte Graham, no Arizona, o Vatican Advanced Technology Telescope, um telescópio mais moderno do que tudo que temos no Brasil. Eles pisaram na bola com Galileu, Giordano Bruno e outros? Com certeza, mas hoje estão descobrindo planetas em órbita de outras estrelas.

Existe uma diferença entre religião e misticismo, superstição. Ter medo de eclipses, ignorar que TODO eclipse lunar é avermelhado, ignorar que são fenômenos completamente previsíveis e comuns não é comportamento religioso. É comportamento de uma criança, com medo do desconhecido, incapaz de entender seu mundo e chorando por ajuda.

8.000 anos atrás na Suméria, era compreensível. HOJE só mostra que a pessoa por opção quer viver nas trevas da ignorância. E se ela decidiu assim, não tem jeito. Nem a Ciência nem o Vaticano fazem milagres.

The post Total Eclipse of the Lua — de 14 pra 15 de abril, não perca! appeared first on Meio Bit.








11 Mar 16:05

Uso de apps e grupos de carona podem gerar multa de R$ 5 mil, segundo a legislação brasileira

by Daniel Junqueira
patricK

brasil sil sil kkk

Apps e redes sociais podem ser usadas para muitas coisas – como, por exemplo facilitar a vida de quem busca uma carona para ir de um lugar a outro. Há algum tempo, universitários que querem voltar para a cidade natal para visitar os pais buscam em apps no smartphone pessoas que viajarão para o mesmo destino e que aceitariam numa boa um carona que dividisse os gastos da viagem. Bacana né? Sim, mas, pelo jeito, isso não é permitido, e marcar caronas por smartphones pode render multa de R$ 5 mil.

Os apps para smartphones que ajudam pessoas a encontrar caronas pipocam: temos o Ride Joy, o Sidecar, o Caronetas, entre outros. E ainda existem grupos no Facebook voltados para isso – como já falou muito bem o nosso colega Rodrigo Ghedin neste artigo.

Reportagens do Congresso em Foco detalham os riscos da prática. De acordo com o bacharel em direito e servidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres Raphael Junqueira, parte da questão está no artigo 21 da Constituição Federal, que determina que o transporte de pessoas deve ser autorizado pelo Estado. E as caronas conseguidas em apps ou no Facebook não são. Eis o artigo:

Compete à União:

XII – explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:

d) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros

Outro ponto destacado por Junqueira é o artigo 175 da Constituição, que determina que cabe ao Estado prestar esse serviço:

Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.
Parágrafo único. A lei disporá sobre:
I – o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão;
II – os direitos dos usuários;
III – política tarifária;
IV – a obrigação de manter serviço adequado.

E a ANTT determina também que o transporte interestadual ou internacional de passageiros sem autorização ou permissão pode ser punido com multas que começam em R$ 5 mil. Isso não vale para uma família que viaja de um estado para outro, mas no caso de caroneiros e motoristas que recebem para isso – mesmo sem visar ao lucro, mas para cobrir custos – a legislação é bem clara ao proibir a prática. O Código de Trânsito Brasileiro também determina que motoristas que recebem para transportar pessoas precisam fazer cursos e exames específicos – é difícil imaginar que as pessoas encontradas nos apps tenham feito isso.

De cara, podemos traçar um paralelo entre os apps de carona e os de táxi, que não agradam cooperativas e basicamente eliminaram um intermediário na relação entre passageiro e taxista. Mas a história aqui é diferente. Quem dá carona e recebe para isso não necessariamente realizou os cursos exigidos e não pagará os tributos que uma empresa de ônibus intermunicipal paga, por exemplo. No caso do táxi, o taxista continua tendo os mesmos direitos que tinha antes do app, mas agora ganhou algo que facilita na busca por passageiro. No caso da carona, um novo nome surge na praça: aquele que dá a carona.

Claro, a prática da carona sempre existiu e não deve deixar de existir pela possibilidade da multa, mas a existência dos apps e dos grupos em redes sociais dá uma dimensão diferente ao ato de dar carona. É muito mais fácil conseguir alguém para levá-lo para outra cidade – mesmo que você não conheça a pessoa – e sai muito mais barato (além de muitas vezes ser mais rápido) do que nos métodos tradicionais, como ônibus intermunicipal. O problema é que, ao fazer isso, você corre o risco de levar uma multa – pelo menos até que a legislação se adapte à realidade transformada pela tecnologia. Isso se ela for um dia modificada. [Congresso em Foco 1, 2, Manual do Usuário]

Foto via Daniel Martins/Flickr








12 Dec 23:06

27 das aeronaves de carga mais impressionantes já feitas pelo homem

by Attila Nagy

Eles são a eminência parda da aviação. Eles estão fazendo o que devem fazer sem barulho. Quase não percebemos a existência deles quando voamos de A para B. No entanto, aeronaves de carga podem ser tão interessantes e especiais quanto aviões de combate ou passageiros. E agora vamos provar isso.

Comparamos as seguintes maravilhas das aeronaves de transporte seguindo essa estrutura: Nome – País de origem – Uso primário – Primeiro Voo – Peso quando vazio – Carga útil – Especialidade/Curiosidade.


USS Macon (ZRS-5) – Estados Unidos – dirigível rígido, porta-aviões voador (lançava caças biplanos da sua armação externa) – 1933 – motores de combustão interna 8 x 420 kW (560hp) – 108.000 kg – 72.000 kg – O USS Macon e o USS Akron (ZRS-4) estavam entre os maiores objetos voadores já construídos.

original

Foto: U.S. Naval Historical Center


Martin JRM Mars – Estados Unidos – hidroavião transportador de carga – 1942 – motores radiais Wright R-3350-24WA Duplex Cyclone 18 cilindros – 34.279 kg – 15.000 kg – Considerado o maior barco voador dos Aliados, e apenas sete deles foram construídos.

original (1)

Foto: Naval Air Station Jacksonville/Wikimedia Commons


Messerschmitt Me 323 Gigant – Alemanha – transporte militar pesado – 1942 – 6 motores radiais de duas colunas resfriados a ar 14N-48/49 – 27.330 kg – 12.000 kg – Foi a maior aeronave de transporte terrestre na Segunda Guerra Mundial.

original (2)

Foto: San Diego Air & Space Museum


Hughes H-4 Hercules – Estados Unidos – transporte de aeronaves pesadas (apenas um protótipo construído) – 1947 – 8 motores radiais Pratt & Whitney R-4360 Wasp Major – peso carregado 180.000 kg – O maior barco voador já feito e tem a maior envergadura de asa da história.

original (3)

Foto: San Diego Air & Space Museum


Mil Mi-6 – União Soviética – helicóptero de transporte pesado – 1957 – 2 motores turboshaft Soloviev D-25V – 27.240 kg – 12.000 kg – Ele era o maior e mais rápido helicóptero do mundo quando foi apresentado.

original (4)

Imagens via: Repülés, 1966. július / Utak és járművek, Magyar-Szovjet Baráti Társaság, 1975


Antonov An-12 – União Soviética – aeronave de transporte civil e militar – 1957 – 4 turbo-hélice Progress AI20L ou AI20M – 28.000 kg – 20.000 kg – Mais de 900 foram construídos, tanto em versões militar quanto civil.

original (5)

Foto: Björn Strey


Canadair CL-44 – Canadá – aeronave de carga – 1959 – 4 turbo-hélice Rolls-Royce Tyne 515/50 – 40.348 kg – 29.959 kg – Design de fuselagem inovador.

original (6)

Imagem: Repülés, 1964. február


Armstrong Whitworth AW.660 Argosy – Reino Unido – aeronave de carga e transporte militar – 1959 – 4 turbo-hélice Rolls-Royce Dart RDa.8 Mk 101 – 25.401 kg – 13.150 kg – Sua estrutura incomum rendeu a ele o apelido “O carrinho de mão assobiador”

original (7)

Imagem: Flieger-Jahrbuch, 1965. Transpress Veb Verlag Für Verkehrswesen Berlin, 1964.


Mil Mi-10 – União Soviética – transporte militar pesado – 1960 – 2 turboshaft Soloviev D-25V – 27.100 kg – 3.000 kg internamente ou até 15.000 kg em uma plataforma – Um helicóptero de transporte com configuração de um guindaste voador.

original (8)

Fonte: Utak és járművek, Magyar-Szovjet Baráti Társaság, 1975


Aero Spacelines B-377PG – Estados Unidos- transporte de carga – 1963 – 4 motores radiais Pratt & Whitney R-4360-59  - 41.275 kg – 22.670 kg – Esta aeronave foi construída para transportar cargas enormes do programa Apollo da NASA, principalmente pedaços dos foguetes Saturn 5.

Guppy

Foto: NASA


Sikorsky CH-54 Tarhe – Estados Unidos- helicóptero de carga – 1962 – 2 motores turboshaft Pratt & Whitney T73-P-700 – 8.980 kg – 9.072 kg – Um guindaste aéreo muito bem sucedido usado na Guerra do Vietnã.

original (10)

Foto: U.S. Defense Imagery/Wikimedia Commons


Antonov An-22- União Soviética – aeronave de transporte militar – 1965 – 4 motores turbo-hélice Kuznetsov NK-12MA – 114,000 kg – 80,000 kg – O maior avião turbo-hélice do mundo.

original (12)

Bônus: carregando um ônibus

original (11)

Imagens: Repülés, 1965. augusztus


Mil V-12 – União Soviética – helicóptero de transporte pesado – 1968 – 4 motores turboshaft Soloviev D-25VF – 69,100 kg – 40,000 kg – O maior helicóptero da história, e apenas dois protótipos foram construídos.

original (13)

Fonte da imagem: Utak és járművek, Magyar-Szovjet Baráti Társaság, 1975


Lockheed C-5 Galaxy – Estados Unidos – transportador estratégico das Forças Aéreas – 1968 – 4 turbofan General Electric TF39-GE-1C – 172,370 kg – 122,470 kg – Uma das maiores aeronaves do mundo para transportar veículos e equipamentos.

original (14)

Foto: Senior Airman Perry Aston/U.S. Air Force


Ilyushin Il-76 – União Soviética- uso militar estratégico – 1971 – 4 turbofans Aviadvigatel PS-90-76 – 92,500 kg – 60,000 kg – Foi modificado para abastecer outras aeronaves no ar, para lançar bombas na água e simular treinamento sem peso para cosmonautas.

Russia Victory Day

Foto: Alexander Zemlianichenko/AP


A-90 Orlyonok – União soviética – ecranoplano – 1972 – 2 turbofans Kuznetsov NK-8-4K, 1 turbo-hélice Kuznetsov NK-12MK – N/D – 28,000 kg – Ele usa o efeito solo para voar alguns metros acima da superfície. É um ecranoplano class B que pode atingir altitudes de 3.000.

RUSSIA NAVY

Foto: Ivan Sekretarev/AP


Mil Mi-26 – União Soviética – helicóptero de transporte pesado – 1977 – 2 × turboshafts Lotarev D-136– 28,200 kg – 24,000 kg – O helicóptero de produção maior e mais potente do mundo.

Russia Chechnya Breakaway 1994 Russian Troops POW

Foto: AP//Dmitry Lovetsky/AP


Transportador de ônibus espacial Boeing 747-100 – Estados Unidos – dois aviões modificados usados pela NASA para transportar Ônibus Espaciais – 1977 – 4 turbofans P&W JT9D-7J – 144,200 kg – 68,585 kg – Davam carona às naves espaciais.

original (18)

Photo: cartão postal alemão, 1983.


Myasishchev VM-T Atlant – União Soviética – transporte estratégico – 1981 – 4 turbojatos RKBM/Koliesov VD-7MD  – 75,740 kg – 50,000 kg. Ele foi projetado para carregar foguetes do programa espacial soviético.

original (19)

Foto: buran.ru


Antonov An-124 Ruslan – União Soviética – transporte estratégico – 1982 – 4 turbofans Ivchenko Progress D-18T  – 175,000 kg – 150,000 kg – A maior aeronave militar do mundo.

Bombardier Production Line

Foto: Bombardier Transportation/Getty Images


Antonov An-225 Mriya – União Soviética – transporte estratégico de carga – 1988 – 6 turbofans ZMKB Progress D-18 – 285,000 kg – 253,820 kg – O maior e mais pesado do mundo, carregou a nave espacial Buran do programa espacial soviético.

MRIA CARRIES SOVIET BURAN

Foto: Michel Lipchitz/AP


Boeing C-17 Globemaster III – Estados Unidos – uso estratégico e tático – 1991 – 4 turbofans Pratt & Whitney F117-PW-100 – 128,100 kg – 77,519 kg – Ele é usado para transportar a limusine presidencial.

original (22)

Foto: Staff Sgt. Jonathan Snyder/U.S. Air Force


Antonov An-70 – Ucrânia – transporte de aeronaves de médio alcance – 1994 – 4 propfans Progress D-27 – 66,230 kg – 47,000 kg – A primeira aeronave grande a usar motor propfan.

UKRAINE AN-70

Foto: Efrem Lukatsky/AP


Airbus Beluga – França (com Alemanha, Reino Unido e Espanha – avião de transporte de mercadorias de grandes dimensões – 1994 – 2 turbofans GE CF6-80C2A8 – 86,000 kg – 47,000 kg – É basicamente um Airbus A300-600 modificado para carregar partes de aviões e outras cargas de grandes dimensões.

Wings Are Loaded Into Beluga Aircraft Ahead Of Tanker Aircraft Assembly

Foto: Christopher Furlong/Getty Images


Boeing 747 Large Cargo Freighter (LCF) ou Dreamlifter – Estados Unidos – aeronave de carga – 2006 – 4 turbofans Pratt & Whitney 4062747 – 180,530 kg – N/D – Usado exclusivamente para transportar peças para fábricas da Boeing ao redor do mundo.

Dreamlifter 747 Cargo Plane Lands At Wrong Airport

Foto: Brett Deering/Getty Images


Boeing 747-8F – Estados Unidos – avião cargueiro – 2010 – 4 turbofans GEnx-2B67 – 195,800 kg – 140,000 kg – O segundo maior jato de carga após o Mrya.

original (26)

Foto: Boeing Dreamscape/Wikimedia Commons

Imagem de destaque: o Super Guppy, da NASA. Esta aeronave carrega objetos superdimensionados e está em ação desde agosto de 1965. Tech. Sgt. Christine Jones/U.S. Air Force