Shared posts

17 Jul 12:10

5 Motivos para as Fintechs Incomodarem tanto os Bancos

by Redação Dinheirama
5 Motivos para as Fintechs Incomodarem tanto os Bancos

Você sabia que o Brasil já possui mais de 500 fintechs, startups que atuam no mercado de serviços financeiros?

Esta informação consta do último radar publicado pela Fintechlab, site especializado no segmento, apresentando um crescimento vertiginoso de 33% nos últimos 10 meses.

Altamente especializadas, as Fintechs atuam em nichos como empréstimos online, planejamento financeiro pessoal, investimentos, seguros, criptomoedas, negociação de dívidas em atraso, câmbio e remessas internacionais, bancos digitais e multisserviços.

Leia também: Fintechs e bancos digitais: você só tem a ganhar com eles

Entenda os motivos do crescimento das Fintechs

Mas, o que justificaria tamanho crescimento em um mercado altamente concentrado e regulado, cuja concorrência esperada pelos gigantes seria dada como certa?

Por analogia, que tal abrir uma farmácia em uma área nobre de uma grande capital, dominada pelas grandes redes? Seria morte na certa!

Um olhar mais atento revela as cinco principais razões pelas quais as fintechs estão mudando este jogo. São elas: tecnologia, empreendedorismo, tendências globais, regulamentação e oferta de serviços.

Confira o impacto de cada uma delas:

1 – Tecnologia

De acordo com a Lei de Moore, profetizada pelo cofundador da Intel há mais de meio século, o poder de processamento dos computadores dobraria a cada 18 meses. Tal profecia foi ratificada pelo conceito de abundância de Peter Diamandis, presidente da Singularity University.

Armazenamento, processamento e tecnologias como inteligência artificial, robótica, manufatura digital, nanomateriais e biologia sintética são hoje acessíveis a novos entrantes, facilitando a entrada nos mercados. Startups são basicamente empresas com forte base tecnológica.

2 – Empreendedorismo

Jovens se espelham no Vale do Silício, replicando por aqui ecossistemas robustos: incubadoras, aceleradoras, fundos e investidores-anjo, seja em São Paulo, Florianópolis ou Recife.

Hoje, criar ou trabalhar em uma startup é um dos grandes motivadores de millennials em busca de propósito. Quer uma prova? Pela primeira vez, o maior contratante de engenheiros da Poli USP não foi um dos grandes bancos tradicionais, e sim o Nubank. Tal informação reafirma a pesquisa que traz o novo unicórnio financeiro no ranking das empresas mais desejadas, de acordo com estudo da Cia. de Talentos.

Leia também: Super Fintech: Nubank Terá Conta para Empresas

3 – Tendências globais

Você sabia que na China há dois serviços que dominam o mercado de pagamentos?

O WeChat Pay, espécie de WhatsApp chinês e o AliPay, do conglomerado Alibaba, os quais operam em apenas um mês, valores superiores ao volume anual do PayPal. Ambos são considerados Big Techs, gigantes tecnológicos que utilizam sua plataforma para alavancar novos mercados. Apple, Facebook, Google e outros gigantes estão de olho neste mercado. Se do outro lado do mundo deu certo, porque não por aqui?

4 – Regulamentação

Tente contar os grandes bancos no Brasil. Caso não seja do setor, provavelmente uma mão será suficiente. Hoje, mais de 80% dos ativos estão concentrados em apenas cinco organizações.

Esta distorção traz desafios aos reguladores do sistema, no caso o Banco Central do Brasil, cuja agenda para os próximos anos traz como objetivos o aumento da concorrência, a redução nos spreads e a universalização dos serviços. Situação análoga ocorre na aviação e telefonia celular, só para mencionar dois exemplos.

Baixe agora: Ebook Gratuito “A Revolução das Fintechs”

5 – Oferta de serviços

O item anterior tem relação direta com a atenção dedicada aos clientes. A combinação de baixa concorrência, poucos produtos substitutos e barreiras de entrada relevantes, trouxe uma acomodação aos participantes, cuja consequência se traduz nos rankings de reclamações de órgãos de defesa de consumidores.

Em contrapartida, pesquisas tem demonstrado uma crescente satisfação dos clientes com as fintechs, cuja oferta de serviços compreende taxas mais amigáveis, atendimento humanizado, flexibilidade e empatia.

Conclusão

Em síntese, parece que a vida dos bancos não será fácil daqui para a frente, assim como não foi para diversos mercados e empresas afetados pela disrupção digital, tais como: táxis, hotéis, locadoras, editoras e livrarias. Cabe a estes gigantes financeiros continuar o movimento para diminuir a erosão de suas bases de clientes e mudar seus modelos de negócios, ao mesmo tempo em que sofrerão pressões por melhores serviços e menores taxas.

A seu favor, estes gigantes financeiros contam com forte capitalização, robusta base de clientes, além da confiança de seus stakeholders com respeito a sua solidez financeira.

O grande fator desafiador estará a cargo de seus gestores na mudança de mindset necessária para aturarem em um ambiente diferente do atual, onde reinarão a experiência do cliente e a elevada concorrência.  Que venha logo o Open Banking para ajudar a organizar este novo ecossistema!

Participe da Lista Premium do Dinheirama no Telegram

Para que possamos ficar cada vez mais próximos de você e outros leitores especiais, criamos um grupo no aplicativo Telegram (Clique para participar)  que nos proporcionará um contato próximo.

A ideia é enviar diretamente através do Telegram nossos artigos, vídeos, planilhas, eBooks e mais, também iremos criar materiais exclusivos para quem fizer parte desse grupo Premium.

Também vamos dar prioridade para a Lista Premium do Dinheirama em alguns conteúdos como cursos e outras surpresas que vão sair ao longo do tempo, como acesso aos bastidores de nossas gravações e até prêmios.

Se você já possui o Telegram em seu celular, é muito simples entrar em nosso grupo Premium, você só precisa clicar Aqui e começar a fazer parte de nossa Lista Premium.

------ Este artigo foi escrito por Marcos Morita. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama

03 Aug 00:07

12 ajustes pro nosso treino físico ficar ainda melhor

by Jader Pires

Detalhes.

São eles que vão te ajudar a ter melhores performances em algum momento do seu treino físico, seja ele na academia ou na prática de corrida ou qualquer outros esportes.

A Go Outside listou 12 erros que podemos cometer que, se ajustados, vai dar aquele grau.

Saca só:

Erro #1: Treinar no vazio

As dietas com baixa quantidade de carboidrato são ótimas se a sua ideia é ir andando até o trabalho. Entretanto, atletas necessitam de combustível, e isso significa carboidratos. “Atletas de endurance têm melhor desempenho com uma dieta composta de aproximadamente 60% de carboidratos”, diz John Seifert, professor de saúde e desenvolvimento humano da Universidade Estadual de Montana (EUA) e pesquisador de ponta de nutrição esportiva.

A maioria das pessoas come carboidrato de menos, e não come o suficiente antes de fortes sessões de treino – o que faz com que se exercitem menos intensamente e, consequentemente, queimem menos calorias.

A solução: 

Especialistas dizem que você deve tentar consumir 2,5 gramas de carboidratos por quilo corporal todos os dias. Para ter uma ideia de quanto esse número representa, aguente a chatice de um dia contando na ponta do lápis a quantidade de carboidratos ingerida, e a partir dessa referência estime as quantidades das próximas refeições.

Não quer ficar fazendo contas na hora do almoço? Então se certifique de que a maior porção de cada refeição seja composta de carboidratos saudáveis, como frutas, vegetais de cores brilhantes e grãos integrais. Se você está saindo para correr 8 quilômetros, coma uma refeição rica em carboidratos 3 horas antes. Exemplo: 1 xícara de aveia com banana fatiada, 220 miligramas de iogurte desnatado e 220 miligramas de suco de laranja.

Não consegue esperar três horas? Coma uma cumbuca de cereal antes de sair de casa e mande uma garrafa de isotônico durante o treino.

Erro #2: Malhar por malhar

Seu treino deve suprir as demandas físicas do seu esporte. Levantar peso até a exaustão não vai ajudar em nada sua resistência na escalada. Corridas longas não desenvolvem a capacidade anaeróbica necessária para os jogadores de hockey.

E somente praticar exercícios para as duas pernas não faz sentido para esportes de para-e-corre, como futebol, uma atividade que alterna movimentos de uma perna por vez.

A solução: 

Assegure-se de que seus treinos estejam direcionados aos grupos musculares que você mais precisa. Se o seu esporte envolve corrida, faça alguns saltos com uma perna só. Se você é um ciclista de resistência, precisa converter algumas fibras musculares rápidas em fibras musculares lentas.

Então, faça o passeio do fim de semana (no mesmo trajeto que você faz nos treinos de todos os dias) num ritmo sossegado, de lazer. E, a não ser que você seja levantador de peso, não puxe ferro até a exaustão – isso só vai te fazer ficar dolorido no dia seguinte.

Erro #3: Viver na academia

É claro que correr na esteira é conveniente. Mas, além de entediante, é caro. E pesquisas demonstram que pode não ser tão efetivo: cientistas da Universidade de Estocolmo, na Suécia, testaram atletas correndo no que deveria ser um mesmo ritmo numa esteira e numa pista externa.

Resultado: eles foram mais rápidos na pista externa. E mais: se você não sair da academia, não vai ingerir de forma suficiente a vitamina D, que é um benefício oferecido pelo sol. Essa deficiência pode significar ossos fracos e uma pele mais branca do que giz.

A solução: 

Faça exercícios fora da academia pelo menos metade do tempo. Evite a esteira. Se você é um rato de academia, pode até modificar suas séries: tente fazer afundos (agachamento com os pés separados, um na frente e outro atrás) morro acima ou use um banco de praça como degrau.

E só por que ninguém usa a barra fixa ao lado da pista de corrida do parque, não quer dizer que você não possa.

Erro #4: Alongar a frio

Uma enxurrada de novos estudos sugere que a velha prática de alongamento estático (pense no “toque o dedão do pé por dois segundos”) não reduz o risco de lesão ou melhora o desempenho.

Na verdade, quando realizados a frio, os alongamentos estáticos podem estirar ligamentos e tendões. “O alongamento estático não é específico para cada esporte”, diz Mike Robertson, presidente da empresa de treinamento norte-americana Robertson Training Systems. “Eles aumentam o alcance do movimento passivo, mas não é disso que atletas precisam. Eles necessitam de mobilidade”.

Vamos dizer assim: se a flexibilidade é a habilidade de tocar o chão com as palmas das mãos sem flexionar os joelhos – um bom truque para se fazer numa festa –, mobilidade é o alcance funcional do movimento que você necessita para dar grandes braçadas na piscina.

A solução: 

Nunca alongue frio. Em vez disso, faça um aquecimento e tente fazer alguns exercícios de mobilidade, como afundos caminhando, que aumentam a força e a eficiência quando você está fazendo o movimento do jeito “normal”.

Se você tem um tendão ou grupo muscular que precise estar mais alongado para o seu esporte – um ombro pouco elástico, se você for um nadador, por exemplo – faça o sangue fluir pelos músculos e tendões com um aquecimento leve antes de começar a alongar.

Erro #5: Treinar longa e lentamente para queimar calorias

A maioria dos atletas que busca a perda de peso pratica treinos aeróbicos longos e lentos, já que a taxa máxima de queima de gordura ocorre a uma intensidade moderada de exercício (mais conhecida como fat zone, a zona da gordura). Mas se você está querendo fazer um furo a mais no cinto, precisa de intervalos de alta intensidade – simplesmente porque eles queimam mais calorias no geral.

Além disso, exercícios de intensidade alta aumentam seu metabolismo de repouso, porque estimulam o chamado consumo excessivo de oxigênio pós-exercício (EPOC, ou excess post-exercise oxygen consumption). “Seu corpo irá continuar a queimar calorias enquanto repõe o oxigênio que você consumiu durante o exercício”, diz Nick Winkelman, especialista em desempenho da Athlete’s Performance (EUA).

Aqui está uma maneira simples de se interpretar o assunto: para perder peso, você precisa perder mais energia do que consome. Treinos de alta intensidade são a maneira mais eficiente de se fazê-lo, especialmente se você tem apenas dez horas por semana para treinar.

A solução: 

Substitua um ou dois treinos de resistência semanais por intervalos de alta intensidade. Exemplo: aqueça a 65% de sua frequência cardíaca máxima por 5 minutos e então faça um intervalo de 1 a 2 minutos a 90-95%. Volte ao ritmo de aquecimento até que sua frequência volte a 65%.

Repita até que não consiga mais voltar a 65% em 2 minutos – ou seja, até que você esteja suando em bicas. Daí faça o desaquecimento.

Erro #6: Ignorar pesos

O detentor do recorde norte-americano de corrida em distância, Ryan Hall, puxa ferro. Michael Phelps acredita piamente em exercícios de força. E, num estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, um grupo de atletas amadores competitivos correu 21% mais tempo em sua máxima velocidade aeróbica após treinarem agachamentos por oito semanas.

Tradução: quando feito direito, treinamento de força melhora a eficiência e a performance em esportes de resistência. Ignore os pesos e você não alcançará seu melhor.

A solução: 

Adicione duas sessões de treino de resistência ao seu calendário semanal. Foque em movimentos multiarticulares, com peso livre, como o arranque unilateral: coloque um pesinho no chão, entre suas pernas, flexione os joelhos e o quadril, pegue o peso com uma mão, traga-o até o peito e levante-o direto acima da cabeça.

“No começo, faça mais repetições com menos peso”, explica o treinador Eric Cressey. E não tenha medo de aumentar sua massa. Desde que faça exercícios aeróbicos suficientes, você não vai se tornar um campeão de fisiculturismo.

Erro #7: Pegar muito leve

A sua corrida básica de 5 quilômetros é melhor do que ficar sentado no sofá, mas a não ser que você aumente a intensidade, ficará estacionado. “Um dos princípios básicos da fisiologia do exercício é o princípio da sobrecarga”, explica Stephen McGregor, diretor do laboratório de fisiologia do exercício da Universidade do Leste de Michigan (EUA).

“Isso quer dizer que você só vai melhorar se pegar mais pesado do que já treinou no passado”.

A solução: 

Aumente a dificuldade, lentamente. Corredores e ciclistas: iniciem sua rotina intervalada com oito intervalos de 1 minuto na máxima velocidade (intercalados com 2 minutos de recuperação).

Em cada treino seguinte, faça o máximo de intervalos que conseguirem nessa mesma velocidade até que consiga chegar a 12. Então aumente a velocidade até que, mais uma vez, consiga realizar apenas oito intervalos. Mas não exagere.

Erro #8: Pular a recuperação

Quando atletas profissionais não estão treinando, estão dormindo, comendo ou deitados no sofá, recuperando-se.

Quando você não está treinando, está trabalhando ou se desgastando com serviços domésticos. “Mesmo com um plano perfeito de treino, uma pessoa que está trabalhando demais pode cair no clássico overtraining, com queda do desempenho”, diz o fisiologista Corey Hart.

A solução: 

Fique atento ao seu sono (8 horas por noite), nível de energia e motivação. Quando você se sair mal em dois treinos consecutivos, reduza o treino em 50% até que recupere suas energias.

A cada quatro semanas, faça uma recuperação planejada, onde você corta a intensidade ou tempo do treino em 20 a 30% por uma semana.

Erro #9: Mover-se em um plano

Existem três planos de movimento: frente-trás, lado-lado e rotacional. A maioria das pessoas se exercita exclusivamente no plano frente-trás (corrida, bike, supino).

Isso deixa os músculos que controlam o movimento em outros planos (como oblíquos, abdutores de quadril e rotadores dos ombros) subdesenvolvidos, prejudicando o equilíbrio.

A solução: 

Coloque exercícios rotacionais e laterais no seu treino. Mesmo que você corra 60 quilômetros por semana, focar esses músculos vai melhorar a sua eficiência de movimento.

Comece com exercícios de uma perna, como avanços, e então adicione um elemento rotacional – segure uma medicine ball em frente ao peito, com os braços estendidos, e gire o tronco de um lado a outro em cada avanço (por exemplo: perna esquerda à frente, gire para a esquerda).

Tente exercícios pliométricos como o salto lateral: comece em pé e salte o mais longe que conseguir à direita. Aterrisse no pé direito, reequilibre-se e volte o mais longe que conseguir para a esquerda.

Erro #10: Obsessão abdominal

Você precisa de um core forte, mas a maioria dos atletas isola os músculos abdominais ignorando tudo ao redor – os músculos essenciais do quadril, tronco e costas, que formam o pilar do corpo.

“Treinar os abdominais e ignorar as outras partes fará com que tudo fique desequilibrado, ocasionando problemas como dor na lombar”, diz Paul Goldberg, técnico de força e condicionamento do time norte-americano de hockey Colorado Avalanche.

A solução: 

Fortaleça a lombar fazendo dorsais numa medicine ball. Para trabalhar os abdominais, dorsais e estabilizadores de quadris e ombros simultaneamente, tente agachamentos com peso sobre a cabeça: fique em pé com os braços estendidos acima da cabeça e um pesinho pequeno em cada mão.

Puxe o umbigo em direção à coluna e agache até que suas coxas estejam quase paralelas ao chão. Mantenha o core contraído enquanto levanta.

Erro #11 Fingir que é muito ocupado

Esta é a desculpa número um para não se exercitar. Mas o colega com aquele incômodo hábito de correr 10 quilômetros é tão ocupado quanto você. A barreira verdadeira é a falta de motivação consistente.

Ou, como diz o ultramaratonista Dean Karnazes: “onde há motivação suficiente para o exercício, há tempo para se exercitar”.

A solução: 

A maneira mais fácil de motivar-se é por meio de competição. Inscreva-se para uma corrida de rua, um triathlon, uma competição de bike, qualquer coisa.

Daí encontre um parceiro (o despertador pode não te tirar da cama, mas um parceiro esperando vai) ou junte-se a um grupo de treinamento de alguma assessoria esportiva. Ou apenas imagine como vai se sentir depois do exercício. “Nunca me senti pior depois de me exercitar”, conta Dean.

Erro #12: Não contabilizar

Manter um registro dos seus recordes pessoais pode soar como uma diversão para nerds do exercício, mas há uma razão para fazê-lo: se você quer melhorar seu condicionamento, tem que manter um diário do seu treino.

Um registro de exercícios é como uma avaliação no trabalho: sem eles, você não vai trabalhar tão duro.

A solução: 

Faça um diário de treinos. Se você quer ser obsessivo, sites como o trainingpeaks.com, que acompanham medidas de desempenho como velocidade e potência em pedaladas, são ótimos. Um frequencímetro também funciona.

Você correu 6,4 quilômetros em 35h15min, com frequência de 144 batimentos por minuto ontem? Repita esse número, ou melhore, da próxima vez.

24 May 23:36

Tatuagens são pra sempre e, na dúvida, menos é mais

by Redação PdH

A gente vive tentando se esquivar de erros que deixam marcas pra sempre em nossas vidas. É assim quando começamos novos relacionamentos, trocamos de emprego, decidimos o momento de ter um filho e... quando escolhemos o desenho de uma tatuagem.

Ainda que os métodos para apagar os desenhos de nossas peles estejam evoluindo, o sacrifício e as marcas ainda são suficientes para nos fazer pensar uma, duas ou três vezes antes de decidir. Ou pelo menos deveriam.

Nessa semana, por exemplo, o caso de um torcedor do Flamengo que decidiu tatuar o "manto rubronegro" foi revivido e, por mais que eu seja bem fanático por futebol, eu juro que não consigo entender o que levou o indivíduo a fazer isso.

Ele começou desenhando as linhas...
E agora já está colorindo as faixas...

A única alternativa que vem a minha cabeça é que o cara perdeu uma aposta. Mas logo depois chego a conclusão que para perder a aposta ele teve, em primeiro lugar, que apostar isso e, convenhamos, que tipo de aposta você faz para colocar isso como condição?

Foi então que encontramos o trabalho do tatuador iraniano-alemão Mo Ganjii que dedicou toda sua carreira a desenvolver tatuagens minimalistas com um único traço do começo ao fim. Segundo o artista e também segundo coisas que discutimos aqui e aqui, a simplicidade é um dos segredos para a vida e ele aplicou isso desde quando decidiu largar um estável e bem remunerado emprego corporativo para virar tatuador e desenvolver seu talento pessoal.

Lembra quando falamos lá no começo sobre tomar decisões difíceis que deixam marcas para sempre? Pois é, nesse caso, parece que deu certo. Você também acha?

Gosto se discute?

15 Mar 23:55

Quer pagar menos impostos? Conheça as despesas médicas que podem reduzir seu IR

by Imposto Rápido
Quer pagar menos impostos? Conheça as despesas médicas que podem reduzir seu IR

Despesas médicas são uma das principais fontes de dedução do imposto de renda das pessoas físicas. Porém, é preciso tomar cuidado, pois também são um dos principais motivos que levam Declarações Anuais de IRPF a ficarem retidas em Malha Fina. Em virtude disso, é primordial que o contribuinte tenha certeza que está incluindo as despesas médicas permitidas para dedução, de acordo com o Regulamento do Imposto de Renda.

Convite: Faça seu imposto de renda com o Imposto Rápido! Facilidade e rapidez ao seu lado

O contribuinte pode incluir no modelo completo todos os gastos com saúde relacionados a tratamento próprio, dos dependentes ou alimentandos, sem limite de dedução. Veja o que pode ser considerado despesa médica:

eBook gratuito recomendado: Riqueza pessoal é possível

  1. Gastos médicos: incluem consultas a médicos de todas as especialidades: clínicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos.
  2. Psicólogo ou psiquiatra: o tratamento da saúde mental e emocional também é considerado um tipo de despesa com saúde.
  3. Fisioterapia: é possível descontar do Imposto de Renda os gastos com esse tipo de reabilitação terapêutica.
  4. Plano de saúde: podem ser deduzidos integralmente os pagamentos a operadora de plano de saúde ou a administradoras de benefícios que cubram as despesas ou assegurem o direito ao atendimento.
  5. Dentista: a visita ao dentista também gera desconto no IR, desde tratamentos de canal, extração de dentes até cirurgias periodontais.
  6. Gastos com hospitais: todos as despesas incluídas nas notas do estabelecimento hospitalar.
  7. Exames laboratoriais: as despesas provenientes de exames laboratoriais e serviços radiológicos.
  8. Implante dentário, dentaduras, coroas, pontes: esses itens enquadram-se no conceito de próteses dentárias e podem ser deduzidas do IR. Como uma ressalva: desde que constem na conta emitida pelo profissional.
  9. Cirurgia plástica: podem ser abatidas as cirurgias plásticas, reparadoras ou não, com a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde física ou mental do paciente. As despesas com próteses de silicone não são dedutíveis, exceto quando o valor integrar a conta emitida por estabelecimento hospitalar relativamente a uma despesa dedutível.
  10. Gasto médico em outro país: as despesas médicas ou de hospitalização realizadas no exterior também são dedutíveis, desde que devidamente comprovadas com documentação idônea.
  11. Cadeira de rodas: a compra deste item para portadores de deficiência física, está prevista para o abatimento do Imposto de Renda.
  12. Aparelhos e próteses ortopédicas: são considerados para dedução, pernas e braços mecânicos, andadores, palmilhas e calçados ortopédicos, e qualquer outro aparelho ortopédico destinado à correção de desvio de coluna ou defeitos dos membros ou das articulações.
  13. As despesas de instrução de deficiente físico ou mental: essas despesas devem ser declaradas como médicas, desde que a deficiência seja atestada em laudo médico e o pagamento efetuado a entidades destinadas a deficientes físicos ou mentais.
  14. Estabelecimento geriátrico: as despesas de internação para tratamento geriátrico só poderão ser deduzidas se o referido estabelecimento for qualificado como hospital, ou seja, se enquadrar nas normas relativas a estabelecimentos geriátricos pelo Ministério da Saúde e tiver a licença de funcionamento aprovada pelas autoridades competentes.
  15. Enfermeiro, assistente social e massagista: podem ser deduzidas desde que por motivo de internação do contribuinte e seus dependentes, e integrem a fatura emitida pelo estabelecimento hospitalar.
  16. Internação hospitalar em residência: é dedutível somente se essa despesa integrar a fatura emitida pelo estabelecimento hospitalar.
  17. Acompanhante em internação: não são dedutíveis, inclusive de quarto particular utilizado pelo contribuinte.
  18. Exame de DNA: o exame de DNA para investigação de paternidade não é considerado despesa médica para fins tributários.
  19. Marcapasso, parafusos e placas: são dedutíveis desde que o valor esteja incluído na conta hospitalar ou na conta emitida pelo profissional.
  20. Medicamentos e Vacinas: não são dedutíveis, a não ser que integrem a conta emitida por estabelecimento hospitalar.
  21. Passagem e hospedagem para tratamento médico: esses gastos efetuados para fins de tratamento médico não são dedutíveis.
  22. Nutricionista: não são dedutíveis do IR por não ser consideradas despesas médicas.

Ferramenta recomendada: Super planilha para seu controle financeiro

Conclusão

Importante mencionar que as despesas médicas podem ser deduzidas se o custo for do contribuinte. Para despesas reembolsadas pela empresa ou pelo plano, apenas o percentual pago pelo contribuinte pode ser utilizado. No comprovante fornecido pelo plano de saúde deve constar o valor pago pelo plano, o que foi restituído e o que foi pago pelo contribuinte. Falhas ou erros ao incluir essas despesas na declaração levarão o contribuinte a ter sua declaração retida em malha fina.

A dedução dessas despesas é condicionada a que os pagamentos sejam informados na ficha Pagamentos Efetuados da Declaração de Ajuste Anual, e comprovados, quando requisitados, com documentos originais que indiquem o nome, endereço e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de quem os recebeu. Os comprovantes devem ser guardados por pelo menos cinco anos a partir da data da entrega.

Nota: Esta coluna é mantida pela Imposto Rápido, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Texto por: Eliana Lopes, especialista em Imposto de Renda do Imposto Rápido. Com mais de 10 anos de experiência trabalhando com Declarações de Pessoas Físicas, já passou por duas empresas Big Four (Deloitte e EY) e pela H&R Block.

------

Este artigo foi escrito por Imposto Rápido.

Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama
16 Feb 00:01

A técnica de produtividade que vai salvar o seu dia, diminuir o cansaço e poupar stress

by Luciano Andolini

Você senta, começa seu dia de trabalho. Então, abre os emails, responde mensagens, atende o telefone, aparecem pendências e começa a corrida pra resolver tudo. Além disso, ainda tem as tarefas que ficaram desde ontem e, agora, você tem uma montanha de coisas pra resolver enquanto precisa se manter acessível e responder aos mil chamados que continuam acontecendo dia adentro.

Quando a noite vem chegando, bate o desespero de final de tarde, você finalmente se esforça mais ainda, mata algumas das tarefas, mas não tem jeito, precisa deixar algumas coisas pra amanhã.

Mas aí, quando você chega pra labuta de novo, abre os emails, responde mensagens, atende o telefone, aparecem pendências e começa a corrida pra resolver tudo…

Essa é a história da minha vida.

Ao final do dia, eu estava exausto, moído, incapaz de qualquer coisa. Sem contar a frustração de ver a pilha de tarefas crescer cada vez mais.

Sei que cada pessoa tem as suas particularidades, mas se você tem uma rotina parecida com a minha, pode ser que a dica que vou dar seja útil pra você.

Ser interrompido não só atrapalha como faz mal

Antes as distrações e interrupções fossem só um problema do trabalho.

A realidade é que, hoje, estar em um ambiente protegido e favorável ao foco é difícil, é nadar contra a corrente.

Nossa cultura valoriza e disputa a moeda mais escassa do nosso tempo: a atenção. Todo mundo quer um naco dela, a começar pela publicidade, passando por vendedores, programas de televisão, filmes, música, aplicativos de celular e, claro, nossos empregadores e colegas de trabalho.

A realidade é que você pode dispor de dinheiro praticamente infinito, mas sua atenção, seu tempo, nunca poderão ser esticados ou multiplicados. Cada segundo que passa é único e você jamais terá outro pra colocar no lugar.

Ao olharmos para as interrupções, é muito fácil acusar todo o mundo pela nossa falta de foco, mas a realidade é que pesquisas indicam que as pessoas interrompem a si mesmas durante o trabalho quase tanto quanto são interrompidas. Cerca de 44% das interrupções são por causas próprias, segundo Gloria Mark, PhD e professora na Donald Bren School of Information and Computer Sciences da Universidade da California.

Alô, trabalho multitarefa? Talvez não seja uma boa ideia.

Gloria também afirma que quem tem a sensação de ter seu dia de trabalho sugado por interrupções, provavelmente está certo. Segundo ela, você demora em média 23 minutos para retomar o foco após uma interrupção. Ou seja, bastam umas 20 interrupções para o seu dia inteiro desaparecer na sua frente.

Há um estudo que diz que interrupções diminuem seu QI em até 50%. E outro que fala que pessoas submetidas a interrupções de 2.8 segundos ao executar uma tarefa cometeram o dobro da quantidade de erros que outras que não foram interrompidas.

Ainda segundo Gloria e sua pesquisa, as interrupções no trabalho têm um custo real que vai além da diminuição da produtividade: um aumento significativo nas taxas de esforço, frustração, pressão e estresse.

Além disso, há sinais de que ser constantemente interrompido no trabalho pode levar a aumentos da irritabilidade e ansiedade.

Ou seja, trabalhar focado pode ser melhor não só pra sua produtividade, como para a sua saúde.

Nem tanto ao norte, nem tanto ao sul

Mas é preciso tomar cuidado para não cair em um outro extremo.

Trabalhar focado por tempo demais, sem descanso, pode levar a um outro problema, a Fadiga de Atenção.

Como falei aqui em cima, vivemos em um mundo repleto de fenômenos pululando na nossa frente o tempo inteiro. Então, é raríssimo estar em um ambiente que nos ofereça o isolamento necessário para focarmos sem nos preocupar com o que acontece ao nosso redor.

Assim, quando trabalhamos de forma focada em algo, o cérebro não só gerencia a atividade em si, como reserva recursos para isolar os estímulos externos, evitando que nos distraiamos. Claro que isso tem um custo de energia. Com o tempo e quanto mais distrativo for o ambiente, mais recursos de “força de vontade” nós consumimos. O resultado é que, ao final, você fica esgotado, fatigado.

Por isso, você precisa de períodos de descanso, para o cérebro se recuperar.

Ou seja, excesso de foco também é uma má ideia.

Apresento o método Pomodoro

O método Pomodoro mudou minha vida. É tão efetivo que não sei como não se fala mais nele.

Eu mesmo passei por diversos problemas com distrações e sempre que preciso dar um gás e produzir direito, recorro ao Pomodoro.

Então, primeiro, uma explicação simples.

O Pomodoro não é bem um sistema de produtividade, mas um sistema de gerenciamento de tempo.

Ele consiste em trabalhar por curtos estirões focados e dar ao cérebro um intervalo para se recuperar.

Normalmente, delimita-se 25 minutos em um despertador ou timer. Você desliga o celular, fecha todas as abas, ignora o resto do mundo e faz o que tem de fazer. De repente, o relógio vai tocar. Então, é hora de levantar, tomar um café, ir ao banheiro, se alongar, enfim, qualquer coisa não relacionada a trabalho.

Depois de uns 5 minutos, você senta e repete o processo.

Após quatro Pomodoros (que é como se chama esse tempo de trabalho), você tira um descanso maior, de uns 15 minutos ou um pouco mais (eu mesmo tiro meia hora).

Quanto mais simples a implementação, melhor, então, vejo muita gente por aí recomendando um timer de cozinha para marcar seus Pomodoros, por ser um objeto externo que vira uma espécie de lembrete e até um aviso para seus colegas não te interromperem. Mas também há inúmeros aplicativos que fazem o serviço, como o Focus Booster, PomoDone, Pomodoro Keeper, Tomighty, Pomodoro.cc e Pomodoro Time Pro, só pra citar alguns.

Claro que há limitações, não vai ser possível usar o sistema em todos os casos. Em um trabalho no qual você tenha de responder imediatamente aos chamados, o Pomodoro vai ser inútil ou impossível de ser implementado.

O bom é que esse sistema permite a você alguma flexibilidade.

Com o tempo, percebi que a minha rotina não era muito compatível com a ideia de compartimentar o tempo inteiro do meu dia. Então, passei a não planejar o meu tempo de trabalho só em Pomodoros, mas também inseri um bom tempo para resolver tarefas que não demandem tanta concentração.

Ou seja, meu dia é separado em uma certa quantidade de Pomodoros, que é quando eu escrevo, por exemplo. Normalmente, uns 4 ou 5. Não mais que isso.

Sim, é difícil não ser interrompido, mas garanto que produzo mais nesse pouco tempo focado do que em um dia inteiro solto.

Assim, depois de planejar alguns Pomodoros, o resto do dia eu deixo livre para o que der e vier.

Pra mim, o lucro foi conseguir produzir de forma mais efetiva e, principalmente, com menos estresse.

Então, revisando:

1. Escolha uma tarefa;

2. Configure um despertador ou timer para 25 minutos;

3. Sente e trabalhe, não dê trela a nenhuma interrupção. Se for algo importante, anote em um caderninho e só dê atenção a ela depois;

4. Quando o despertador tocar, marque sua tarefa ou Pomodoro como feitos;

5. Dê uma pequena pausa de uns 5 minutos. Levante, vá ao banheiro, tome uma água ou café;

6. A cada 4 Pomodoros, dê uma pausa mais longa, de uns 15 a 30 minutos.

* * *

E vocês, como gerenciam distrações? Estou aceitando dicas.

E, como sempre, espero que o texto tenha sido útil. ;)

Nota: esse texto foi originalmente publicado no meu Medium. Se quiser acompanhar, é só me seguir por lá.

12 Feb 13:12

9 Incríveis coincidências que vão te deixar cheio de perguntas

by Gislaine Lima

1- Titanic previsto?

Em 1898, 14 anos antes do naufrágio do Titanic, Morgan Robertson escreveu o livro Futility (Inutilidade), que falava sobre o naufrágio de um cruzeiro chamado “Titan”. Além da coincidência com o nome, ambos os barcos eram considerados impossíveis de naufragar, além de possuir características técnicas parecidas. Durante a história, bem como no Titanic, durante o naufrágio se descobria que não haviam botes salva-vidas suficientes, e ambos se chocaram contra um Iceberg no Atlântico Norte.

2- Os automóveis “exclusivos” que se encontraram

Em 1895, em Ohio-EUA, a indústria automobilística estava apenas começando a de desenvolver. Portanto, haviam apenas dois automóveis no estado. O curioso disso tudo? Os dois carros se chocaram em um acidente de trânsito.

3. Coincidências entre Abraham Lincoln e John Kennedy

Existem muitas coincidências entre dois ex-presidentes dos EUA: Abraham Lincoln e John Kennedy. Aqui está uma pequena parte delas:

– Ambos foram assassinados com um tiro na nuca em uma sexta-feira antecedente a um dia festivo. Lincoln na véspera da páscoa; Kennedy na vésepra do Dia de Ação de Graças.

– Os dois presidentes tiveram quatro filhos.

– Ambos tiveram um amigo chamado Billy Graham.

– Kennedy tinha um secretária que possuía Lincoln em seu nome; Lincoln tinha um secretário chamado John.

– Os sucessores de ambos foram seus vice-presidentes de sobrenome Johnson, ambos eram democratas.

4- Coincidência entre irmãos

Em julho de 1975, Erskine Lawrence Ebbin, morador de Bermudas, tinha 17 anos e conduzia sua moto quando foi morto após se envolver em um acidente com um táxi. Quase um ano antes disso, também em julho, morreu seu irmão, que também tinha 17 anos. Ele viajava na mesma motocicleta, e da mesma forma que o irmão, se chocou com um táxi. O mais bizarro, acredite, é que se tratava do mesmo taxista, levando o mesmo passageiro.

5. Nome especial para o Império Romano

Roma, a cidade onde começou a história do Império Romano, foi fundada por Rômulo e Remo, sendo o primeiro irmão o primeiro imperador do Roma. O último governante do Império Ocidental foi Rômulo Augusto – que havia nascido como Flávio Rômulo Augusto. De qualquer forma, o nome “Rômulo” começou e terminou a história de Roma.

6- O primeiro e o último soldado

Os túmulos do primeiro soldado britânico falecido na Primeira Guerra Mundial e do último estão localizadas a uma distância de 6 metros entre si. Além disso as lápidas estão voltadas uma para a outra. Tudo isso foi feito de forma ocasional, sem ninguém planejar nada.

7- Reencarnação?

O fundador Enzo Ferrari, fundador da empresa automobilística mais famosa do mundo, morreu em 1988. Um mês depois, nascia o jogador de futebol Mesut Özil. Nessa foto, eles parece irmãos gêmeos.

8- Edgar Allan Poe e sua máquina do tempo

Na obra de Edgar Allan Poe, “A Narrativa de Arthur Gordon Pym” falando sobre como quatro sobreviventes de um naufrágio marinheiros tiveram que comer (literalmente) um funcionário do navio, Richard Parker., o autor diz ter se baseado em fatos reais, mas na verdade não o fez.

No entanto, 46 anos depois que o livro saiu, de fato ocorreu um naufrágio e os membros sobreviventes da tripulação decidiram que a única saída para não morrerem de fome era comer um funcionário chamado Richard Parker. Esse fato levou a rumores de que Allan Poe tinha uma máquina do tempo.

9- Anthony Hopkins e A Garota de Petrovka

Certo dia o ator Anthony Hopkins precisava urgentemente do livro ‘A garota de Petrovka’, do autor George Feifer, para estudar a respeito de um papel que estava prestes a encenar. Ele não encontrava o livro em nenhum lugar, até que por acidente encontro um exemplar da obra esquecido em uma estação de trem.

Quando conheceu Feifer, anos depois, o autor lhe disse que não possuía nenhum exemplar, e que o último havia sido emprestado a um amigo, que o perdeu em uma estação de trem.

Créditos: ClimatologiaGeografica.com.br

28 Nov 23:24

A criança mais legal que você verá esse ano

by Joe

IUAHEIUEAHEAIUHEAIUAEIUAEIEAUHIUHAEIEA EU AMO ESSE GURI EU QUERO ELE NO MEU PRÓXIMO CHURRASCO DESLIZANDO NO MEU PISO SUJO

Dica do leitor Caio Neri.

11 Nov 00:48

O Que Fazer Quando Você Está No Banheiro Sem Um Smartphone

Não tenho esse tipo de habilidade, vou continuar lendo o rótulo do shampoo

03 Nov 23:22

Lista com todos os jogos totalmente grátis da Steam

by Ivo Neuman

Contra as pegadinhas dos jogos “quase” gratuitos, que faturam com os itens especiais vendidos dentro dos games, o usuário do Reddit Jimeowan organizou uma lista com todos os jogos realmente grátis disponíveis na Steam.

Na lista, nenhum jogo revolucionário ou espetacular, mas apenas aqueles que não vendem DLC, itens no jogo, etc. Ao lado do nome/link do jogo, a nota de popularidade do título entre os usuários da Steam:

 

Transmission Element 120

Tiro em Primeira Pessoa (FPS):

 

Moirai_15

Exploração em Primeira Pessoa:

 

ss_371f2ce6b049a8db1749f7d4d0a099dc176b2972.600x338

Horror em Primeira Pessoa:

 

unnamed

Arcade/Plataforma:

 

18164809379410

Aventura 2D (visão lateral):

 

maxresdefault (4)

Aventura 2D (visão de cima para baixo/RPGs):

 

altitude_game_screenshot_2

Simulação:

 

maxresdefault (5)

Aventuras Visuais/Texto:

 

ss_ef7e222d9f700d9901522a33009692aacdcfcac0.1920x1080

Outros:

Copiado amistosamente do glorioso Slonik.
03 Nov 23:08

5 recursos do Waze que você talvez não conheça

by Redação

5 recursos do Waze que você talvez não conheça

O app recebeu diversas atualizações e novidades ao ser comprado pelo Google, em 2013

O Waze é um dos aplicativos mais populares do mundo no quesito localização/GPS e trânsito, com mais de 65 milhões de clientes, segundo o Google, que comprou a empresa de localização por GPS em 2013.

No entanto, o app disponibiliza algumas funções que não são tão conhecidas assim, mas que podem ser uma verdadeira "mão na roda" na hora do aperto.

Abaixo você confere cinco dicas de uso pro Waze, de acordo com o próprio Google:

1. Percursos Planejados

Os usuários do app podem chegar a tempo para os seus compromissos de uma forma mais simples, através do recurso "Percursos Planejados". O recurso permite o agendamento de um percurso planejado ou até mesmo um percurso de um outro recurso, o Sincronizar Calendário, que permite que você sincronize seus calendários (como o Facebook e o Google) com o Waze para sempre saber quando é hora de pegar a estrada.

Para agendar um Percurso Planejado, vá para Menu > Percursos Planejados > Planejar percurso > digitar o endereço na barra de pesquisa > Escolher o horário que você terá que chegar no seu destino e aperte “Salvar”. Para sincronizar o calendário, vá para Menu > Configurações > Percursos Planejados > ative “Sincronizar Agenda”.

2. Rodízio veicular

Sim, o Waze pode ajudar os usuários a evitar multas por rodízio veicular! Para que o aplicativo guie você com base na política de restrição de vias da cidade, basta adicionar os dois últimos números da placa do seu carro e navegar sem stress durante a semana.
Para configurar esse recurso, vá para Menu > Configurações > Navegação > Rodízio veicular e adicione a informação da sua placa do veículo.

3. Opções de rota

Se um usuário não é um grande fã de estradas de terra, vias expressas ou de pedágios, isso não é um problema para o Waze! Os usuários podem optar por evitar esses caminhos, criando rotas como eles preferirem. Além disso, o app permite que você escolha o seu tipo de rota: a mais rápida ou a mais curta.

Para isso, vá até Menu > Configurações > Navegação e customize a sua rota de acordo com as opções disponíveis.

4. Lembrete de Criança pode ajudar você não esquecer animais no carro

Lembrete de Criança é um alerta personalizável que aparece quando você chega ao destino. Além de lembrar os usuários de pegar seus filhos no carro, ele é útil para animais de estimação ou para objetos, como mantimentos, ou simplesmente algo que você precisa ser lembrado de fazer após uma longa viagem de carro.

Para ativar, basta acessar o Menu > Configurações > Ativar o lembrete. Para personalizar a mensagem, selecione “Mensagem personalizada”, digite o texto e clique em “Pronto”.

5. Seja social

O Waze é um aplicativo de navegação com crowdsourcing, o que significa que ele é social desde o seu DNA. Os Wazers podem compartilhar o seu horário estimado de chegada (HEC) com outros usuários, para que as pessoas saibam, com base nas condições de trânsito, quando eles vão chegar.

A partir da sincronização das contas em redes sociais, os usuários também podem mandar automaticamente as atualizações via Facebook e Twitter.

Para enviar o seu HEC (Horário Estimado de Chegada) antes de começar a dirigir, selecione o amigo ou os amigos que gostaria de avisar e toque em Enviar, ou envie como uma mensagem de texto, mensagem no WhatsApp, e-mail ou link clicando em Mais.

Para enviar o seu HEC quando você já começou a dirigir, toque no painel do HEC na parte inferior da tela > envie a ETA e selecione o amigo ou os amigos que gostaria de avisar e toque em Enviar ou envie como uma mensagem de texto, mensagem no WhatsApp, e-mail ou link clicando em Mais.

30 Oct 18:08

Coletânea de vídeos curtos extremamente imbecis (#27)

by Joe

1.

2.


3.

4.


5.

6.

7.

Como ontem não teve, está tendo hoje. Estamos aqui semanalmente buscando sempre o maior nível de retardo.

30 Oct 18:01

4 erros que impedem sua empresa de ser lucrativa

by Renan Kaminski e Aleksander Avalca, da 4blue

4 erros que impedem sua empresa de ser lucrativa

O pensamento comum é: “para aumentar meus lucros, preciso vender mais”. Será que isso basta?

Lucrar.

Este é o objetivo financeiro primordial da qualquer empresa.

Ok, o empresário pode querer seguir seu sonho, ter liberdade de tempo, fazer as coisas da forma que ele acredita. Porém, tudo isso só vai acontecer se o negócio for lucrativo.

O pensamento comum é: “para aumentar meus lucros, preciso vender mais”. Em parte é verdade, mas é possível, sim, aumentar a lucratividade do negócio sem mexer nas vendas.

Na verdade existem 2 caminhos para aumentar o lucro de uma empresa

1) Receber mais dinheiro

2) Fazer uma gestão precisa e correta do dinheiro

Porém, receber mais dinheiro é um fator pelo qual você trabalha, mas que não depende apenas de você. É uma sééééérie de fatores que irão determinar se a empresa vai conseguir faturar mais o não – aquecimento do mercado, seu marketing e vendas, oferta da concorrência, etc. etc...

Já fazer uma boa gestão do dinheiro depende única e exclusivamente da empresa. Mas infelizmente muitos pequenos empresários não levam tão a sério esta parte.

Tanto por falta de conhecimento quanto por ser uma área mais “chata” do que vender.

Então, sem mais delongas, vamos ver 4 erros que impedem sua empresa de ser lucrativa. E como resolver estes erros.
Só uma última coisa antes...

A 4blue, empresa especialista em gestão financeira para pequenas empresas, está com um curso gratuito de gestão financeira que poderá ser muito útil nesta boa gestão do dinheiro. São 5 aulas que falam sobre Mentalidade Financeira, Controle Correto (neste aula você irá se surpreender com algumas coisas), Mudança de Hábitos, Ponto de Equilíbrio e Análises Financeiras.

Já são mais de 4mil alunos neste curso! Garanta sua vaga Aqui =)

1. Não separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa

Dinheiro da empresa é dinheiro da empresa. Dinheiro da pessoa é dinheiro da pessoa. Você precisa ter o dinheiro 100% separado.
Possivelmente você saiba que isto precisa ser feito, mas talvez ainda não o fez.

O ponto é: quando você mistura o dinheiro da pessoa física com o dinheiro da pessoa jurídica, a sua empresa fica a mercê dos seus gastos pessoais. Se num mês você gasta mais, a empresa tem mais despesas. Se no outro você, pessoalmente, gasta menos, a empresa gasta menos.

Na grandiosa maioria dos casos o empresário acaba retirando mais dinheiro do que seria o adequado fazendo com que a empresa lucre menos.

Leia mais sobre este assunto aqui neste post

2. Não saber para onde vai o dinheiro

Existe uma velha frase da administração que diz que “quem não mede não gerencia”.

Se você não tiver um controle exato de tudo que entra e tudo que sai de dinheiro, você não tem como gerenciar esse dinheiro. E se você não gerencia o dinheiro, você lucra menos. Simples assim.

A forma correta de controlar o dinheiro do negócio é ensinada no curso grátis “Gestão Financeira para Pequenas Empresas”. O curso é 100% online e gratuito. Basta se cadastrar e começar a assistir as aulas.

É extremamente importante você ter a certeza que seu controle está correto, pois qualquer erro na forma em que você faz o controle financeiro irá te levar a decisões erradas!

Inclusive na 2ª aula do curso grátis mencionado acima é apresentado algumas falhas dos principais softwares que existem no mercado.

3. Precificar errado

Não é incomum ver negócios que tem muitos clientes (seja um prestador de serviço ou mesmo um comércio), mas que ainda assim não tem lucro. Muitas vezes a culpa é de uma precificação errada.

Mesmo que você tenha muitos clientes, ao cobrar menos do que seria o correto você terá problemas de caixa.

A velha e famosa frase de “pagar para trabalhar”, mesmo tendo muitos clientes.

Outro ponto a se atentar é que se não é possível cobrar mais caro, provavelmente você vai precisar diminuir os custos do negócio para equilibrar a situação.

Este artigo aborda 6 dicas simples para redução de custos, mesmo com uma empresa já enxuta.

Se você ainda não tem uma precificação correta, este e-book de Precificação para Produtos e Serviços pode lhe ajudar.

4. Não analisar os números

Talvez este seja o mais comum dos erros.

Você até separa o dinheiro pessoal da empresa, você registra todas as movimentações financeiras e até tem certeza do preço que está cobrando, porém, não faz uma análise detalhada dos números do negócio.

Como se diz por aí, você está deixando dinheiro na mesa.

A análise dos números do negócio permite que você tome melhores decisões. Seja para realizar investimentos, cortar custos, negociar com fornecedores, enfim.

A gestão financeira serve para você tomar melhores decisões. Ao tomar melhores decisões você faz o seu negócio crescer mais e lucrar mais.

Já comentei e volto a reforçar: o curso gratuito de gestão financeira da 4blue vai lhe ajudar muito a melhorar a gestão do dinheiro do negócio.

Se a sua empresa não está sendo tão lucrativa quanto você gostaria, estão aí 4 fatores para você melhorar. Mesmo sem vender mais é possível lucrar mais.

Se sua empresa já é lucrativa, acredite, poderia ser ainda melhor =)

Basta aprender a gerenciar o dinheiro da empresa.

A 4blue é especialista em gestão financeira para pequenas empresas. Desde 2009 já ajudamos mais de 20mil empreendedores a ajustar as finanças da empresa.

Nós pegamos todos os conceitos e metodologias de gestão financeira que existem voltadas para grandes empresas e adaptamos para pequenos negócios.

A realidade dos pequenos empreendedores é extremamente diferente de grandes empresas, além disso, tentamos transformar um conceito tão “chato” e pouco “chamativo” para algo mais simples e prático. E até mesmo divertido ^-^

Esperamos com isso ajudar o empreendedorismo brasileiro e diminuir a dificuldade encontrada no dia a dia por pequenos empresários.

Grande abraço!

Renan Kaminski e Aleksander AvalcaSócios da 4blue.

 

30 Sep 02:12

Coisas para se fazer quando o tédio bater no trabalho

by ninja amarelo

CARA O QUE EU RI DISSO NÃO DÁ PRA DESCREVER VEI Ç~FLSDAÇSKF

The post Coisas para se fazer quando o tédio bater no trabalho appeared first on Le Ninja.

29 Jul 02:49

Esse homem construiu seu próprio helicóptero e mostrou o funcionamento para seus amigos

by Budah

Se vocês achavam que o Padre do Balão era um cara louco, o que dizer desse que construiu seu próprio helicóptero e fez uma demonstração pública, sem ao menos usar um capacete ou qualquer acessório de proteção?

Só tem uma diferença. Ele voltou!

17 Jul 15:17

Mecânicos reativam tanque de guerra que estava abandonado em vila ucraniana

by Budah

Esse vídeo mostra um grupo de mecânicos ucranianos(ou russos) dando um jeito e fazendo um tanque ISU-152 “Zveroboy”, que estava abandonado desde a segunda guerra mundial em uma vila ucraniana, voltar a tona e roncar como um perfeito combatente. Veja só!

Pronto, agora eles tem um tanque na garagem!

05 Jun 14:13

Coletânea de imagens aleatórias da semana

by Joe

fotas (1)

fotas (2)

fotas (3)

fotas (4)

fotas (5)

fotas (6)

fotas (7)

fotas (8)

fotas (9)

fotas (10)

fotas (11)

fotas (12)

fotas (13)

fotas (14)

fotas (15)

fotas (16)

fotas (17)

fotas (18)

fotas (19)

fotas (20)

fotas (21)

fotas (22)

fotas (23)

fotas (24)

fotas (25)

fotas (26)

fotas (27)

fotas (28)

fotas (29)

fotas (30)

fotas (31)

fotas (32)

fotas (33)

fotas (34)

fotas (35)

fotas (36)

fotas (37)

fotas (38)

fotas (39)

fotas (40)

fotas (41)

Nessa última foto detalhe na bunda do cachorro que foi photoshopada. Seria este o limite da internet? Provavelmente não.

24 May 01:19

Black Potter



Queeee maldade =O

22 May 12:32

Um polvo gigante voando pelo céu

by EvelRyu

13230269_10154877545734676_202341358879071146_n

O vídeo abaixo foi filmado na Reservatório da Marina em Singapura e o polvo gigante que que você vê flutuando no céu é na verdade uma pipa, a mais bonita e majestosa que já vi. Assista:
22 May 12:30

Experimento Sobre Conformidade Social

Por mais que você não queira admitir, eu aposto que você faria o mesmo, né?

02 May 02:02

Abelha biônica tira prego que estava cravado em parede

by Budah

Pode até parecer mentira, mas o youtuber MrDowner1306 conseguiu flagrar uma cena sensacional de uma abelha retirando um PREGO de uma parede. Assista aí:

Essa que é a abelha “carpinteira”? kkk

21 Apr 17:30

Eu não mandei parar

by Joe

Ei, parou por quê? Pode continuar, vocês são minhas vadias agora. Podem me chamar de REI JULIAN.

21 Apr 17:20

Um pequeno problema que vem do berço

by ninja vermelho

nome-1

Certeza que daqui a pouco aparece uma Dilma triste aqui nos comentários.

The post Um pequeno problema que vem do berço appeared first on Le Ninja.

18 Apr 02:48

O que fazer com aquele arquivo velho

by Joe

arquivo

Uma tela de metal, um alicate, e carvão e você tem um forno espetacular pra assar suas podrera tudo, inclusive massas e salgados. Quanto mais tempo sem limpar, melhor o gosto.

18 Apr 02:25

6 Fatos que seu Professor Esquerdista não te Contou

by Porco Capitalista
1. O comunismo falhou miseravelmente




Estima-se que os regimes comunistas ao longo do século XX tenham matado pelo menos 100 milhões de pessoas em todo mundo. Alguns podem até contestar esse número, mas precisam admitir que é impossível esconder tantas mortes varrendo tudo pra debaixo do tapete. Crimes de tamanhas proporções deixam rastros visíveis demais para serem ignorados.

Este número inclui não só as pessoas que foram mortas pela repressão típica destes regimes totalitários mas também em consequência de suas políticas econômicas desastrosas, tais como os confiscos que resultaram na fome russa de 1921 e no Holodomor ou a coletivização forçada do campo, implementada por Mao Tse Tung que resultou na Grande Fome Chinesa e por sua vez matou cerca de 20 milhões de pessoas.



Alguns regimes foram letais ao extremo. É o caso do Khmer Vermelho no Camboja que conseguiu exterminar nada mais, nada menos que um terço da população do país. 

O pior de tudo é que o comunismo acabou desmoronando em todos estes países e seu modelo teve que ser abandonado. Todas estas pessoas morreram em vão. Em nome de um ideal fracassado. O muro de Berlim caiu. A União Soviética não existe mais e a China mergulha de cabeça no capitalismo.

Mas não só o velho comunismo falhou. Os novos modelos de socialismo parecem fadados ao mesmo destino. O assim chamado "socialismo do século XXI" praticado na vizinha Venezuela dá claros sinais de que não poderá se sustentar por muito tempo. O país, mesmo tendo uma das maiores reservas de petróleo do mundo é assolado hoje por escassez de todo tipo de bem imaginável, de energia elétrica à papel higiênico, passando por frango, leite e outros produtos essenciais. Tem uma das taxas de inflação mais altas do mundo e uma taxa de homicídios também entre as mais altas do mundo.


2. A teoria de Marx foi refutada



Karl Marx construiu toda a sua teoria em cima de uma idéia errada herdada dos economistas clássicos: A teoria do Valor Trabalho. Segundo a teoria do Valor Trabalho, o valor real de  uma mercadoria era definido pela quantidade de trabalho investido na sua produção.

Com base nisso, Marx arroga ter descoberto o conceito da Mais Valia que dizia o seguinte: Se a mercadoria vale a quantidade de trabalho investida na sua produção, para que o patrão, que não trabalha diretamente, tenha lucro, ele precisa pagar aos funcionários, um valor menor do que o trabalho que eles investiram na produção da mercadoria. Dessa forma os patrões exploram o proletariado.

Porém Marx estava errado em vários pontos, desde o diagnóstico do problema, até a sua solução. A Teoria do Valor Trabalho foi refutada pela teoria da Utilidade Marginal, desenvolvida simultaneamente por três economistas: Stanley Jevons na Inglaterra, Leon Walras na França e Carl Menger na Áustria. Os três, ao mesmo tempo, em países diferentes e praticamente sem entrar em contato um com o outro, perceberam que o que confere valor a uma mercadoria não é o trabalho, mas a sua utilidade. 
Uma mercadoria que exigiu muito trabalho pra ser produzida não terá nenhum valor se não for útil. Portanto, é a utilidade que as pessoas conferem às mercadorias que determina seu valor. Os custos de produção, entre eles o do trabalho, é que precisa se ajustar aos preços de mercado.

Especula-se que este desmascaramento esteja por trás da atitude de Marx de adiar a publicação dos volumes seguintes da sua obra máxima: O Capital, que só foram publicados após sua morte, por Engels. 

Outros economistas posteriores como Ludwig von Mises e Friedrich A. Hayek dariam mais detalhes sobre a inviabilidade do socialismo, explicando que dessa forma, a única maneira de medir a utilidade de um produto é através do mecanismo de oferta e demanda do livre mercado. 
Se o livre mercado é suprimido, não há o mecanismo de oferta e demanda, se não há livre equilíbrio entre oferta e demanda, a economia se torna um caos. Por isso, abolir o mercado e concentrar as decisões econômicas no estado que tenta calcular o preço das mercadorias com base no trabalho é impossível e tende ao fracasso.


3. As previsões de Marx não se cumpriram até o presente momento



Com base na sua ideia de Mais Valia e de exploração do proletariado, Marx previu que a situação dos trabalhadores iria se deteriorar cada vez mais. Como, segundo Marx, para garantir o lucro do patrão, o valor das mercadorias é vendido sempre acima daquilo que os trabalhadores recebem para produzi-las, o custo de vida destes aumentaria cada vez mais.
Isso iria gerar ciclos econômicos e crises frequentes, com cada nova crise sendo pior que a anterior, até que chegaria o momento em que o capitalismo entraria em total colapso, os trabalhadores se revoltariam, fariam uma revolução e implantariam o socialismo.

Só que nada disso aconteceu. Na verdade aconteceu o exato inverso.

O capitalismo é marcado por crises constantes sim, mas ele sai mais forte de cada uma delas.
A Grande Depressão foi com certeza a maior de todas as crises do capitalismo, mas isso já foi há mais de 80 anos. O capitalismo jamais passou por outra crise semelhante. Desde então é inegável que a qualidade de vida e a economia prosperaram enormemente nos países capitalistas.
Ao contrário do que Marx previra, a qualidade de vida das classes menos favorecidas aumentou e a pobreza extrema está sendo reduzida gradualmente em todo mundo. 

Para entender a velocidade desse progresso considere as Metas do Milênio apresentadas em 2000 pela ONU. O objetivo era reduzir pela metade o número de pessoas vivendo com 1 dólar por dia até 2015. Essa meta foi atingida cinco anos mais cedo.


4. A maioria dos países mais pobres do mundo tiveram regimes de inspiração socialista por longos anos



Você já deve ter ouvido falar que a culpa pela fome e pela miséria no mundo é do capitalismo.
Mas o que seu professor esquerdista não te contou é que o socialismo já foi e continua sendo, uma força extremamente influente no mundo. As idéias socialistas não vão contra o Status Quo, ela é parte do Status Quo. Ela é a parte ruim dele diga-se de passagem.

Muitos países que você imagina serem vitimas do capitalismo já tiveram regimes de inspiração socialista. Só no continente africano: Angola, Moçambique, Benin, República do Congo, Etiópia e Somália tiveram suas economias destruídas por regimes comunistas que duraram vários anos e quase todos continuaram tendo economias bastante controladas pelo estado mesmo depois disso.

Seu professor esquerdista também deve ter falado pouco sobre regimes de inspiração socialista na Líbia e no Iêmen. Sobre o partido Baath no Iraque e na Síria. Que países que fizeram parte da União Soviética e que mantiveram um modelo parecido, mesmo com o fim do comunismo, como é o caso do Uzbequistão, tem a maioria da sua população na miséria.

Também não deve ter falado nada sobre como políticas socialistas devastaram o Zimbábue. Nem que a Índia, país que concentra a maioria dos miseráveis do mundo, por quase 40 anos teve uma sucessão de governos populistas, paternalistas, intervencionistas e que se inspiravam na economia soviética. Durante todo este período o país esteve completamente estagnado e só começou a crescer nos anos 90, justamente depois que o governo promoveu amplas reformas liberais, que apesar de tímidas, já conseguiram reduzir drasticamente a miséria no pais.


5. Os países mais liberais estão entre os mais desenvolvidos ou entre os que mais rápido se desenvolvem



Outra coisa que seu professor esquerdista não deve ter te contado, é que todos os países com IDH considerado "muito alto" são, de uma forma ou de outra, capitalistas. Aposto que você não sabia que a Nova Zelândia estava completamente quebrada nos anos 80, mas que depois de uma reforma liberal radical, conseguiu se reerguer e chegar ao posto de 6º melhor IDH do mundo. Que a Alemanha saiu dos destroços da II Guerra Mundial seguindo uma doutrina econômica chamada "ordoliberalismo". Que os Estados Unidos, 3º melhor IDH do mundo, maior economia do mundo e país mais inovador do mundo em número de patentes, tem a liberdade de mercado e a propriedade privada como parte inseparável da sua história, da sua cultura, das suas instituições e da sua própria identidade nacional.

Não deve saber que a carga tributária da Austrália (2º melhor país pra se viver do mundo) é de apenas 33,2% do PIB, que o Canadá foi considerado o 2º melhor país para se fazer negócios pelo Fórum Econômico Mundial, nem que Hong Kong e Singapura (13º e 18º melhores IDHs respectivamente) eram países miseráveis até bem pouco tempo atrás. Conseguiram chegar ao posto em que estão hoje em menos de 30 anos e são justamente, os dois países mais liberais do mundo.


Nem todo país liberal é desenvolvido, mas com certeza todos eles estão no caminho. Um exemplo é o Panamá, o país da América Central que teve o 8º maior crescimento do PIB em 2012 e que está entre os que mais reduziram a pobreza nos últimos anos, ou o Peru, que apesar de ainda ser bastante pobre, também vem conseguindo reduzir drasticamente a pobreza e teve o maior crescimento do PIB da América do Sul em 2012.


6. Distribuição de Renda pode não servir pra nada


Os socialistas dão a entender, através de seu discurso, que a desigualdade é o grande mal do mundo. Para descreditar as políticas liberais, apontam para um "aumento da desigualdade" como se isso fosse sempre um mal e como se igualdade fosse sempre um bem.

São incapazes de perceber que desigualdade não significa pobreza e que igualdade não significa riqueza. Um povo pode ter igualdade, mas serem todos iguais na pobreza. Da mesma forma, outro povo pode, apesar da desigualdade, garantir um nível de vida satisfatório para os mais pobres.

A prova disso é que a desigualdade medida pelo Coeficiente GINI, revela algumas coisas bem interessantes:

- A Etiópia é um dos países mais igualitários do mundo. É inclusive mais igualitária que a média dos países da União Européia. Outro que também está entre os mais igualitários é o Paquistão.
Mas onde é que existe mais pobreza? No Paquistão e na Etiópia ou na União Européia?

- O Timor Leste é mais igualitário que Espanha, Canadá e França

- O Bangladesh, outro país que concentra massas de miseráveis é mais igualitário que Irlanda e Nova Zelândia.

- A Índia é mais igualitária que o Japão.

- O Malawi é mais igualitário que o Reino Unido.


E a lista segue adiante. Os exemplos são inúmeros mas todos eles levam a uma conclusão inequívoca: Igualdade não serve pra porcaria nenhuma.


Fontes:

Ranking de Países por IDH (qualidade de vida)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

Ranking de Países por Distribuição de Renda (Índice GINI)
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/rankorder/2172rank.html

Ranking de Países por Índice de Homicídios
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_taxa_de_homic%C3%ADdio_intencional

Países onde é mais fácil fazer negócios:
http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200902031523_RED_77804209

Ranking de Países por tamanho da Carga Tributária
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/rankorder/2221rank.html

Ranking de Países por crescimento do PIB em 2012
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/rankorder/2003rank.html

Sobre os governos socialistas na Índia e sua posterior reforma liberal:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_%C3%8Dndia

Sobre as reformas liberais na Nova Zelândia:
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=692

Países que já foram socialistas:
Angola - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_de_Angola
Benim - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_do_Benim
Congo - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_do_Congo
Etiópia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Democr%C3%A1tica_Popular_da_Eti%C3%B3pia
Moçambique - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_de_Mo%C3%A7ambique
Somália - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Democr%C3%A1tica_da_Som%C3%A1lia
Iêmen - http://pt.wikipedia.org/wiki/I%C3%A9men_do_Sul

Sobre o partido socialista Baath que governou Iraque e Síria
http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Baath

Sobre os 100 milhões de mortos deixados pelo comunismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_Negro_do_Comunismo

Sobre o regime socialista que exterminou um terço da população do Camboja
http://pt.wikipedia.org/wiki/Khmer_vermelho

Sobre a teoria da Utilidade Marginal que refutou as teorias de Marx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_marginalista

Gráficos mostrando a redução da miséria absoluta em todo o Mundo e quais países foram mais eficientes nisso:
http://povertydata.worldbank.org/poverty/home


11 Apr 02:04

Assista ao trailer de “Swiss Army Man” – Sem dúvidas, o filme mais louco de 2016

by Budah

Os trailers de filmes são parecidos na maioria das vezes. Em apenas 10 segundos, você já consegue decifrar se o filme é de ação, drama, suspense ou comédia. Mas, de vez em quando, um trailer já consegue chocar e atrair a atenção total da audiência.

Esse trailer, do filme “Swiss Army Man”, com Daniel Radcliffe (eterno Harry Potter) e Paul Dano (Pequena Miss Sunshine), parece ser um desses que choca a audiência e deixa todo mundo curioso pra ver o filme. Veja!

História louca, hein!

A estreia está prevista para meados de Junho/16.
O trailer saiu nessa semana e já bateu mais de 4.6 milhões de views.

07 Apr 23:33

Bruno Mars feat. bengada na cara (+18)

by Joe

Vamos ver quanto tempo esse vídeo vai ficar no ar…

Já bateu aquele leve arrependimento de ter postado, mas lá no fundo eu estou satisfeito.

07 Apr 23:15

“Justin Bieber é gay!”

by Joe

Taí algo que você não deve gritar em um encontro de fãs do Justin Bieber. Ao menos que você queira treinar para a GRANDE MARATONA.

Do canal Tá Gravando.

07 Apr 23:12

Não acredito que você pegou essa

by Joe

É pra ir pra casa comer bisnaguinha com nescau. Esses FDP que não sabem brincar.

04 Apr 23:48

30 provérbios chineses para inspirar sua rotina

by Redação

30 provérbios chineses para inspirar sua rotina

"A persistência realiza o impossível"

"O aprendizado é como o horizonte: não há limites"

Com poucas palavras, os provérbios chineses têm difundido sabedoria e inspiração há milhares de anos. Muitos falam de habilidade, perseverança, conhecimento e sucesso, e podem trazer grandes lições para a atualidade. Pensando nisso, separamos alguns dos melhores provérbios chineses:

1. Limitações são fronteiras criadas apenas pela nossa mente.

2. Só o tempo e o esforço trazem a competência.

3. Ao morrer, o leopardo deixa sua pele. Ao morrer, o homem deixa seu nome.

4. Sem a oposição do vento, a pipa não consegue subir.

5. Seja lento na promessa e rápido no desempenho.

6. Palavras ríspidas e argumentos pobres nunca resolveram nada.

7. Pobres são aqueles que não têm talentos, fracos são os que não têm aspirações.

8. O bom estrategista traz um exército dentro da cabeça.

9. A derrota só será uma bebida amarga se concordarmos em tragá-la.

10. A persistência realiza o impossível.

11. Não compense na ira o que lhe falta na razão.

12. Se houver um general forte, não haverá soldados fracos.

13. Para cortar uma árvore bem rápido, gaste o dobro to tempo afiando o machado.

14. Para ganhar cem vezes em cem, estude bem o seu oponente.

15. Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que já possuímos.

16. Costumamos encontrar nosso destino justamente onde nos escondemos para evitá-lo.

17. Espere com paciência, ataque com rapidez.

18. Os covardes sonham, os corajosos têm visões.

19. O aprendizado é como o horizonte: não há limites.

20. A vida nunca poderá dar segurança, só pode prometer oportunidades.

21. Um pássaro não pode voar enquanto suas penas não estiverem plenamente desenvolvidas.

22. Até as torres mais altas começaram do chão.

23. Tecer uma rede é melhor do que rezar por um peixe à beira d'água.

24. A preocupação nunca venceu o destino.

25. A ganância entra no coração para roubar a paz de espírito.

26. A sorte se apresenta sob muitos disfarces.

27. Fracassar não é cair, é recusar-se a levantar.

28. A engenhosidade ilumina o caminho para o sucesso.

29. Sem a experiência nunca teremos o conhecimento pleno.

30. Os melhores estrategistas nunca são impulsivos; os melhores líderes nunca são arrogantes.

04 Apr 23:45

Como Fazer Uma CPU Fodastica




Simplesmente...fodástico!!!