Shared posts

10 Mar 00:12

Possível solução do código do Zodíaco

by Christian Gurtner

Screen Shot 2014-02-04 at 16.19.48

Para aqueles que acompanham o caso do assassino do Zodíaco, segue aqui mais uma hipótese. Essa foi elaborada por um dos leitores/ouvintes do Escriba Cafe (Se você não conhece a história do Zodíaco, ouça o podcast clicando aqui antes de ler o artigo). Se você tem opiniões a respeito, deixe seu comentário mais abaixo para iniciarmos uma discussão sobre essa hipótese.

[alert type=”notice” icon=”info-sign” close=”false”]A hipótese de decodificação do nome do Zodíaco, bem como o texto a seguir é de autoria de Tiago Diniz Cury.[/alert]

Código do assassino do Zodíaco

Percebe-se, na mensagem cifrada aparentemente incompreensível, o seguinte padrão:

Código do assassino do Zodíaco

Três letras latinas, o símbolo da cruz em cima do círculo, as letras latinas K e M formando uma sequência lógica com três símbolos parecidos com números 8 dentro de círculos, um símbolo que parece um T invertido e finalmente mais três letras latinas.

Código do assassino do Zodíaco

O padrão então seria assim: Parte 1: 3 letras latinas; Parte 2: o K e o M juntos com os símbolos em forma de 8 distribuídos de maneira lógica; Parte 3: mais 3 letras latinas. As três partes são separadas pelo símbolo da cruz sobre o círculo e pelo T invertido.

A parte 1 é semelhante à parte 3, ou seja, ambas contém 3 letras latinas.

Nesse padrão, então a parte 1 teria 3 elementos, a parte 2 teria 5 elementos e a parte 3 teria 3 elementos.

O elemento do final da parte 1, a letra N, é igual ao elemento do início da parte 3, também um outro N. Seria isso uma pista para a decodificação? Uma sugestão de que deveríamos fazer algo?

Se pensarmos nessa suposta pista como um sinal de um certo espelhamento nesse código, pelo fato de o último elemento da parte 1 ser igual ao primeiro elemento da parte 3, será que não teríamos que eliminar elementos iguais nessas duas partes? Se pensarmos assim, deveríamos então eliminar as letras A e N porque ambas constam nas duas partes. Eliminando então um A com o outro e um N com o outro, ficamos com um único elemento na parte 1, que é a letra E, e mais um único na parte 3, que é o M.

Código do assassino do Zodíaco

Mas se as partes 1 e 3 estiverem mesmo relacionadas, assim como antes o N de uma parte estava para o N da outra, será que então o elemento do meio da primeira parte não estaria para o elemento do meio da terceira assim como o primeiro elemento da primeira parte não estaria para o último elemento da terceira, de forma semelhante ao que ocorreu com a letra N das duas partes (espelhamento)?

Sendo assim, então o E da primeira na verdade seria a letra A, e o M da terceira parte na verdade seria TAMBÉM mais uma letra A.

Código do assassino do Zodíaco

Como antes havíamos verificado que na parte 1 restara somente a letra E e na parte 3 restara somente a letra M, agora podemos supor que na verdade a parte 1 e a parte 3 são duas letras A.

Nossa mensagem codificada ficou então assim agora:

Código do assassino do Zodíaco

Analisaremos agora a parte 2 do enigma

Código do assassino do Zodíaco

Temos as letras latinas K e M inseridas de forma simétrica entre 3 símbolos iguais uns aos outros. Como temos 3 símbolos com uma MESMA figura, será que isso não seria uma sugestão de que na parte 2 teria que existir 3 letras latinas de uma MESMA sequência? Começando da primeira letra latina, o K, a sequência correta então não seria as letras K, L e M? Como o L é a letra que estava oculta, então a parte 2 na verdade seria a letra L.

Há também uma outra maneira de se trabalhar a parte 2 e chegar ao mesmo resultado. Como no caso do espelhamento da parte 1 e 3, se eliminarmos o primeiro e o último símbolos (que se subtraem por serem iguais, como no caso das letras A e N das partes 1 e 3), sobramos com um único símbolo exatamente entre o K e o M. Então ele só pode ser mesmo a letra L que estava oculta entre o K e o M de uma sequência alfabética. Como a parte 2 então é a letra L, nossa mensagem codificada fica assim agora:

Código do assassino do Zodíaco

Se considerarmos que os símbolos da cruz com o círculo e o do T invertido nada signifiquem, que só aparecem para sugerir a separação das partes 1, 2 e 3, teremos então como resultado da decodificação isso:

A L A

A L A, será que essas letras poderiam significar alguma coisa? Como o Zodíaco disse que o nome dele estaria nesse trecho codificado da mensagem, penso que ele não entregaria logo de cara o nome dele, a não ser que o código se referisse na verdade às iniciais do seu nome completo.

Seria então as letras ALA as iniciais de Arthur Leigh Allen?

Se o resultado aqui proposto for válido, o Zodíaco usou mesmo um processo diferente para cifrar essa mensagem, como muitos estudiosos achavam. Apesar disso, há algumas semelhanças com as outras mensagens cifradas, pois vimos aqui que durante o processo de decifração foram usados métodos de substituição e transposição. Esse detalhe ficará mais evidente no processo inverso que veremos a seguir.

Processo inverso:

Suponhamos que o meu nome seja Arthur Leigh Allen e suponhamos também que eu queira esconder as iniciais do meu nome numa mensagem cifrada.

Primeiro eu decido trabalhar com as iniciais do meu primeiro nome e do último nome por terem a mesma letra, que é o A. Para decodificar elas, decidi usar o método da substituição usando as letras do alfabeto do seguinte modo:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A partir da letra A, salto quatro letras e escolho a primeira que usarei para a substituição da letra inicial do meu primeiro nome.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Nesse caso foi a letra E. Não sei explicar porque foi usado o valor 4 para saltar as letras (isso só o autor do enigma saberia), mas vocês verão que dá certo.

Para a segunda letra faremos a mesma coisa a partir do E (que foi a letra que paramos), só que agora duas vezes ao invés de uma.

E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Saltando então 4 letras a partir do E paramos no I, e saltando mais 4 letras a partir do I finalmente paramos na letra M, que é a que será usada na substituição da letra inicial do meu último nome.

Então ao invés do A A, que são as iniciais do meu primeiro e último nomes, teremos agora E M como as iniciais codificadas.

Decidi então separar o E e o M em duas partes e também decidi inserir mais duas letras em cada uma dessas duas partes para complicar ainda mais o enigma. As duas letras que acrescentarei eu escolhi do seguinte modo: elas serão a primeira e a última letras do meu nome completo. Como me chamo Arthur Leigh Allen, as letras em questão são o A e o N. Acrescento elas então na parte que continha o E e na parte que continha o M. Ficamos então com isso:

E A N / M A N

Compare isso com a seguinte imagem:

Código do assassino do Zodíaco

Temos as mesmas letras na primeira e última parte do código, exatamente as mesmas. Coincidência?

Mas para o decifrador poder decifrar o que eu fiz até agora, eu não deveria dar uma pista de como fazer o processo inverso? Se eu não fizer isso fica impossível decifrar a mensagem codificada. Por isso que decidi então embaralhar as letras das primeira e última partes de modo que as letras N fiquem emparelhadas, bem como o E da primeira parte fique emparelhada com o A da última parte e o A da primeira fique com o M da última. Se eu não fizesse isso, ninguém conseguiria decifrar nada. Essa é a chave, percebem agora?

Por isso que as partes 1 e 3 da mensagem codificada ficaram assim:

A E N / N A M

Agora para a letra inicial do meu nome do meio, o L, é fácil raciocinar que eu queira ocultar ela entre as letras K e M inserindo essas em 3 símbolos com uma MESMA figura de modo simétrico sugerindo daí uma MESMA sequência alfabética de 3 letras, no caso o K, L e M.

Conclusão: o Zodíaco então quis dizer nesse trecho

Código do assassino do Zodíaco

que o nome dele seria A L A, ou Arthur Leigh Allen? Seria essa mais uma forte evidência daquele que foi considerado pelos maiores detetives e estudiosos que investigaram o caso como o principal e mais forte suspeito de ser o Zodíaco?

[box style=”1″]Esse é um trabalho de Tiago Diniz Cury feito em 03/02/2014.[/box]