
“Game of Thrones” não é uma série previsível no que toca à sua história, longe disso, mas se há algo que possa ser dado como garantido é que o penúltimo episódio das respectivas temporadas, o cada vez mais mediático “episódio 9″, é sempre aquele onde tudo e mais alguma coisa acontece, o episódio onde os responsáveis pela série puxam dos galões e oferecem ao público as horas mais intensas da mesma. Se ainda és dos poucos que não viu as três temporadas da série, então é melhor ficares por aqui, pois seguem-se spoilers sobre os episódios “Baelor”, “Blackwater” e “The Rains of Castamere”.
Para nos ajudar neste regresso ao passado, recuperemos alguns dos comentários da syrin feitos nas suas críticas aos episódios.
O primeiro episódio 9 dos três até agora exibidos é o “Baelor”, onde o evento mais marcante é, claro está, a decapitação daquele que muitos pensariam que era o maior protagonista desta história.
«Amor. Honra. Família. Obrigação. Desde o primeiro episódio que estes foram os temas que dominaram esta série, aquilo pelo qual os nossos “heróis” (se é que de heróis podemos falar numa série onde todas as personagens tendem a ser “cinzentas”) se regeram. Talvez por isso, este momento seja tão eloquente, nos consiga cativar desta maneira e deixe os ânimos tão exaltados. Várias horas depois, há quem ainda chore pelos cantos, há quem jure que não regressará mais à série agora que o seu protagonista (!) desapareceu, há quem prometa estar disposto a pegar no cavalo e seguir os homens do Norte na luta pela vingança, há quem não aguente mais e pegue no livro para saber o que irá acontecer no final. Seja qual for a reacção que cada indivíduo tenha, algo é impossível de negar: uma série que nos consegue deixar assim, que nos consegue tocar desta maneira, está a fazer um bom trabalho. E isso é algo que todos aqueles que estavam, desde início, a dizer mal, irão ter de engolir.» (passem por aqui para ler a crítica completa)
Nota: 9.4 (Impressionante)
Na segunda temporada, o episódio 9 (“Blackwater”) atingiu proporções pouco comuns em televisão com o decorrer da épica batalha de Blackwater Bay.
«[...]logo à partida, ia sem grandes expectativas para o episódio. E talvez, por causa disso, o achei muito bom. Dos melhores que a série nos apresentou até agora. E o que o fez um dos melhores? Bom, como muita gente já referiu, o facto de focarmos a acção apenas num local, eliminando a dispersão de histórias, ajudou imenso, dando um descanso às linhas de história mais secundárias, e explorando melhor algumas personagens que, infelizmente, têm tido menos destaque do que seria desejável. Para além disso, a escrita esteve consideravelmente melhor do que vimos no episódio anterior, de certo um ponto a favor de Martin, que não só conhece muito bem estas personagens, mas também já escreveu, durante anos, guiões para a TV. E se a escrita melhorou, os actores conseguiram elevá-la ainda mais, com excelentes prestações, onde se destaca uma espectacular Lena Headey. Por outro lado, a magnitude que se queria deste episódio criou também alguns problemas, nomeadamente a nível da dimensão da batalha. Sim, a explosão de Wildfire foi grandiosa, e vista num ecrã decente e maior que o meu, deve ser ainda melhor. Mas durante as batalhas, era notório que as forças de Stannis (Stephen Dillane) não eram assim tãããão numerosas. Falta de orçamento, portanto. Houve uma ou duas cenas em que a coisa sempre esteve melhor, como durante o desembarque (muito ao estilo WWII) e a batalha final entre os guardas, comandados por Tyrion (Peter Dinklage) e as forças de Stannis, mas no assalto às muralhas era notória a presença de meia dúzia de gatos pingados. Mas enfim, não se pode ter tudo – poucos, mas bons, é o que se prefere por estas bandas.» (passem por aqui para ler a crítica completa)
Nota: 9.3 (Impressionante)
E, por fim, chegamos àquele episódio 9 que nos está mais fresco na memória e onde o grande evento é um casamento que, digamos, não corre assim muito bem (ou corre belissimamente, dependendo da perspectiva). “The Rains of Castamere” é o seu nome oficial, mas será eternamente recordado como “Red Wedding”.
«Mas qual foi o meu problema então? Queria MAIS, raios! Queria mais SANGUE, mais LÁGRIMAS, mais EMOÇÃO, mais GRITOS, mais DESESPERO, mais MASSACRE. Queria MAIS. Queria MELHOR! Queria mais RED no meu WEDDING. Queria mais lágrimas nos meus olhos e mais aperto no meu coração, tal como quando vi “Baelor” na primeira temporada. Mas não tive. E por isso, por tudo isto, “The Rains of Castamere” desiludiu-me.» (passem por aqui para ler a crítica completa)
As preferências da syrin são bem perceptíveis (para um melhor enquadramento das opiniões dela, dêem uma vista de olhos às críticas na sua totalidade), as minhas são um pouco distintas (“The Rains of Castamere” > “Blackwater” > “Baelor”), só nos resta conhecer as vossas. Qual o vosso episódio 9 favorito de “Game of Thrones”? Votem e comentem.